Impressão com o NODOSIMP
Moderador: Moderadores
Impressão com o NODOSIMP
NODOSIMP
Oi galera, tudo bem ?
Estou com probleminha na impressão com o NODOSIMP, é o seguinte, quando eu mando ele imprimir na impressora matricial epson, ele imprimi no modo ROMAN, eu queria q imprimisse no DRAFT, alguem pode me ajudar, como devo fazer.
Abração a todos.
Oi galera, tudo bem ?
Estou com probleminha na impressão com o NODOSIMP, é o seguinte, quando eu mando ele imprimir na impressora matricial epson, ele imprimi no modo ROMAN, eu queria q imprimisse no DRAFT, alguem pode me ajudar, como devo fazer.
Abração a todos.
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Re: Impressão com o NODOSIMP
Experimenta colocar no inicio do arquivo texto:
? CHR(27)+CHR(12)+CHR(0)
Esse é um comando padrão Epson que serve para selecionar a fonte em modo NLQ ou rascunho e não teria nada a ver com o DOSIMP, na minha opinião. Depois nos diga se deu certo com DOSIMP, pois com teste simples para mim deu certo.
? CHR(27)+CHR(12)+CHR(0)
Esse é um comando padrão Epson que serve para selecionar a fonte em modo NLQ ou rascunho e não teria nada a ver com o DOSIMP, na minha opinião. Depois nos diga se deu certo com DOSIMP, pois com teste simples para mim deu certo.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Oi Paulo,
Aqui não deu certo não, eu coloco a opção SEL no nodosimp, para que eu possa escolher a impressora, e quando escolho uma que seja MATRICIAL, ela começa a imprimir no modo ROMAN
Abraços
Aqui não deu certo não, eu coloco a opção SEL no nodosimp, para que eu possa escolher a impressora, e quando escolho uma que seja MATRICIAL, ela começa a imprimir no modo ROMAN
Abraços
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Paulo ou você quiz dizer Pablo ?Oi Paulo
Você colocou esse comando que eu dei logo no início da criação do arquivo de impressão ?.Alcir escreveu:Aqui não deu certo não
Qual é a impressora, Epson LX 300 ?eu coloco a opção SEL no nodosimp, para que eu possa escolher a impressora, e quando escolho uma que seja MATRICIAL
Se for uma Epson, seja LX300 ou 810L seguramente tem um bo~tão no painel da própria impressora que está setado para imprimir em modo ROMAN. Se você fizer como eu disse, não teria por quê dar errado.ela começa a imprimir no modo ROMAN
Faça apenas este teste, grave o conteúdo abaixo num arquivo, por exemplo TESTE.TXT:
Código: Selecionar todos
x
TESTE EM MODO ROMAN
x
TESTE EM MODO DRAFTCOPY TESTE.TXT LPT1
E veja se deu certo e nos faça saber o resultado.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
- clodoaldomonteiro
- Usuário Nível 4

- Contato:
Olá!
Tenho esse problema também, daí, coloquei no meu sistema uma opção que pergunta se quer imprimir em Matricial(LPT1) ou não.
O pior é que já tem epson somente USB, estaca zero denovo.
Outra, qual a versão do seu NODOSIMP?
É aquela com zoom, a 9.0?
Você sabe onde comprar?
Tenho esse problema também, daí, coloquei no meu sistema uma opção que pergunta se quer imprimir em Matricial(LPT1) ou não.
Você sabe onde comprar?
At. Clodoaldo Monteiro
Linguagens: Clipper / Harbour
Área de Atuação: Sistemas de gestão para Prefeituras Municipais
Fones: (86)3223-0653, 98859-0236
www.simplesinformatica.com.br
Linguagens: Clipper / Harbour
Área de Atuação: Sistemas de gestão para Prefeituras Municipais
Fones: (86)3223-0653, 98859-0236
www.simplesinformatica.com.br
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Claro acho essencial saber em que porta está a impressora, se for em USB eu programaria em xHarbour para imprimir em forma gráfica através da WIN32PRN, agora se a impressora estiver conecta em outro dispositivo (LPT1, LPT2... COM1, etc) eu daria opção do usuário escolher a forma de impressão, seja ela gráfica ou simplesmente a moda antiga, isto é, "não gráfica" com os comandos de impressão (caso a impressora comporte). Pois a impressão "não gráfica" é a impressão mais rápida e econômica de se fazer (na minha opinião).
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
1- Minha versao do NODOSIMP é a 7.3b.clodoaldomonteiro escreveu:Olá!
Você sabe onde comprar?
2- Eu nao sabia que tinha versão com ZOOM, seria muito bom
3- Se alguem soube onde vende, diz aí pra todos.
4- Mas se nao tiver, acho que vamos ter que fazer no Xharbour, como disse o PAULO.
Abraços
[Alcir]
Se não me engano, quando essa impressora vai imprimir em modo gráfico e depois vai imprimir texto, ela já possa para Roman.
Vc esta usando uma impressora que normalmente é para modo texto, para imprimir em modo gráfico.
Eu reavaliaria se não vale mandar direto como texto, sem o NODOSIMP.
Se vc esta mandando imagens junto do relatório, não esta mais aqui quem falou.
Vc pode mandar os caracteres de configuração da impressora para voltar ao modo anterior ou mesmo resetar a impressora após o final do relatório com o NODOSIMP.
Na documentação que tenho o endereço era http://sistemascvc.tripod.com .
Se vc escrever NODOSIMP e apertar o enter, vai aparecer a mensagem de erro e o e-mail do criador. Entre em contato com ele.
Se não me engano, quando essa impressora vai imprimir em modo gráfico e depois vai imprimir texto, ela já possa para Roman.
Vc esta usando uma impressora que normalmente é para modo texto, para imprimir em modo gráfico.
Se vc esta mandando imagens junto do relatório, não esta mais aqui quem falou.
Vc pode mandar os caracteres de configuração da impressora para voltar ao modo anterior ou mesmo resetar a impressora após o final do relatório com o NODOSIMP.
Na documentação que tenho o endereço era http://sistemascvc.tripod.com .
Se vc escrever NODOSIMP e apertar o enter, vai aparecer a mensagem de erro e o e-mail do criador. Entre em contato com ele.
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
GVC, primeiramente obrigado por responder.gvc escreveu:[Alcir]
Eu pensei que eu estava fazendo algo errado, mas estou percebendo que não tem jeito de escolher uma impressora MATRICIAL, qdo aparece a seleção de impressoras, o NODOSIMP, ja se prepara para imprimir em uma impressora DESKJET ou LAZER.
Vou ter que colocar opção de impressora na rotina de impressão, e se for escolhida MATRICIAL local, fazer, como vc disse, imprimir o .txt.
Abraços