Bem, o pessoal acha ruin porque temos que usar sintaxe, especifica para acesso aos dados. Não vejo isso como problema.
Se for apenas isso, então porque não usar o acesso via RDDADO do xharbour ?
Eu trabalhei num projeto usando VB6+ADO+MYSQL e não vi demora nas operações, são quase instataneas.
Isso já está pronto no harbour/xharbour mas não é muito divulgado.
Gotaria de saber se tem pessoas deste news usando.
Saudações
Itamar M. Lins Jr.
Sobre usar ADO
Moderador: Moderadores
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

- Curtiu: 1 vez
Eu uso ADO com xharbour/Harbour/Delphi com firebird, sem usar nenhum RDD pra programar como se fosse DBF, uso com comandos sql, é mais objetivo, e também mais flexivel, no meu entender, já experimentei conectar em mysql, sqlserver, access, postgresql, mas prefiro o Firebird, pela facilidade de instalação, e também porque já usava com o delphi.
Na minha preferencia pra conexão vem primeiro o ADO, depois ODBC, que a diferença de desempenho, no caso do Firebird, é muito pouca, se tivesse acesso direto como as libs do contrib do xharbour, seria bom, mas não é imprescindivel, já que te prende a um banco só, ao contrário do ADO e ODBC, que te dão mais portabilidade, facilitando a troca do banco, caso o cliente queira o teu sistema, mas não o teu banco de dados.
A grande vantagem reside no menor trafego na rede, e a possibilidade do acesso remoto.
Na minha preferencia pra conexão vem primeiro o ADO, depois ODBC, que a diferença de desempenho, no caso do Firebird, é muito pouca, se tivesse acesso direto como as libs do contrib do xharbour, seria bom, mas não é imprescindivel, já que te prende a um banco só, ao contrário do ADO e ODBC, que te dão mais portabilidade, facilitando a troca do banco, caso o cliente queira o teu sistema, mas não o teu banco de dados.
A grande vantagem reside no menor trafego na rede, e a possibilidade do acesso remoto.
Ramon A. Körber Jr.
Harbour 3.2 MiniGUI Extended Edition
xDevStudio v0.70 - BCC 5.82 - Lazarus FreePascal
Firebird
AdoDB - ODBC
Windows - Linux
Linux User Number 404280
MSN - ramon15061959@hotmail.com
Skype - ramon15061959
ICQ - UIN 82580595
Harbour 3.2 MiniGUI Extended Edition
xDevStudio v0.70 - BCC 5.82 - Lazarus FreePascal
Firebird
AdoDB - ODBC
Windows - Linux
Linux User Number 404280
MSN - ramon15061959@hotmail.com
Skype - ramon15061959
ICQ - UIN 82580595
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinhos
Como dito anteriormente, a portabilidade e a amplitude de databases que podem ser acessados eu sempre apostei no uso de ADO, mas no momento não tenho tão imenso usando tal acesso.
Tenho usado ADO para acessar bases de dados remotas, como MySQL em portais do tipo Cubecart e osCommerce, de forma a manipular dados dentro destes ambientes e produzir alguma ação sem usar seus módulos administrativos.
É um trabalho de interação e transparencia para o usuário que torna mais produtivo o uso de meu sistema.
Quero sim usar um database diferente em meu sistema, com ADO, teria várias opções, mas como uso Harbour tradicional e existe uma dificuldade(minha) de agregar um RDD ADO decente que minha opção seria MySQL com o RDD da contrib.
Agora é claro que é necessário definir o raio de ação de um aplicativo em relação aos databases acessados:
- Se for local MySQL, SQL-Server, Oracle, Firebird, Postgrees, XML(DB), Access e DBF vão numa boa com ADO.
- Se for remoto, todos acima menos XML(DB), Access e DBF.
As cartas estão na mesa, ou seja, RDDs existem de monte, a maioria especificos e até um certo ponto abrangendo outros DBs, mas acesso por ADO, no meu ponto de vista é o complemento ideal.
, tenho uma certa dificuldade os RDDs ficam quase incompativeis algo real e pronto com
Como dito anteriormente, a portabilidade e a amplitude de databases que podem ser acessados eu sempre apostei no uso de ADO, mas no momento não tenho tão imenso usando tal acesso.
Tenho usado ADO para acessar bases de dados remotas, como MySQL em portais do tipo Cubecart e osCommerce, de forma a manipular dados dentro destes ambientes e produzir alguma ação sem usar seus módulos administrativos.
É um trabalho de interação e transparencia para o usuário que torna mais produtivo o uso de meu sistema.
Quero sim usar um database diferente em meu sistema, com ADO, teria várias opções, mas como uso Harbour tradicional e existe uma dificuldade(minha) de agregar um RDD ADO decente que minha opção seria MySQL com o RDD da contrib.
Agora é claro que é necessário definir o raio de ação de um aplicativo em relação aos databases acessados:
- Se for local MySQL, SQL-Server, Oracle, Firebird, Postgrees, XML(DB), Access e DBF vão numa boa com ADO.
- Se for remoto, todos acima menos XML(DB), Access e DBF.
As cartas estão na mesa, ou seja, RDDs existem de monte, a maioria especificos e até um certo ponto abrangendo outros DBs, mas acesso por ADO, no meu ponto de vista é o complemento ideal.
, tenho uma certa dificuldade os RDDs ficam quase incompativeis algo real e pronto com
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Srs. para fim de estudos pode ser baixado da CVS a "ourXdbu" que foi disponibilizada a pouco tempo os codigo fonte, e tem muita coisa boa sobre ADO, tem varios tipos de conexões e varios exemplos de de comandos que talvez muita gente nem sonhava que dah pra fazer com ADO.
Unico detalhe, para poder compilar a "OURXDBU" tem que ter licença do Fivewin.
http://sourceforge.net/projects/ourxdbu/
Unico detalhe, para poder compilar a "OURXDBU" tem que ter licença do Fivewin.
http://sourceforge.net/projects/ourxdbu/
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql