Demora ao carregar sist em clipper
Moderador: Moderadores
-
marcelocordeiro
- Usuário Nível 1

Demora ao carregar sist em clipper
Ola pessoal, num notebook da minha rede meu sist esta demorando para carregar, chamando o programa pelo atalho ou direto via prompt de comando ele demora uns 10 segundos
depois de carregado, saio e tento entrar novamente, dai é rapido
mas ao sair do sistema pra retornar ao prompt ele tb é demorado prox de 10 segundos
o mesmo sistema rodando num micro de 64mb, esta carregando muito mais rapido que nesse note
tenho aki 20 computadores e somente nesse que da o problema, esta com windows xp ingles
tem alguma configuracao no registro pra resolver esse problema, e para piorar a situacao esse note é de um dos diretores da empresa
no aguarde de alguma luz
obrigado
abraco a todos
depois de carregado, saio e tento entrar novamente, dai é rapido
mas ao sair do sistema pra retornar ao prompt ele tb é demorado prox de 10 segundos
o mesmo sistema rodando num micro de 64mb, esta carregando muito mais rapido que nesse note
tenho aki 20 computadores e somente nesse que da o problema, esta com windows xp ingles
tem alguma configuracao no registro pra resolver esse problema, e para piorar a situacao esse note é de um dos diretores da empresa
no aguarde de alguma luz
obrigado
abraco a todos
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Pode ser tanta coisa... Experimenta colocar no inicio do seu aplicativo a função do Maligno:
FreeTSlice() // Se utilizar o BLINKER pode ser substituir com BliCPURel()
Para isso você deve compilar com o OBJ que encontras no site dele Aqui enos diga se funcionou.
Para isso você deve compilar com o OBJ que encontras no site dele Aqui enos diga se funcionou.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
A função FreeTSlice() funciona para resolver um problema que é contínuo: excesso de consumo de CPU. Não é o caso dele. A primeira carga é lenta, mas a segunda já é mais rápida.
Eu acho que poderia ser algo relacionado a algum anti-vírus instalado. A primeira carga fica lenta pela checagem, a segunda mais rápida pelo uso do cachê. É uma pista, muito embora os demais programas do micro também deveria ter carga lenta nesse caso.
Eu acho que poderia ser algo relacionado a algum anti-vírus instalado. A primeira carga fica lenta pela checagem, a segunda mais rápida pelo uso do cachê. É uma pista, muito embora os demais programas do micro também deveria ter carga lenta nesse caso.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
---
---
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Ou até pode ser defeito de hardware. Lembremos que aplicativos em Clipper linkados de forma tradicional irá utilizar a memória convencional e fazer cache em disco quando não encontra livre. Talvez esse laptop tenha muita coisa carregando na memória.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
Se fosse problema de hardware que acarretasse esse tipo de problema, certamente ele teria comentado que outros programas também não estariam se comportando corretamente. Até porque, defeito de hardware desse tipo é bem difícil de ocorrer. Mas não se descarta, claro.Pablo César escreveu:Ou até pode ser defeito de hardware.
Aí já não é defeito de hardware, mas uma característica do software. Acho mais difícil ainda. Em se tratando de laptop, provavelmente o OS é de kernel NT, e numa NTVDM a memória do máquina virtual é separada da principal.Lembremos que aplicativos em Clipper linkados de forma tradicional irá utilizar a memória convencional e fazer cache em disco quando não encontra livre. Talvez esse laptop tenha muita coisa carregando na memória.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
O FreeTSlice é obrigatorio para todos os sistemas clipper, é realmente necessario, NÂO sei que seria de meus sistemas sem ele, abro varias janelas ao mesmo tempo, imaginou sem ele? eu tava frito.Pablo César escreveu:Pode ser tanta coisa... Experimenta colocar no inicio do seu aplicativo a função do Maligno:
@Topico
Eu tinha um problema igual a esse em uma maquina aqui, FORMATEI, resolveu. Abraços
- Pablo César
- Usuário Nível 7

KAKAKA... desculpe eu rir mas é que achei radical mas no entanto ainda acho que em certas situações não tem outra. Digo isto, porque esse problema que o colega tem, pode ter sido causado por alguma fragmentação de arquivo que pertence ao SO. Eu lembro que ao remover um vírus, não tive outra que formatar também.Alcir escreveu:@Topico
Eu tinha um problema igual a esse em uma maquina aqui, FORMATEI, resolveu. Abraços
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
Em se tratando de vírus e coisas do tipo, já passei pelo problema e só resolvi formatando também. 
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinho
Em se tratando de notebook, dependendo de sua configuração para a sessão DOS isto pode ser resolvido com um tuning nos AUTOEXEC.NT e CONFIG.NT.
Deixe ativo o DOSX e se for o caso acho que não existira problema de voce acrescentar em seuS .NT uma chamada ao SMARTDRV.EXE.
Em se tratando de notebook, dependendo de sua configuração para a sessão DOS isto pode ser resolvido com um tuning nos AUTOEXEC.NT e CONFIG.NT.
Deixe ativo o DOSX e se for o caso acho que não existira problema de voce acrescentar em seuS .NT uma chamada ao SMARTDRV.EXE.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Já existe cacheamento em sessão DOS de OS com kernel NT. Não precisa do SMARTDRV.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Então o problema pode estar em uma configuração afinada de FILES e BUFFERS ou até de rotinas de checagem existentes na abertura(criação de tabelas, checagem de indices, checagem de proteção) e na saida(checagem de arquivos temporários).
Tenho pra mim que FreeTSlice e outros servirão para tornar o aplicativo mais funcional após a abertura, ou seja durante o uso, cheguei a usar em meus aplicativos 16bits com Fivewin e realmente tornava o uso mais maleável.
Tenho pra mim que FreeTSlice e outros servirão para tornar o aplicativo mais funcional após a abertura, ou seja durante o uso, cheguei a usar em meus aplicativos 16bits com Fivewin e realmente tornava o uso mais maleável.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
Eu até poderia arriscar a dizer que poderia haver algum problema de fragmentação de memória, em virtude justamente do uso de FreeTSlice(), que desliga o garbage collector nativo do Clipper que, afinal, nem funciona mesmo. Mas como o problema é na carga e em outros micros funciona, não deve ser por aí.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
-
marcelocordeiro
- Usuário Nível 1

Re: Demora ao carregar sist em clipper
Estou lisonjeado pela quantidade de respostas e tentativas de ajuda, comentei com o pessoal da empresa que trabalho sobre o coleguismo que existe dentro da comunicade de desenvolvedores, Deus abençoe a todos pela força!!!
Ainda com relação a demora no carregamento, consegui um programa chamado TAME, instalei e mandei executar junto com meu programa, melhorou sensivelmente, mas em certos momentos ha uma demora na carga e tb descarga do aplicativo da memoria
fiz alguns testes, na quarta carga ele demorou, tento na entrada qdo na saida, essa quantidade de tentativas que dao problema é relativo, noutro teste ele ficou lenta na terceira vez que testei carregar
e percebi tb que o qedit tb demorou pra carregar, entao isso deve ser algum problema de sistema operacional com relacao a aplicativos msdos, vou sugerir a formatacao do computador
Alguma novidade e em outras oportunidades eu tendo necessidade vou fazer questao de postar nesse forum 10, ja esta nos meus favoritos e tambem é claro eu vou ler as perguntas de colegas, tendo condicoes de ajudar, o farei com prazer
grande abraco a todos !!!!
Ainda com relação a demora no carregamento, consegui um programa chamado TAME, instalei e mandei executar junto com meu programa, melhorou sensivelmente, mas em certos momentos ha uma demora na carga e tb descarga do aplicativo da memoria
fiz alguns testes, na quarta carga ele demorou, tento na entrada qdo na saida, essa quantidade de tentativas que dao problema é relativo, noutro teste ele ficou lenta na terceira vez que testei carregar
e percebi tb que o qedit tb demorou pra carregar, entao isso deve ser algum problema de sistema operacional com relacao a aplicativos msdos, vou sugerir a formatacao do computador
Alguma novidade e em outras oportunidades eu tendo necessidade vou fazer questao de postar nesse forum 10, ja esta nos meus favoritos e tambem é claro eu vou ler as perguntas de colegas, tendo condicoes de ajudar, o farei com prazer
grande abraco a todos !!!!
-
marcelocordeiro
- Usuário Nível 1

Re: Demora ao carregar sist em clipper
Uma outra coisa, diante desses e de outros problemas com relacao nosso velho e amado DOS (digo amado pq eu era tao feliz na epoca do DOS 5 e clipper summer), penso seriamente em migrar pra linguagens for windows, qual uma ferramenta que os colegas poderiam indicar para esse reaprendizado.. ai
estive pensando em VISUAL FOXPRO pela proximidade do nosso XBASE, mas fui aconselhado a buscar outras tipo DELPHI, VB, C# (sito essas pela preocupacao com o quesito empregabilidade)
Desculpe se nao estou no topico correto pra esse tipo de pergunta, mas eu queria aproveitas a atencao que estao me dispensando nesse
obrigado
Abraco
estive pensando em VISUAL FOXPRO pela proximidade do nosso XBASE, mas fui aconselhado a buscar outras tipo DELPHI, VB, C# (sito essas pela preocupacao com o quesito empregabilidade)
Desculpe se nao estou no topico correto pra esse tipo de pergunta, mas eu queria aproveitas a atencao que estao me dispensando nesse
obrigado
Abraco