Entrada de dados com tela "rolando"
Moderador: Moderadores
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Oi Kebe, eu quis compilar mas estão faltando duas funções:
- gotoget()
- aguarda()
Será que você poderia posta-las também senão for pedir muito, é claro.
sds
- gotoget()
- aguarda()
Será que você poderia posta-las também senão for pedir muito, é claro.
sds
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
-
Manuel Luis Modernel
- Usuário Nível 2

Re: Entrada de dados com tela "rolando"
Buenos dias Pablo César,
Um dia destes encontrei um Sr. no meio da rua, abraçado num poste e batendo fortemente a cabeça no poste, dai perguntei o moço que aconteceu de tão GRAVE
Dai ele respondeu : " Tou com um problema num programa para fazer a tela ROLAR APÓS UM GET !!
HIHIHIHIIH !!!
Este tópico realmente te deixou apaixonado né
Da minha parte deixo a VC meus mais sinceros Parabens !!
Um dia destes encontrei um Sr. no meio da rua, abraçado num poste e batendo fortemente a cabeça no poste, dai perguntei o moço que aconteceu de tão GRAVE
Dai ele respondeu : " Tou com um problema num programa para fazer a tela ROLAR APÓS UM GET !!
HIHIHIHIIH !!!
Este tópico realmente te deixou apaixonado né
OI Aqui é o Veio Modernel
- Pablo César
- Usuário Nível 7

hihihi é verdade Manuel, buen dia ! Este tópico realmente me interessa porque vejo necessidade de administrar melhor os espaços nas tela, principalmente em tela modo console onde a limitação é evidente. Não gosto de encher a tela com demasiados GETS cheio de requisições num amontoamento de informações. Aliás eu gostei muito de haver feito aquele exemplo à TABSTRIP em Clipper, isso deixou muito mais CLEAN a minha inclusões com associação.
Claro que tudo isto contribui a melhoras nos procedimentos, ora até porque este tópico talvez venha a ser útil a outros colegas. No entanto de uma certa forma estou me prendendo ou conformando ao modo console e não partir de uma boa vez para programação GUI. Coincidentemente acabo de ler um trecho muito conveniente a ser citado:
Claro que tudo isto contribui a melhoras nos procedimentos, ora até porque este tópico talvez venha a ser útil a outros colegas. No entanto de uma certa forma estou me prendendo ou conformando ao modo console e não partir de uma boa vez para programação GUI. Coincidentemente acabo de ler um trecho muito conveniente a ser citado:
Arnold Toynbee - Univ. Oxford escreveu:A noção de progresso inevitável é inadequada, pois há sempre riscos de involução e retrocesso, e o êxito tende a causar acomodação.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
Há muito tempo atrás vi um demo de um programa Clipper em que o sujeito, que tinha o mesmo problema de muitos campos GET, classificou esses campos e criou abas, como existe no Windows. Ficou muito bom. Aliás, no Windows é assim que eu faço. Eu e o resto do mundo.
))
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
-
Manuel Luis Modernel
- Usuário Nível 2

Amigos Pablo e Maligno,
Vc´s sabem que eu quando hoje em dia faço alguma coisa em termos de programação é em Visual Basic 6, e eu uso e abuso das TABSTRIP (fichas)justamente para classificar as informações "solicitadas" e "mostradas" no programa.
Na epoca do Summer nunca tive essa ideia de apresentar em varias telas distintas, dai achei os exemplos de VC´s excelentes e tenho certeza que muitos colegas do forum irão aderir a eles.
Tem um topico de um rapaz que perguntava como setar a linguagem no DOS 6.22 onde dei umas dicas e do qual VC´s dois não opinaram vai lá e ajudem o rapaz alem de verificar se o que eu indiquei tá certo !!
Grande abraço a VC´s dois e bom fim de semana !!!
Vc´s sabem que eu quando hoje em dia faço alguma coisa em termos de programação é em Visual Basic 6, e eu uso e abuso das TABSTRIP (fichas)justamente para classificar as informações "solicitadas" e "mostradas" no programa.
Na epoca do Summer nunca tive essa ideia de apresentar em varias telas distintas, dai achei os exemplos de VC´s excelentes e tenho certeza que muitos colegas do forum irão aderir a eles.
Tem um topico de um rapaz que perguntava como setar a linguagem no DOS 6.22 onde dei umas dicas e do qual VC´s dois não opinaram vai lá e ajudem o rapaz alem de verificar se o que eu indiquei tá certo !!
Grande abraço a VC´s dois e bom fim de semana !!!
OI Aqui é o Veio Modernel
Olá Pablo !
Desculpe minha falha... é que faz tantos anos que uso um getsys modificado que esqueci de adicioná-lo.
No meu getsys eu criei uma função chamada "gotoget" que faz com que o foco do meu get vá para a posição
que eu colocar no parâmetro. Para que ela funcione, existem alguma variáveis inseridas dentro do corpo do
getsys.prg que eu uso. Clique no endereço http://rapidshare.com/files/112846836/GETSYS.zip.html e baixe o
getsys.prg que eu utilizo. no mais.. o aguarda() nada mais é do que um "wait" , vc pode substituir ok ?
Um abraço, qquer coisa poste aqui que na medida do possível eu vou dando o retorno.
Kebe
Desculpe minha falha... é que faz tantos anos que uso um getsys modificado que esqueci de adicioná-lo.
No meu getsys eu criei uma função chamada "gotoget" que faz com que o foco do meu get vá para a posição
que eu colocar no parâmetro. Para que ela funcione, existem alguma variáveis inseridas dentro do corpo do
getsys.prg que eu uso. Clique no endereço http://rapidshare.com/files/112846836/GETSYS.zip.html e baixe o
getsys.prg que eu utilizo. no mais.. o aguarda() nada mais é do que um "wait" , vc pode substituir ok ?
Um abraço, qquer coisa poste aqui que na medida do possível eu vou dando o retorno.
Kebe
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Caro colega Kebe,
Desculpe a minha insistência, pois eu ainda não conseguí fazer funcionar adequadamente, apesar dos fontes e arquivo disponibilizado. Conseguí compilar mas está dando erro e gostaria que você me assinale onde estou errando. Estou anexando os arquivo fontes que você disponibilizou, claro que fiz uma compilação com as três mensagens suas e obtive estes arquivos de código fonte.
O erro que está dando é:
Aguardo seu retorno, Kebe.
Desculpe a minha insistência, pois eu ainda não conseguí fazer funcionar adequadamente, apesar dos fontes e arquivo disponibilizado. Conseguí compilar mas está dando erro e gostaria que você me assinale onde estou errando. Estou anexando os arquivo fontes que você disponibilizou, claro que fiz uma compilação com as três mensagens suas e obtive estes arquivos de código fonte.
O erro que está dando é:
Este fórum está cada vez melhor, realmente ficou excelente. Aproveito a NOVA opção que temos para ANEXAR arquivos TEXTOS sobre a minha questão aqui com o colega Kebe. Do contrário eu teria que postar os três arquivos fontes e de diretrizes oque deixaria este tópico muito inchado. Parabéns Toledo !.Error BASE/1132 Bound error: array access
Called from KBGREAD(237)
Called from ROLATELA(140)
Aguardo seu retorno, Kebe.
- Anexos
-
rolatela.prg- Arquivo corrigido, conforme indicação do autor. Leia-se como correto na linha:
read janela 08 01 19 78 - (9.11 KiB) Baixado 240 vezes
-
Getsys.prg- (46.77 KiB) Baixado 241 vezes
-
Kbget.ch- (1.98 KiB) Baixado 282 vezes
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Desculpem a minha impolgação... mas este recurso de anexar arquivos é realmente fantástico, só espero que não venha a onerar sobre os custos ao ocupar tanto espaço na hospedagem de tais arquivos. Observem a mensagem anterior os arquivos anexos que dá para fazer downloads. Genial.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
Bom dia Pablo
Verifiquei o programa e constatei que o erro está nosparâmetros enviados para a funcao.
Na linha onde está :
read janela N_LING1 01 19 78
substitua para
read janela 08 01 19 78
A variável N_LING1 ( que é a linha inicial, está com o valor maior que 19 ( que é a linha final )
Espero que dê tudo certo agora.
um abraço
Kebe
Verifiquei o programa e constatei que o erro está nosparâmetros enviados para a funcao.
Na linha onde está :
read janela N_LING1 01 19 78
substitua para
read janela 08 01 19 78
A variável N_LING1 ( que é a linha inicial, está com o valor maior que 19 ( que é a linha final )
Espero que dê tudo certo agora.
um abraço
Kebe
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Era isso mesmo Kebe, obrigado por me atender e desculpe eu não ter percebido.
Ficou muito bom vou atualizar o meu PRG caso desejem testar o seu exemplo.
Agora temos mais uma forma de editar, eu sempre quis fazer isso mas não achava o key da questão, que na minha opinião o GETSYS específico faz toda a diferença.
Valeu Kebe, obrigado pela sua contribuição.
Ficou muito bom vou atualizar o meu PRG caso desejem testar o seu exemplo.
Agora temos mais uma forma de editar, eu sempre quis fazer isso mas não achava o key da questão, que na minha opinião o GETSYS específico faz toda a diferença.
Valeu Kebe, obrigado pela sua contribuição.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
Corrigí o erro que o colega citou, quando linko o rolatela com o getsys faltam diversas funções, de que forma vc resolveu ?
Nota de Moderação:
por [url=https://pctoledo.org/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=100899][color=#00AA00]Pablo César[/color][/url]: Mensagem recuperada através de citações de outros usuários. Pois esta mensagem foi re-editada pelo próprio autor apagando o seu conteúdo e prejudicando o entendimento do tópico. Esta prática não é aceita no fórum.
por [url=https://pctoledo.org/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=100899][color=#00AA00]Pablo César[/color][/url]: Mensagem recuperada através de citações de outros usuários. Pois esta mensagem foi re-editada pelo próprio autor apagando o seu conteúdo e prejudicando o entendimento do tópico. Esta prática não é aceita no fórum.
Editado pela última vez por Grings em 22 Mai 2009 20:55, em um total de 1 vez.
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Se você corrigiu o que o colega Kebe falou, não era para dar erro algum. Tudo está completinho. Baixe de novo todos os arquivos, e compile com Clipper 5.3 e BLINKER inclusive o GETSYS com os parâmetros /M /N como indicam o fonte.Grings escreveu:Corrigí o erro que o colega citou, quando linko o rolatela com o getsys faltam diversas funções, de que forma vc resolveu ?
Quando a esse erro "ERROR BASE/1003 Variable Does Not Exist: SASTATICS" está me parecendo algum erro quando você editou e sem querer editou colocando "SA" em STATICS, verifique. Mas se baixar de novo, sobre-escreva-os e recompile, não tem por quê dar erro algum.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta