É possivel usar funções de uma DLL for windows ????
Moderador: Moderadores
É possivel usar funções de uma DLL for windows ????
Tenho q fazer uso da ECF32M.DLL referente a impressora ECF MECAF matricial pois esta DLL gera o arquivo CAT-52.
Com a ECF Bematech e Daruma fica fácil, pois os fabricantes desenvolveram um aplicativo de comunicação de interface com a DLL.
O fabricante MECAF não fez e não vai fazer, esta é informação que o suporte MECAF me passou, a justificativa deles é a seguinte, disse q o PARQUE DE SISTEMA EM DOS é muito pequeno é não compensa para eles fazem e também não iram mais fabricar impressora FISCAL.
Eu uso Clipper52e / Blinker 7.0
Com a ECF Bematech e Daruma fica fácil, pois os fabricantes desenvolveram um aplicativo de comunicação de interface com a DLL.
O fabricante MECAF não fez e não vai fazer, esta é informação que o suporte MECAF me passou, a justificativa deles é a seguinte, disse q o PARQUE DE SISTEMA EM DOS é muito pequeno é não compensa para eles fazem e também não iram mais fabricar impressora FISCAL.
Eu uso Clipper52e / Blinker 7.0
-
Dércio_Luiz_Zanatta
- Usuário Nível 3

Uma alternativa é o programa RUN32DLL.EXE, que acompanha o Clipper. Dependendo do que for executar, pode funcionar bem.
Help: http://support.microsoft.com/kb/164787
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
---
---
Onde consigo esta RUN32DLL.EXE que acompanha o ClipperMaligno escreveu:Uma alternativa é o programa RUN32DLL.EXE, que acompanha o Clipper. Dependendo do que for executar, pode funcionar bem.
Eu fiz um teste com o RUNDLL32.EXE do windows e funciona, porem ele fecha a DLL a cada comando e como eu quero abrir a DLL e trocar informações com ela, e fechar quando eu quizer a DLL não de comando em comando.
Vc tem mais alguma coisa para me ajudar.
Errei na digitação. 
É esse programa que acompanha o Windows. Agora não acho que seja possível fazer o que você quer. Leu o help da MS?
É esse programa que acompanha o Windows. Agora não acho que seja possível fazer o que você quer. Leu o help da MS?
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Meu ! Eu lí mas na verdade passou por alto. Acho que logo pensei a frase do colega como "solução em Clipper". Mas claro, errar é humano e incrível que pareça o colega (não o personagem a quem representa o avátar) é humano ! hihihiMaligno escreveu:Errei na digitação.Maligno escreveu:RUN32DLL.EXE, que acompanha o Clipper
Acho que poderia ser feito um EXE em xHarbour (ops falei a plavra mágica) para executar as funções do DLL, quem sabe passando parâmetros para definir qual a função a executar. Não sei, digo isto tlavez para dar uma idéia. Agora acho dificil alguém disponibilizar algum aplicativo para atender algumas deficiências do Clipper, são poucos os colegas que possuem esse dom.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Se eu soubesse como funciona essa chamada da DLL e o que deve ser repassado e retornado eu mesmo faria em xH, se alguém disponibilizar essas informãções prometo que tentarei.
Até logo.
Marcelo
Até logo.
Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
- Pablo César
- Usuário Nível 7

É assim que se fala !. Eu não possuo esse arquivo DLL nem estou precisando disso. Mas o que vejo que o colega ainda não tem uma solução em Clipper. Claro que havendo boa disposição dos colegas, iremos ajudar a elaborar um aplicativo (seja ele em XH) para viabilizar o uso em Clipper. Aí caberia o colega caputo, talvez lá na seção XHarbour, abrir um tópico para atender essa questão e começar a solicitar ajuda.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Mas foi apenas isso que eu pedi para colocar no topico novo ! nd alem disso, se o alguem tem bola de cristal para adivinhar ai tudo bem....Clipper escreveu:Se eu soubesse como funciona essa chamada da DLL e o que deve ser repassado e retornado eu mesmo faria em xH, se alguém disponibilizar essas informãções prometo que tentarei.
Até logo.
Marcelo
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
- alaminojunior
- Colaborador

Caputo, note que esta dll, apenas extrai alguns dados "da impressora". O tratamento das informações e a geração dos arquivos é vc quem tem que fazer.Tenho q fazer uso da ECF32M.DLL referente a impressora ECF MECAF matricial pois esta DLL gera o arquivo CAT-52.
Sendo assim, aconselho a continuar interagindo com ela, da sua maneira usual. Existe no site da MECAF exemplos de uso com driver drvecf.sys e comunicação direta.
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
Pessoal a DLL de que eu presciso fazer uso estão aq http://www.mecaf.com.br/mecaf/drivers/e ... _v2017.zip
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Pois é, colega. Assim como disse o colega alaminiojunior, você pode fazer uso dos recursos da impressora através do aplicativo MEDRVECF.EXE, isso se não for através da DLL mas com outra ferramenta (FiveWin, Xharbour), mas não em Clipper. Nesse arquivo ZIP existe o arquivo DLLECF32M_v130.pdf no qual consta:
Você terá ainda um caminho arduo pela frente para atender aquelas normativas, acho melhor você se aprofundar na geração dessas instruções, mas que a MECAF não vai te gerar o arquivo pronto, você terá que elaborá-lo na unha mesmo. Acho que o colega alaminiojunior é o que mais tem mostrado conhecimento sobre esta matéria, talvez ele possa te auxiliar nas suas dúvidas.Outras ferramentas de desenvolvimento:
Consulte o nosso site para obter informações sobre outras ferramentas de desenvolvimento para as Impressoras Fiscais Mecaf, como por exemplo:
1) O Driver desenvolvido para DOS chamado DRVECF.SYS que pode ser acessado por Linguagens DOS como por exemplo Clipper e Cobol.
2) A interface de comunicação por troca de arquivos MEDRVECF.EXE que pode ser acessada por qualquer linguagem que tenha dificuldade em fazer uso de DLLs e rode em ambiente Windows 32bits.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Você poderia nos dizer do quê é composta essa CAT-52 ?caputo escreveu:ECFM32.DLL q gera o CAT-52
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta