como proteger arquivos dbf´s de comandos del ou remove ?

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

rosalvo rosa
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

como proteger arquivos dbf´s de comandos del ou remove ?

Mensagem por rosalvo rosa »

Olá amigos.

Existe alguma maneira de proteger arquivos DBF´s de comandos do tipo
del file.dbf digitados no prompt do DOS ? Ou ainda, de um clic de REMOVE no windows ?
Já tentei attrib [+r] file.dbf mas não deu certo, pois o sistema não roda.

Será que existe uma maneira ?
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Eu acho que isso, seria quase impossível. Ao menos que seja controlado o sistema operacional. Outra coisa que poderia ser pensada é a nível de programação. Isto é, fazer uma cópia oculta do DBF que "acostumam" a deletar.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Quase não. Isso é totalmente impossível via DOS. O que poderia resolver seria a criação de um VxD (Win98) ou um serviço (NT) para monitorar os arquivos daquele diretório, inibindo o apagamento. De qualquer forma, só em nível de sistema, o que evidentemente demandaria um programa Windows.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Uma maneira de fazer isso seria colocando um atributo de invisivel nos arquivos antes de sair do sistema e antes de entrar retirar o atributo para poder usá-los. Exemplo :

***Na entrada ***

SETFATTR("CLIENTES.DBF",0)
*** Coloca o arquivo com o atributo de NORMAL
USE CLIENTES

***Na saída***
USE
SETFATTR("CLIENTES.DBF",6)
*** Coloca o arquivo com os atributos de SISTEMA e INVISIVEL

Outra maneira seria deixar todos os arquivos com os atributos, pois, nada impede que você trabalhe com os arquivos, eles só não poderão estar com o atributo de SOMENTE LEITURA.

No DOS
Em ambos os casos será impossivel alguém apagar via prompt de comando, pois, irá retornar que o arquivo não foi encontrado.

No WINDOWS
Óbiviamente que as soluções postadas só terão efeito caso a opção de não mostrar arquivos ocultos e de sistema do windows esteja marcada (default).

Na minha opnião a segunda opção é melhor, pois mesmo que o sistema venha a "cair" os arquivos continuarão invisiveis.

O único incoveniente é que quando for necessária a edição "por fora", será necessário retirar os atributos.

Ps. a função SETFATTR pertence a CLIPPER TOOLS LIB

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Esse troca-troca de atributos fica meio complicado num ambiente de rede.
[]'s
Maligno
---

---
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Maligno escreveu:Esse troca-troca de atributos fica meio complicado num ambiente de rede.
No caso de funcionar em rede, realmente fica meio complicado, basta então usar a segunda opção que é de deixar os atributos de HIDDEN e SYSTEM fixos.

Até logo.

marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

Este tipo de proteção pode ser obtido se voce usar um controle de usuarios sobre NTFS, pois em FAT32 este tipo de segurança pode até existir mas só com programas especificos que não lembro.

Outro meio seria voce criar um pequeno programinha, tipo servico, como o Maligno colocou que mantivesse os arquivos abertos o tempo todo.

Este servico poderia, abrir os .DBFs que voce pretende assegurar, criar os indices necessários e mante-los assim durante o uso e de tempos em tempos criar uma copia backup, compactada e com senha para retornar dados ao estado normal.

Se voce usar esta técnica no horario comercial poderá evitar a exclusão acidental ou criminosa, lógivo que se alguem acessar oservidor após o horario comercial e que seu serviço protetor não esteja ativo os arquivo poderão ser deletados e ai entra a figura do backup.

Acho até que o FolderProtect pode servir para isto, além de proteger uma pasta ele pode esconde-la e só é acessivel via senha.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Acho que a melhor alternativa é deixar que o ônus pelo apagamento caia na cabeça do chefe. Depois que o infeliz que estiver fazendo esse apagamento levar uma boa espinafrada, isso nunca mais vai acontecer.
[]'s
Maligno
---

---
vailton
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por vailton »

Um detalhe que me passou à mente ao ler este tópico e derepente pode ser de ajuda: senão me engano o ADS possui um sistema de criptografia no DBF e roda de modo transparente para o programador - mas eu não tenho certeza.

