Importar ANSI (padrão Windows) p/ OEM (padrão Clipper)
Moderador: Moderadores
-
Manuel Luis Modernel
- Usuário Nível 2

Importar ANSI (padrão Windows) p/ OEM (padrão Clipper)
Boa Tarde amigos !
Estou misturando VB6 com Clipper Summer 87 (Loucura total hihihihi).
Atravez do VB6 criei um Arquivo TXT delimitado por virgulas a partir de um .MDB, e atravez do Clipper importei ele para um Banco .DBF.
Tanto no MDB, como no TXT e também no DBF a escrita está corretamente acentuada em português.
Ao imprimir atravez do Clipper numa LX-300 a escrita sai "cheia de caracteres ilegíveis" no local das letras acentuadas.
O Amigo Pablo Cesar me enviou uma função escrita em Clipper 5.3 mas não consigui usar (reescrever em Summer 87, algumas funções não existem nesta versão antiga).
Alguem tem uma dica para sair desta enrrascada ??
Quando fiz algumas coisas em Clipper (93/95) na plataforma DOS, lembro que a gente colocava no Autoexec.bat e no Config.sys (perdi a sintaxes disto) umas instruções que faziam a escolha dos caracteres certos da lingua a ser usada, isto resolveria ?? , O que escreviamos lá ??
obrigados à todos
Estou misturando VB6 com Clipper Summer 87 (Loucura total hihihihi).
Atravez do VB6 criei um Arquivo TXT delimitado por virgulas a partir de um .MDB, e atravez do Clipper importei ele para um Banco .DBF.
Tanto no MDB, como no TXT e também no DBF a escrita está corretamente acentuada em português.
Ao imprimir atravez do Clipper numa LX-300 a escrita sai "cheia de caracteres ilegíveis" no local das letras acentuadas.
O Amigo Pablo Cesar me enviou uma função escrita em Clipper 5.3 mas não consigui usar (reescrever em Summer 87, algumas funções não existem nesta versão antiga).
Alguem tem uma dica para sair desta enrrascada ??
Quando fiz algumas coisas em Clipper (93/95) na plataforma DOS, lembro que a gente colocava no Autoexec.bat e no Config.sys (perdi a sintaxes disto) umas instruções que faziam a escolha dos caracteres certos da lingua a ser usada, isto resolveria ?? , O que escreviamos lá ??
obrigados à todos
OI Aqui é o Veio Modernel
- Toledo
- Administrador

- Contato:
Manuel, tente alterar a configuração da impressora, mudando a tabela de caracteres para PC 860 ou BRASCII.
Veja a página 2-29 do manual da impressora.
Caso você não tenha o manual da impressora, procure no link abaixo que você vai encontrar:
http://www.suporte-epson.com.br/
Abraços,
Veja a página 2-29 do manual da impressora.
Caso você não tenha o manual da impressora, procure no link abaixo que você vai encontrar:
http://www.suporte-epson.com.br/
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
toledo@pctoledo.com.br
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
-
Manuel Luis Modernel
- Usuário Nível 2

Amigo Toledo obrigado pela tua ajuda,
Desculpe eu não ter sido mais claro, Eu fiz umprograma am VB6 para imprimir Nota Fiscal e Boleto Bancário na mesma impressora. Dai a NF saiu ótima pois era tamanho Letter, já o Boleto de altura 4 inch não deu por nada.
Assim parti para o Clipper na hora de imprimir o Boleto, chamando ele de dentro do VB6.
Minha pergunta para VC agora é:
Se mudar a configuração da Impressora afetarei a impressão da Nota Fiscal que é feita atraves do objeto Print do VB ?.
Desculpe eu não ter sido mais claro, Eu fiz umprograma am VB6 para imprimir Nota Fiscal e Boleto Bancário na mesma impressora. Dai a NF saiu ótima pois era tamanho Letter, já o Boleto de altura 4 inch não deu por nada.
Assim parti para o Clipper na hora de imprimir o Boleto, chamando ele de dentro do VB6.
Minha pergunta para VC agora é:
Se mudar a configuração da Impressora afetarei a impressão da Nota Fiscal que é feita atraves do objeto Print do VB ?.
-
Manuel Luis Modernel
- Usuário Nível 2

