Como fazer acentuação em máquina que só tem DOS 6.22 ?
Moderador: Moderadores
- Tim9
- Usuário Nível 3

- Contato:
Pessoal estou com duas dúvidas:
1. Tem como configurar no autoexec.bat e/ou no config.sys a acentuação e cedilha numa máquina que só tem o DOS 6.22? Ou existe alguma maneira de fazer isto? Pois quando executo o programa no XP sai legal mas no cliente fica tudo atrapalhado.
2. Quem deve vir primeiro o DBUNLOCK() ou o DBCOMMIT()
Agradeço antecipadamente a atenção.
1. Tem como configurar no autoexec.bat e/ou no config.sys a acentuação e cedilha numa máquina que só tem o DOS 6.22? Ou existe alguma maneira de fazer isto? Pois quando executo o programa no XP sai legal mas no cliente fica tudo atrapalhado.
2. Quem deve vir primeiro o DBUNLOCK() ou o DBCOMMIT()
Agradeço antecipadamente a atenção.
Até Breve!
Luz e Paz!
Tim9
------------------------------------------
olynthes@gmail.com
** Somos livres para escolher, mas prisioneiros das conseqüências **
Uso Clipper 5.2e, Blinker 7.0, Prwin 1.0 BFNTX migrando p/ xHarbour e Hwgui Dbfcdx
Luz e Paz!
Tim9
olynthes@gmail.com
Uso Clipper 5.2e, Blinker 7.0, Prwin 1.0 BFNTX migrando p/ xHarbour e Hwgui Dbfcdx
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Olá Tim9,1. Tem como configurar no autoexec.bat e/ou no config.sys a acentuação e cedilha numa máquina que só tem o DOS 6.22? Ou existe alguma maneira de fazer isto? Pois quando executo o programa no XP sai legal mas no cliente fica tudo atrapalhado.
Você pode tentar com esse abaixo, apenas coloque em um .BAT para iniciar antes do sistema abrir (não tenho certeza se vai funcionar).
Código: Selecionar todos
REM *** Windows 9x e ME
if not %OS%.==Windows_NT. Keyb br,,C:\WINDOWS\COMMAND\keybrd2.sys /id:275
"DBCOMMIT()"2. Quem deve vir primeiro o DBUNLOCK() ou o DBCOMMIT()
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
-
Manuel Luis Modernel
- Usuário Nível 2

Boa Noite TIM9,
No prompt do DOS 6.22 se VC digitar HELP ira abrir uma lista que mostra todos os Comandos do DOS. (Command Reference)
procura orientação no <Config.sys commands> e dentro dele vai em <Country>
O Código para Brasil é 850
Dai VC altera o config.sys e o autoexec.bat da máquina que tiver instalado DOS 6.22
Ao menos era isso que eu fazia, vou ver se ainda tenho alguma copia desta orientação e posto para VC aqui mesmo.
No prompt do DOS 6.22 se VC digitar HELP ira abrir uma lista que mostra todos os Comandos do DOS. (Command Reference)
procura orientação no <Config.sys commands> e dentro dele vai em <Country>
O Código para Brasil é 850
Dai VC altera o config.sys e o autoexec.bat da máquina que tiver instalado DOS 6.22
Ao menos era isso que eu fazia, vou ver se ainda tenho alguma copia desta orientação e posto para VC aqui mesmo.
Editado pela última vez por Manuel Luis Modernel em 27 Abr 2008 22:37, em um total de 1 vez.
OI Aqui é o Veio Modernel
-
Manuel Luis Modernel
- Usuário Nível 2

Olha TIM9
Na máquina com DOS 6.22 coloca isto:
Só fico te devendo a explicação 100% técnica da coisa, procura ela no Command Reference do DOS digitando HELP no prompt
Na máquina com DOS 6.22 coloca isto:
No autoexec.bat coloca isto
mode con codepage prepare=((850) C:\WINDOWS\COMMAND\ega.cpi)
mode con codepage select=850
No Config.sys coloca isto
device=C:\WINDOWS\COMMAND\display.sys con=(ega,,1)
Country=055,850,C:\WINDOWS\COMMAND\country.sys
- Tim9
- Usuário Nível 3

- Contato:
Deixa eu enfatizar a máquina só tem DOS 6.22, NÃO TEM C:\WINDOWS e nada de windows.
Agradeço a atenção dos que responderam, mas continuo aguardando, qualquer ajuda será bem-vinda.
Agradeço a atenção dos que responderam, mas continuo aguardando, qualquer ajuda será bem-vinda.
Até Breve!
Luz e Paz!
Tim9
olynthes@gmail.com
Luz e Paz!
Tim9
olynthes@gmail.com
-
Manuel Luis Modernel
- Usuário Nível 2

Como fazer acentuação em máquina que só tem DOS 6.22
Oi TIM9,
Procura na máquina com DOS 6.22 onde estão os arquivos:
EGA.CPI
DISPLAY.SYS
COUNTRY.SYS
Depois troca o Path C:\WINDOWS\COMMAND\ pelo Path de localização dos arquivos acima e ai sim cola no Autoexec.bat e no Config.sys da máquina com DOS 6.22
para procurar via DOS, vai no Prompt e digita :
DIR EGA.CPI /s /p
e se necessário vai dando enter até aparecer o Path.
melhor do que isso só mandando a máquina para mim. hihihihihi !!!!!
Procura na máquina com DOS 6.22 onde estão os arquivos:
EGA.CPI
DISPLAY.SYS
COUNTRY.SYS
Depois troca o Path C:\WINDOWS\COMMAND\ pelo Path de localização dos arquivos acima e ai sim cola no Autoexec.bat e no Config.sys da máquina com DOS 6.22
para procurar via DOS, vai no Prompt e digita :
DIR EGA.CPI /s /p
e se necessário vai dando enter até aparecer o Path.
melhor do que isso só mandando a máquina para mim. hihihihihi !!!!!
- Pablo César
- Usuário Nível 7

A pedido do colega Manuel Modernel nesta mensagem viewtopic.php?f=1&t=7751&st=0&sk=t&sd=a&start=30#p44610 farei um RESUMO das indicações que você todos deram (Sygecom+Manuel+Daniel). Só não fiz comentário algum, pois´logo ví que o que foi dito está correto, só falta recompilar e apresentar de forma conclusiva, mas como o colega Tim9 não manifestou-se sobre dúvida alguma.
A idéia de fazer C cedilha "Ç" em DOS é possível verificando antes onde estão os COMANDOS do SO que servirão para EXIBIÇÃO e para EMULAÇÃO no teclado. Isto é, são dois tratamentos uma a configuração do code page e a aceitação do teclado brasileiro.
E o CONFIG.SYS assim:
Lembrando as linhas acima citadas, deverão substituir as que ja constarem no AUTOEXEC.BAT e CONFIG.SYS, respectivamente ora arquivos gravados no diretório principal ou raiz. E os arquivos que faltarem deverão serem copiados para o diretório DOS.
Na linha do autoexec: keyb br,,C:\DOS\keyboard.sys ou Keyb br,,C:\DOS\keybrd2.sys /id:275 que foi mencionado, sugiro você testar primeiro com keyb br,,C:\DOS\keyboard.sys e senão funcionar com o teclado instalado, experimenta com Keyb br,,C:\DOS\keybrd2.sys /id:275. Pois não tenho certeza se o arquivo keybrd2.sys faz parte do DOS 6.22 então o jeito é testar com o arquivo do WIN98 que está em C:\WINDOWS\COMMAND.
Agora de tudo que ja foi falado não creio que haja lugar para dúvidas. Se ainda houverem é só fazer saber. Falou Sr. Manuel ?
A idéia de fazer C cedilha "Ç" em DOS é possível verificando antes onde estão os COMANDOS do SO que servirão para EXIBIÇÃO e para EMULAÇÃO no teclado. Isto é, são dois tratamentos uma a configuração do code page e a aceitação do teclado brasileiro.
Se o SO for instalado da forma convencional, o diretório não é Windows (com certeza) é DOS e terá que ser verificado a existência dos seguintes arquivos:Tim9 escreveu:Deixa eu enfatizar a máquina só tem DOS 6.22, NÃO TEM C:\WINDOWS e nada de windows.
- Keyb.com
keybrd2.sys
EGA.CPI
DISPLAY.SYS
COUNTRY.SYS
mode con codepage prepare=((850) C:\DOS\ega.cpi)
mode con codepage select=850
keyb br,,C:\DOS\keyboard.sys ou Keyb br,,C:\DOS\keybrd2.sys /id:275Código: Selecionar todos
device=C:\DOS\display.sys con=(ega,,1)
Country=055,850,C:\DOS\country.sysNa linha do autoexec: keyb br,,C:\DOS\keyboard.sys ou Keyb br,,C:\DOS\keybrd2.sys /id:275 que foi mencionado, sugiro você testar primeiro com keyb br,,C:\DOS\keyboard.sys e senão funcionar com o teclado instalado, experimenta com Keyb br,,C:\DOS\keybrd2.sys /id:275. Pois não tenho certeza se o arquivo keybrd2.sys faz parte do DOS 6.22 então o jeito é testar com o arquivo do WIN98 que está em C:\WINDOWS\COMMAND.
Agora de tudo que ja foi falado não creio que haja lugar para dúvidas. Se ainda houverem é só fazer saber. Falou Sr. Manuel ?
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
- Tim9
- Usuário Nível 3

- Contato:
Re: Como fazer acentuação em máquina que só tem DOS 6.22 ?
Meus sinceros agradecimentos por todas as colaborações.
Não tive tempo ainda de por em prática todas as sugestões.
Mas já ví que lá no cliente tem o diretório C:\Dos e porisso acho que vai dar tudo certo.
A acentuação e cedilha reclamados na verdade era na tela e impressora.
Assim que fizer os testes publicarei aqui os resultados.
Mais uma vez muito obrigado a todos.
Não tive tempo ainda de por em prática todas as sugestões.
Mas já ví que lá no cliente tem o diretório C:\Dos e porisso acho que vai dar tudo certo.
A acentuação e cedilha reclamados na verdade era na tela e impressora.
Assim que fizer os testes publicarei aqui os resultados.
Mais uma vez muito obrigado a todos.
Até Breve!
Luz e Paz!
Tim9
olynthes@gmail.com
Luz e Paz!
Tim9
olynthes@gmail.com
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Re: Como fazer acentuação em máquina que só tem DOS 6.22 ?
Se a questão é na impressora então a medidas a serem tomada são outras.A acentuação e cedilha reclamados na verdade era na tela e impressora.
Se a impressora matricial, não tiver C cedilha no padrão de caracteres, então o jeito é fazer imprimir a letra C e logo a seguir dar um comando de retrocesso do carro da cabeça de impressão que pelo geral é CHR(8) e depois mandar imprimir uma vírgula. O resultado disso será uma C cedilha "fabricada", mas se ainda a impressora não tiver esse recurso de retorna carro (raro acontecer) então a saída é imprimir em modo gráfico mesmo. Daí então melhor utilizar um aplicativo como USB.EXE, DOSPRINTER~ou até pensar em fazer em xHarbour.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta