Ajuda em folha de pagamento

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

gvc
Colaborador
Colaborador

Mensagem por gvc »

[labaroazul]
Como esta o projeto?
O que vc já fez e o que esta fazendo agora sobre o mesmo?

Se for fazer o sistema, a sugestão do [Manuel Luis Modernel] é o primeiro caminho.
Mas lembre-se que vc deve montar o sistema por partes.
Por isso eu postei que vc deve fazer o sistema processar primeiro um calculo para todos os funcionários. O salário base p.e.
Após esta funcionando isso, vc passa a calcular outro item e assim por diante.
Calcule os mais simples e depois vá evoluindo o calculo.

Vale lembrar que a idéia de comprar/alugar um sistema depende muito dos superiores.
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
Alcir
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Folha de pagamento

Mensagem por Alcir »

Maligno escreveu:Folha de pagamento é uma "bucha" pra fazer. Um sistema completo é coisa que dá uma grana pretissima, mas tem que ter estrutura, o que consome muito tempo e dinheiro. Se a intenção não for comercializar, é melhor pegar um pronto que resolva o problema. Fica muito mais barato.
Eu demorei 2 anos para fazer.

Começe pelo cadastro das empresas (no meu caso, o sistema trabalha com 999 empresas ^^) e depois cadastro do Trabalhadores (pegue no Site da CEF o leiaute do arquivo para transporte automatico para o programa SEFIP). Monte uma tabela para calculos do INSS , IRRF e salario familia (abra um arquivo dbf). Para os lancamentos dos valores mensais dos empregados, monte uma planilha para ser impressa, e depois vc lança os valores de cada empregado, como H.extras, faltas, descontos, etc. (depois que estiver rodando bunitinho, vc pode incrementar, tipo, fazer com o sistema faça alguns lançamentos automaticos, como descontar automaticamente o Sindical em março, etc)
Os holerits é a parte mais facil, escolha o impresso a ser utilizado e monte o leiaute (recomendo o LAB2, encontrado nas livrarias ou se a empresa ja tiver algum personalizado).
Qualquer informação mais detalhada, poste aqui, abraços
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Os colegas opiniram sobre o árduo trabalho que dá fazer esse tipo de sistema (o que não tiro a razão), mas para quem ter o espirito de programador... isso é um desafio.

Até entendo o colega Labaro, pois ele quer contribuir com seus conhecimentos de programação para a nova função, até mesmo insentivado pelos seus próprios superiores.

Eu não quero desencorajar a ninguém, simplesmente aconselhar a re-avaliar sobre você emprender esse desafio Labaro. E me desculpe se estou sendo muito intrometido com a questão ética da coisa toda. Por várias razões, pense numa que por um lado você ja tem a nova função e que deve preservá-la e conquistar méritos para uma outra promoção no futuro, no entanto se você emprender este projeto de você mesmo fazer, você irá que desdobrar-se para realizar a sua atual função no RH com programação que é uma outra profissão. Se você conseguir, beleza, a empresa e você estarão todos contentes, mas se a empresa achar que você está "perdendo muito o seu tempo" aí isso poderá ser um problema. Aqui neste meio, encontramos muitos auto-didatas o que não tiro os méritos, pois tem até engenheiros programando (nada encontra), mas para poder produzir, você irá precisar de muito tempo. Muitas vezes muitos de nós nos vemos muito aliados a outras funções/profissões, mas na minha opinião para obter um bom desempenho como administrador será necessário avaliar CUSTO/BENEFÍCIO e administração tem muito a ver com RH. Tudo isso deve ser avaliado e seu tempo valorizado, pois nada adiantará se você não tiver apoio da empresa. Volto a repetir, me desculpe estar opinando eu também, nesta questão "non techinique", pois se você ainda desejar esclarecimentos sobre programação, por favor sinta-se livre de fazer-los, estaremos aqui para ajudar no que for possível.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Responder