- Toledo
- Administrador

- Contato:
Manuel, esta alteração na configuração da impressora não vai atrapalhar em nada não, mas já vou avisando, fazer esta configuração da impressora é chato demais... muito complicado e você tem que prestar muita atenção no que está fazendo.
Abraços,
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
toledo@pctoledo.com.br
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Bom dia Manuel,
https://pctoledo.org/forum/viewto ... 7069#17069
Quanto a você migrar diretamente ao xHarbour como o colega Wind indicou, também é válido. No entanto, seria muito conveniente você dominar a versão 5 do Clipper antes, pois entendendo o clipper versão 5, você irá ganhar uma bagagem de conhecimentos muito mais flexíveis a migração, você aprenderá a utilizar MATRIZES, retorno e parametrização de funções, TBROWSE (Programação Orienta a Ojetos), outras funções e comandos que o SUMMER não possue. Meu conselho e ir devagar conhecendo aos poucos, senão você vai ficar se uma coisa e sem outra.
Essa questão de configurar o teclado e monitor no autoexec.bat, seria uma saída apartir do momento que é feito o INPUT-DATA (momento que é feito a inclusão de dados), agora que o barco está em andamento acho que isso não irá mudar sua situação, visto que ja está gravado em outro padrão de caracteres. E aqui tem algo do como é configurado o autoexec, mas atenção que o WINXP não utiliza o AUTOEXEC.BAT, veja um desses tópicos que tratam sobre esse assunto, tem muito conteúdo aqui no fórum sobre isso (utilize o "Busca" do fórum):Manuel escreveu:lembro que a gente colocava no Autoexec.bat e no Config.sys (perdi a sintaxes disto) umas instruções que faziam a escolha dos caracteres certos da lingua a ser usada, isto resolveria ??
https://pctoledo.org/forum/viewto ... 7069#17069
O que o Toledo quiz dizer que você resolveria esse problema alterando o padrão de caracteres da impressora Epson a fim de que imprima corretamente os teus dados. Mas na minha opinião, este poderia ser uma solução momentânea, visto que você está migrando teu aplicativo para Clipper, e se houver inclusões de registros ou alterações você terá que alterar o seu padrão do teclado e do monitor também. Além do mais que fazer alterações de padrão de caracteres em impressoras EPSON LX300, não é fácil e meio complicadinho... Ja as impressoras LX810 essa configuração é feita por meio de strapes (mini-switches, mini chaves).Toledo escreveu:Manuel, tente alterar a configuração da impressora, mudando a tabela de caracteres para PC 860 ou BRASCII.
Se você imprime por VB em modo gráfico, não vai alterar a sua impressão, mesmo que altere o padrão de caracteres ASCII. Mas deixa perguntar uma coisa: você irá ainda ter a sua aplicação em VB, seja para inclusão de dados ?. Se for isto, você irá ter sempre que alterar os caracteres mas NÃO no DBF e sim na hora do relatório, no caso. Daí que digo para você incluir aquela função nos seus relatórios. Se você quiser, pode me mandar os fontes para meu email e eu compilo para você. Você vai ver que não vão ser muitas as alterações para passar de SUMMER para 5.2. Quero esclarecer, que as dúvidas que forem postadas aqui no fórum e não por emails, irão ser muito úteis aos outros colegas também, assim que eu sou a favor da não utilização do meio privado para tratar um assunto com exclusividade e com isso privando aos outros de ver a solução aplicada. Então, a idéia é que logo que eu possa entender seu sistema e compilar-lo, possa também comentar (não publicar seu fonte) mas fazer alguns comentários, visto que ainda existem alguns usuários com as mesmas dificuldades (lembro do caso Evandro).Manuel escreveu:Se mudar a configuração da Impressora afetarei a impressão da Nota Fiscal que é feita atraves do objeto Print do VB ?.
Quanto a você migrar diretamente ao xHarbour como o colega Wind indicou, também é válido. No entanto, seria muito conveniente você dominar a versão 5 do Clipper antes, pois entendendo o clipper versão 5, você irá ganhar uma bagagem de conhecimentos muito mais flexíveis a migração, você aprenderá a utilizar MATRIZES, retorno e parametrização de funções, TBROWSE (Programação Orienta a Ojetos), outras funções e comandos que o SUMMER não possue. Meu conselho e ir devagar conhecendo aos poucos, senão você vai ficar se uma coisa e sem outra.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
-
Manuel Luis Modernel
- Usuário Nível 2

Amigos Toledo, Win e Pablo,
Agradesço muito todos os conselhos que VC´s postaram para mim.
Vou aplicar a saida do amigo Toledo, já que em outros tempos já fiz este tipo de setagem nestas 2 impressoras e tenho o manual das duas (LX-300 eu uso para fazer estes testes em casa e a LX810 e a que esta sendo usada pelo meu filho no local que irá funcionar o programa).
Quanto ao fato de migrar para o Clipper 5.x (tenho o programa de instalação e o livro do Ramalho) ou até para o XHARBOUR está um pouco fora de cogitação, posto que repito a VC´s eu não sou programador (apenas um curioso), e em junho vou para 61 anos.
Em tempo peço mil desculpas por estar trazendo meus problemas para VC´s todos, mas eu não imaginei que teria tantos problemas para imprimir um simples Boleto Bancario no tal de VB6 e muito menos que para isso teria que misturar ele com o Velho e Bom Clipper 87 que me deu muitas alegrias a mais de 14 anos.
Quem dera que nos Foruns de VB eu tivesse encontrado gente tão gentil e interessda em ajudar os demais, como encontrei aqui.
Muitissimo Obrigado Amigos e Parabens !!
Agradesço muito todos os conselhos que VC´s postaram para mim.
Vou aplicar a saida do amigo Toledo, já que em outros tempos já fiz este tipo de setagem nestas 2 impressoras e tenho o manual das duas (LX-300 eu uso para fazer estes testes em casa e a LX810 e a que esta sendo usada pelo meu filho no local que irá funcionar o programa).
Quanto ao fato de migrar para o Clipper 5.x (tenho o programa de instalação e o livro do Ramalho) ou até para o XHARBOUR está um pouco fora de cogitação, posto que repito a VC´s eu não sou programador (apenas um curioso), e em junho vou para 61 anos.
Em tempo peço mil desculpas por estar trazendo meus problemas para VC´s todos, mas eu não imaginei que teria tantos problemas para imprimir um simples Boleto Bancario no tal de VB6 e muito menos que para isso teria que misturar ele com o Velho e Bom Clipper 87 que me deu muitas alegrias a mais de 14 anos.
Quem dera que nos Foruns de VB eu tivesse encontrado gente tão gentil e interessda em ajudar os demais, como encontrei aqui.
Muitissimo Obrigado Amigos e Parabens !!