Tenho uns clientes da SQL LIB RDD que senão me engano usam ADS com DBFs criptografados... O site do fabricante é http://www.sybase.com/products/database ... baseserver veja se lhe ajuda.
Vailton Renato
"No dia mais claro, na noite mais escura... o bug sucumbirá ante a minha presença"

E-mail/MSN: contato@vailton.com.br
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Mas o problema não parece ser de acesso não autorizado, mas apagamento puro e simples do arquivo, o que a criptografia não resolve.

Se bem que seu comentário pode sim ser de ajuda a outros que passam por problemas que a criptografia ajuda. Mas se for do tipo decifra na abertura e cifra na saída, não dá certo se for rede. O ideal, neste caso, seria ter um sistema que de forma transparente decifre na leitura, cifrando na escrita. Tudo on-the-fly. Isso implica num RDD especialmente preparado pra isso. Eu usei, há algum tempo, o dongle HardLock que fazia isso em rede maravilhosamente bem. Nada precisava ser feito por mim. Uma camada extra de software cuidava dessa parte. Era só aplicá-la à aplicação. Mas por software não sei se existe tal recurso. Se o ADS faz isso, acho excelente.
[]'s
Maligno
---

---
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Re: como proteger arquivos dbf´s de comandos del ou remove ?

Mensagem por Stanis Luksys »

rosalvo rosa escreveu:Olá amigos.

Existe alguma maneira de proteger arquivos DBF´s de comandos do tipo
del file.dbf digitados no prompt do DOS ? Ou ainda, de um clic de REMOVE no windows ?
Já tentei attrib [+r] file.dbf mas não deu certo, pois o sistema não roda.

Será que existe uma maneira ?
Solução para isso só conheço se colocar os DBFs em servidor Linux, mesmo que acessados via Samba. Aí basta criar grupos de usuários e atribuir as devidas permissões.

Valeu...
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
EANDRIOLI
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por EANDRIOLI »

Será que adiantaria trabalhar com esses arquivos em outros diretórios que não fossem o mesmo onde está localizado o programa instalado???

Por exemplo, se o prog "x" estiver na pasta: c:\progx, manter os arquivos dbfs em outra pasta totalmente diferente, ex: c:\windows\dbfsprox.

Creio que o indivíduo que está deletando os arquivos dificilmente irá encontrar os dbfs nesse diretório, além do mais, ele não vai querer mexer na pasta windows que pode dar problemas em sua instalação.

Saudações

ERASMO
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

EANDRIOLI escreveu:Creio que o indivíduo que está deletando os arquivos dificilmente irá encontrar os dbfs nesse diretório
Pô! Se o cara realmente estiver procurando os arquivos para apagá-los, já é caso de terrorismo. Aí a solução não é esconder os arquivos, e sim dar porrada no desgraçado.

Realmente, acho perda de tempo imaginar uma forma de proteger os arquivos de dados. É incomum na informática alguém, de forma deliberada, querer, reiteradas vezes, apagar arquivos importantes. Uma vez, por acidente, vá lá. Existe back-up pra isso. Mas fazer isso de forma costumaz? Não sei se é o caso, pois o OP não entrou em detalhes, mas conforme a situação, é caso de demissão por justa causa e de polícia, pois é um crime de destruição de patrimônio (intangível).
[]'s
Maligno
---

---
alaminojunior
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alaminojunior »

Põe o Myke Tyson sentado do lado.

Brincadeiras a parte, tem coisas que suplantam, face o fator humano.
Para isso é que foi inventado o backup.
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos

Lembrei de outra ferramenta, acho que seja Norton Protect ou coisa parecida, ele funciona como sendo uma segunda lixeira e com muito mais recursos e segurança que a lixeira normal.

Quem esta deletando os arquivos pode estar deletando via Windows e portanto não é um conhecedor do Prompt e de suas deficiencias para a recuperação de arquivos.

Agora veja também que antes de colocar a culpa em alguem por isto, verifique outras possibilidades de sumiço do arquivo, como um codigo de criação de estrutura que não se completa, um codigo de atualização de estrutura que possa esta criando arquivos distintos com mesmo nome, Excell ou Access detonando arquivo ao abrir, etc.

Como eu disse voce precisaria de um programa monitor para verificar se os arquivos existem, e se existem grava num .LOG o momento da verificação, caso em algum momento ele passe a não existir pelo menos voce saberá em que horário o mesmo sumiu.

Em resumo, use a idéia passada anteriormente de uma pasta escondida com os arquivos copiados, faça backup, não é o fim do mundo e salva vida e tempo.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Responder