sistema para web

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

runner
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

sistema para web

Mensagem por runner »

Olá, amigos.

Estou pesquisando a melhor forma de portar o meu sistema para web, de forma que o meu cliente possa trabalhar diretamente no navegador.

Fiz testes com varios aplicativos prontos, lib's pagas e lib's free, cheguei a conclusao de que seria melhor usar o codigo HTML+CGI+LETODB. Com HTML poderia gerar as entradas de dados e com o programa em xharbour conectar ao DBF e atualiza-lo, a LETODB entraria como a comunicacao remota dos DBFs.

Na geracao de Relatorio fiz o teste com a THtmlDocument(), e ja me atende, podendo ler os DBFs e gerando o HTML com as informacoes dentro do navegador.

Gostaria de saber se este caminho e o correto ou tem alguma outra forma de faze-lo.

Tentei usar a TCGI e tive alguns problemas, se realmente for usa-la gostaria de ter algum exemplo mais pratico para usa-la.
Harbour 3.2 + Minigui Extended 16 + xDev
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Runner, me corrija se eu estiver errado.Se vai usar CGI, ai não precisa usa a LETODB, pq o CGI vai trabalhar com os DBF local e não remoto, ou seja vc vai acessar um link lá do outro lado do planeta e esse link vai acessar os DBF que estão localmente lá, então todos os processos serão executados lá e não de quem acessou o link.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
TerraSoftware
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por TerraSoftware »

Me parece que o Go-Global promete fazer algo semelhante, ou seja, publica um software qualquer para ser acessado de qualquer browser que tenha acesso a net. O processamente será todo do lado do servidor, com isso vc naum precisa acessar a base de dados remotamente, ou seja, vc acessa a aplicação remotamente, é tipo TS Win, mas promete ser muito mais rápido. Não testei ainda, só li. Acho que vale a pena dar uma olhada antes de reescrever todo o código fonte.
www.sisterra.com.br
xHarbour 1.0.0 - Bcc 6.3 - Gtwvw/Hwgui
DbfCdx/MySql
MARCELOG
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por MARCELOG »

Caro Runner,
se a proposta é Web, use MySql com xharbour.
A migração é quse indolor.
E depois, se é Web, você precisar abandonar o dbf.
Se preferir, depois da aplicação desktop, é só usar php ou mesmo html para manipular os dados do banco de dados uai.

MarceloG
Água mole em pedra dura tanto bate que até espirra!
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Marcelo, nessa caso em desenvolver em xharbour + mysql, ai teria que ser tmb. em CGI para poder usar em qualquer sistema operacional. E quanto ao CGI, da tranquilamente para usar DBF, claro que em questão de segurança e muitas outras, o melhor é mysql.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
runner
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por runner »

Ola, Agradeço o interesse de todos pelo assunto.

Quanto ao LETODB eu testei e achei interessante o funcionamento, apesar de ficar um programa rodando no servidor local. A ideia com os DBFs/LETODB e aumentar a velocidade para trazer os dados ate o navegador, pois ja vi um CGI usando DBFs e ficou mais rapido que o MYSQL e trabalhando com os DBFs remotamente irei minimizar a possibilidade de alguem abrir ou copia os dados.

Eu ja trabalho com MYSQL 5.23 e tenho um sistema CLIENT/SERVIDOR que funciona perfeitamente, mas ja temos a necessidade de portar o sistema para o navegador, por livre e espontanea PRESSÃO dos nossos clientes.

Estou testando tambem o xBScript e gostaria tambem da opniao de todos pois e uma outra forma de trabalho e nao encontrei comentarios a respeito neste forum e tao pouco alguem que ja esteja usando esta tecnologia para saber se e viavel e seguro.

Quanto o GO-GLOBAL eu tambem ja pesquisei e é otimo so que o custo e muito alto, tornando o processo inviavel para uma escala comercial, visto que o cliente e quem iria pagar para ter o sistema na web. Nos estamos pesquisando uma forma de oferecermos este servico juntamente com o nosso produto, de uma forma tranquila e se o cliente for ter algum custo, obviamente sera conosco e nao com terceiros.
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

Please!
Sr. Runner, mude a resolução da imagem. Esta tomando a tela toda :(

Saudações
Itamar M. Lins Jr.
runner
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por runner »

ja tirei, eu nao sabia se seria ajustado o tamanho automaticamente, vou reduzir e colocar novamente.

Aproveitando o seu contato, voce ja fez algum teste com o LETODB atraves de site para ver a velocidade de comunicacao ?
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

runner escreveu:ja tirei, eu nao sabia se seria ajustado o tamanho automaticamente, vou reduzir e colocar novamente.

Aproveitando o seu contato, voce ja fez algum teste com o LETODB atraves de site para ver a velocidade de comunicacao ?
Sim, usando ADSL, rodou legal já deve esta um pouco mais rápido pois houve melhoras no código do letodb.
Testei usando no-ip, ADSL de 32kbps.
É rápido mesmo.
Devo terminar o programa logo. Estou sem tempo por essa semana, mas trarei novidades assim que possível.

Saudações
Itamar M. Lins Jr.
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Stanis Luksys »

sygecom escreveu:Marcelo, nessa caso em desenvolver em xharbour + mysql, ai teria que ser tmb. em CGI para poder usar em qualquer sistema operacional. E quanto ao CGI, da tranquilamente para usar DBF, claro que em questão de segurança e muitas outras, o melhor é mysql.
Na verdade não necessariamente deve-se usar CGI, pois estando em ambiente Web, via navegador, sempre irá funcionar em qualquer SO, visto que o processamento fica do lado do servidor. Aí sim pode ser indicado um servidor Linux, mas mesmo no Windows já fica dez.

Eu usaria como indicou o Marcelog. XHarbour + MySQL + PHP.

Isso aí...
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
runner
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por runner »

Olá.

Pesquisando um pouco mais encontrei outra solução para o tão sonhado sistema na WEB, baixei o xBscript 2.2 e tambem achei interessante a forma de trabalhar com HTML + xBscript + (DBF ou MYSQL), gostaria tambem da opnião de alguns colegas de trabalho e se alguem ja tiver alguma experiencia com xBscript, favor postar para que possamos comentar a respeito e comparar resultados.
hrodrigom
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por hrodrigom »

Sua intenção é ficar livre de qualquer OS?
ou queres mesmo usar um Navegador,
Porque nao compila no linux, e rode seu sistema via SSH?

Pode rodar sua aplicação nativa no linux e/ou no windows, instalar em um servidor linux, e acessar via SSH em estações Linux e/ou windows local e/ou remotos.
runner
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por runner »

hrodrigom escreveu:Sua intenção é ficar livre de qualquer OS?
ou queres mesmo usar um Navegador,
Porque nao compila no linux, e rode seu sistema via SSH?

Pode rodar sua aplicação nativa no linux e/ou no windows, instalar em um servidor linux, e acessar via SSH em estações Linux e/ou windows local e/ou remotos.
Atualmente ja estamos usando o nosso sistema em MYSQL com um "CLIENT" que faz a comunicacao com a base, mas ai dependemos deste CLIENT estar instalado na maquina do cliente. Estamos justamente tentando portar o sistema para dentro do navegador para nao precisarmos mais do CLIENT, desta forma iremos conseguir que os clientes acessem o seu sistema, inclusive de um CYBER CAFE.

Realmente estamos empenhados em achar uma solucao em XBASE ou proxima para que possamos aproveitar parte do nosso codigo fonte.
paiva
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

web

Mensagem por paiva »

Nao manjo Nada de WEB + se colcoar o sistema em TS ou LINUX, de qq lugar do mundo acessa via cliente (que ja vem em qq PC atualmente) + ja houvi falar que no w2003 Pode-se acesar atravex do Browser SEM precisar do "cliente" entao a UNICA OPCAO que precisaria mudar seria uma opcao de gerar os relatorios em Html ? ! e´isso ? + o proprio TS ja permite emprimir os relatorios em qq impressora em qq lugar do Mundo.

Estou enganado ? atualmenrte eu coloco no scleint eum DDNS ou NO-ip ai nem precisa saber o numero do IP

outra saida seria criar um endereço que startaria um "cleinte" no pc caso isso seja possivel ai nem precisaria do USUARIO ir no Iniciar/todos programas/acessorio/comuniccao/acesso a TS (rs)

Paiva

Paiva
edmarfrazao
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por edmarfrazao »

Testa o TS(Terminal service)

pode ser do win 2003(é caro 10 usuarios +- 5.000,00)

ou usa o xpunlimited(www.xpunlimited.com)

5 usuarios +- 300,00
10 usuarios +- 600,00

é free ate 03 usuarios.

voce pode acessar se desejar via IE ou Firefox.

Acessa qualquer programa que estejea no servidor.

E estilolVNC so que pode ter vários usuários simultâneos.

Tenho um cliente que acessar ate pouco tempo em clipper , hoje esta em xharbour.

Eles da Matriz , acessam a filial e trabalham normalmente.

a filial esta em BH(MG) e a matriz (Formiga-MG).[/list]
Responder