Eu entendo o colega Manuel sobre a sua expressão da 1ª mensagem o qual nem considero irritação e sim sarcasmo. O que é MUITO comum no nosso ambito utilizar o sarcasmo para evidenciar algo que ora fizesse-se de forma DIRETA (o que poucos tem coragem de fazer) estariamos magoando alguém. Eu aceito as desculpas do Manuel, porque trata-se de um futuro programador e não de um simples usuário que dá uma de espertinho. Ja teve aqui vários perguntando como se faz isto, como se faz aquilo e no final de contas não era um programador ou iniciante em programação. Era um usuário que apenas queria resolver seu problema mediante o fórum. E acho que não preciso mencionar quais foram esses "colegas". Ja então, eu acredito que não é o caso do colega junniolinux, a situação parece ser diferente, e é por isso que aceitavel um esclarecimento da postura por parte do Manuel. Mas ele também tem o direito de expressar-se e em parte ele tem razão, pois assim como os outros colegas falaram, fazer pergunta é fácil e a idéia do fórum é ajudar mas com certa cautela de não estar ensinando a como fazer simplesmente como um robô (como disse o Maligno: ensinar a não errar) seria um dos propósitos deste fórum. Outras vezes eu disse, é bom dar o anzol mas não o peixe. Como foi dito, o colega tem que correr a tras e apresentar as suas perguntas conforme surgem as suas duvidas e você Manuel não precisa se desculpar tanto assim, pois o que os outros colegas quiseram dizer é que um comentário assim pode desestimular muito aqueles que estão iniciando. Eu ja ví muitos comentários desestimulantes, inclusive de colegas tão ilustres.
Bem, eu acho que este tema se extendeu para apenas esclarecer um comportamento ético e não técnico. Acho que não é o primeiro e não será o ultimo. E o colega junniorlinux ainda deve estar com um monte de perguntas a fazer. Assim que colega Junnior, sinta-se a vontade de fazer suas perguntas mas por favor é bom ser mais específico, de preferência mostre o seu código fonte e nos diga onde está a sua duvida. Outra sugestão, como disse o colega sygecom, procure no "Busca" do menu daqui do forum que você irá encontrar muito material. Tudo isso irá agilizar muito a obter as respostas mais objetivas possíveis.
Junniorlinux, gostaria de pedri-lhe um favor: Você postou esta mensagem https://pctoledo.org/forum/viewtopic.php?t=7856 no lugar errado, daria para você mesmo deletar-la ? Antes que alguém a responda e por você ser o autor da mensagem você tem as condições (além dos moderadores) para remover-la. Observe que quando você se entra com seu login/senha na sua mensagem tem um botão "x" do lado direito que serve para excluir mensagem.
Imprimir tudo de uma só vez-Socorro
Moderador: Moderadores
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
-
junniorlinux
- Usuário Nível 1