Rotina para pizzaria.

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

gilsonpaulo
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Rotina para pizzaria.

Mensagem por gilsonpaulo »

Bom dia todos.

Estou precisando de um exemplo de uma rotina para venda de pizza de varios sabores.

No cadastro de itens eu cadastro uma pizza por ex:

PRODUTO V. Pedacos
PIZZA GRANDE S
PIZZA MEDIA S

Na venda ele identifica que a pizza é vendida em sabores e me pergunta quantos sabores eu quero. Até ai tudo bem.

Agora vem o problema. Após esta selecao de dados eu iria incluir o sabores para a pizza, e seria utilizado o valor de venda da pizza mais cara. To patinando nisso.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Agora vem o problema. Após esta selecao de dados eu iria incluir o sabores para a pizza, e seria utilizado o valor de venda da pizza mais cara.
Fácil, para isso, atribua a vetores os valores dos diversos sabores da pizza e varra o vetor selecionando o de maior valor.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Toledo
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Toledo »

Gilson, não sei como você está informando os sabores, mas basta criar uma variável para guradar o preço de cada pizza conforme o sabor escolhido, esta variável deve começar com o valor ZERO, ai a cada sabor escolhido você verifica se o valor da pizza é maior que o valor da variável, se for, passa este valor para a variável. Assim, esta variável vai ficar com o valor da pizza mais cara.

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Você está certo, Toledo. uma variável iria ser o mais econômico (com respeito a memória) sendo atribuída ao valor mais alto após de comparação. No entanto se outro cliente (uma outra pizzaria) não trabalhar assim e cobrar pelo que realmente é de acordo os sabores de cada pizza, seria conveniente, então fazer através de MATRIZ, onde iria guardar descrição+valor+quantidade.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
gvc
Colaborador
Colaborador

Mensagem por gvc »

Se vc colocar o pedido em um dbf, vc pode colocar os valores em campo oculto. Assim o cliente seleciona o que quer e vc vai registrando normalmente.
Após fechar a seleção, vc verifica nesse campo, qual o maior valor e atribui a um campo que o usuário pode ver.
O principal motivo de manter os valores do campo oculto é que o seu cliente pode ter montado todo o pedido e mudar de idéia. Se ele não quer mais aquela que tinha o maior preço, vc pode refazer o valor do pedido do mesmo jeito.
Se vc mudar o sistema para cobrar um valor para cada sabor, o sistema pode ser mudar facilmente. Até por configuração.
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Boa idéia também, de guardar o valor em campo oculto ao usuário. Se bem que quando penso em composição de itens de vendas, logo penso em MATRIZ. è tão fácil, pode se trabalhar de uma forma mais ampla e tudo na memória. Ao final de contas, não creio que a quantidade de itens venha a comprometer no tamanho da matriz. E quando falo em matriz é matriz multidimensional, com todos os dados que precisaria para compor um resultado final.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Responder