assinatura digital / algoritimo DSA

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

Luciano Bonfim
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

assinatura digital / algoritimo DSA

Mensagem por Luciano Bonfim »

Alguem entende de como é calculada uma assinatura digtal usando o algoritimo DSA.

preciso ler um arquivo TXT que contem uma série de informaçöes sobre o cálculo faver o cálculo inverso e verificar se a chave que foi calculada e que está neste arquivo realmente é válida.

se me expressei errado me desculpem é que näo entendo nada desse lance e tenho que criar um programa pra fazer isso. a parte de ler o TXT e etc näo tem problema o que preciso é saber como funciona esse algorítimo

Muito Obrigado

Luciano Bonfim
Muito Obrigado,

Luciano Bonfim de Azevedo
www.bonfim.com.br
luciano@bonfim.com.br
www.linkedin.com/in/lucianobonfim
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

A critptografia RSA é do tipo assíncrono. Ou seja, são utilizadas duas chaves; pública e privada. Ao criptografar deve-se usar a chave pública do destinatário do conjunto de dados. Ninguém poderá recuperar esses dados, a não ser o destinatário, que utilizará sua chave privada.

Não entendi o que você quis dizer com "preciso ler um arquivo TXT que contem uma série de informaçöes sobre o cálculo faver o cálculo inverso". Explique um pouco mais detalhadamente o que você pretende fazer.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Luciano Bonfim
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Bem,

vou explicar o problema desde o início... rsrsrsr

aqui tem um diagrama com o fluxo da informaçäo
http://www.bonfimsistemas.com.br/client ... esenho.ppt

1) existe uma máquina que imprime selos, esses selos säo impressos com uma espécie de holograma que contem os dados e a chave privada para a geraçäo da "assinatura dgital", esta mesma máquina produz também o banco de dados com a chave pública (acho que é esse o nome!!!)

2) esse sele é lido por um leitor de código de barra que passa os dados do selo para um arquivo.

3) vou receber (já em arquivo magnético) uma relaçäo de 5.000 selos que foram previamente impressos e digitalizados em um arquivo TXT (cada linha desse arquivo é um selo, e tem mais ou menos 300 bytes)

no diagrama o que tenho que fazer está no item 7 (letra A e C)

Preciso apenas criar um programinha que leia esse arquivo TXT e me diga se cada selo é verdadeiro, fazendo a conta inversa do algorítimo de criptografia. usando o banco de dados da chave pública.

a dúvida que tenho é sobre esse algorítimo, ele é conhecido? me passram que eles usam o RSA.

Muito Obrigado
Muito Obrigado,

www.bonfim.com.br
luciano@bonfim.com.br
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Luciano Bonfim escreveu:1) existe uma máquina que imprime selos, esses selos säo impressos com uma espécie de holograma
Pô! Nada a ver com holograma. :)
Pela cara no esquema é uma etiqueta 2D tipo DataMatrix. Suporta mais de 2K de informações.
que contem os dados e a chave privada para a geraçäo da "assinatura dgital", esta mesma máquina produz também o banco de dados com a chave pública (acho que é esse o nome!!!)
Ou seja, eles criam a chave, armazenam no banco e já imprimem a etiqueta com o código de barras.
Preciso apenas criar um programinha que leia esse arquivo TXT e me diga se cada selo é verdadeiro, fazendo a conta inversa do algorítimo de criptografia. usando o banco de dados da chave pública.

a dúvida que tenho é sobre esse algorítimo, ele é conhecido? me passram que eles usam o RSA.
Levante as mãos para o céu e agradeça por não ser isso. Se você tivesse que fazer a "conta inversa" estaria ferrado. :)))

Esse algoritmo RSA é público, mas é muito complexo. Pelo que entendi ao ver o esquema, eles criam a assinatura digital pela chave privada e você, de posse dos dados contidos no arquivo texto, deve usar a chave pública apenas para validar esses dados. Nunca usei coisa parecida, mas aparentemente é coisa simples. Você terá de usar um programa de linha de comando pra isso. Clique aqui e veja o site do OpenSSL. Baixe o dito cujo e leia o help, procurando saber mais sobre o comando RSA.

Curiosidade: por acaso esse esquema tem relação com a etiquetagem usada em transporte, tipo UPS, courier, ou algo assim?
[]'s
Maligno
---

---
Luciano Bonfim
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Maligno,

Muito Obrigado pela sua resposta, esclareceu bastante. Eu estava perdidao, agora só estou perdidinho! rsrsrs

pelo menos agora já sei que é possível fazer isso, antes já näo tinha tanta certeza!

quanto a sua pergunta acredito que sim, pois quem vai usar essas máquinas säo os correios

Muito Obrigado
Muito Obrigado,

www.bonfim.com.br
luciano@bonfim.com.br
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Deve ser isso mesmo. Já recebi encomenda internacional e sempre vinha uma etiqueta com um DataMatrix 2D. Só não sei se o conteúdo era "assinado". :)
[]'s
Maligno
---

---
Responder