Duvida em dados sumindo

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

juniorcamilo
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Duvida em dados sumindo

Mensagem por juniorcamilo »

Amigos do Forum , estou com um problema em alguns clientes do tipo: é feito uma venda normalmente, gera financeiro normalmente, imprime a notinha para cliente assinar, esta notinha é impressa pegando os dados atravez do arquivo nota, produtos da nota e financeiro, ou seja, para estar impressa realmente os dados estao armazenados!!! so que depois de horas ou dias ou minutos nao tem como prever pois nao é uma coisa corriqueira ou seguida, estes registro armazenados sumirao nenhum vestigio deles tirei o 'pack' para ver c tem alguma coisa em meu sistema apagando mas nao tem. Reparei que nestes clientes oq à è XP, ou XP + 98, mas sempre tem algum XP na rede, notei tambem que hora de atualizar o executavel o XP nao pergunta por substituir o arquivo existente simplesmente ele substitui e pronto e outra, as vezes tem alguem ultilizando o exe em rede e mesmo assim ele atualiza o executavel e automaticamente a atualizacao vai para o terminal em uso, Colegas do Forum é ou não é coisa do ALEMMMM....
Alcir
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Re: Duvida em dados sumindo

Mensagem por Alcir »

É bem estranho isso, sumir dados, só deletando mesmo.

Talves alguem esteje deletando sem vc saber, :))

Espero que encontre o autor :-O

Abraços
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Quem sabe os dados ainda nem tenham sido gravados no HD. Existe algum vestigio de ter sido APPENDado no BD. Existe alguma rotina que copia DBF de um lado a outro ?
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

juniorcamilo escreveu:Colegas do Forum é ou não é coisa do ALEMMMM....
Não faz mal queimar um pouco de enxofre em volta de cada máquina. :)))

Mas quando você diz que os dados sumiram, você se baseia em quê exatamente? Você viu pelo seu programa ou você viu diretamente nos DBFs sem índice? Aliás, refez os índices?
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
juniorcamilo
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Olha eu baseio no seguinte simplesmente entro no arquivo pelo dbu e pela logica seguencial de numeracao de nota a dita cuja nao esta la pula de um numero para outro tipo registro 1 numero nota 10 registro 2 numero nota 11 registro 3 numero nota 5, la nao tem vestigio da nota 4. Oq eu tenho em mente é o nosso Amigo XP deve nao respeitar o travamento do registro, pois é a unica explicao. ex: tipo em um terminal é feito a venda, é armazenado os registros normalmente, so que em outro terminal XP aquela faixa de registro nao foi atualizado para ele como registro armazenado ai quanto efetua uma venda no terminal (o tito nao sabe daquela faixa de registro) ele da um APPEND em um registro existente causando entao uma alteracao do registro, é muito loKo mais foi oq eu acho q ta acontecendo. uso commitall unlock e td mais... Aproposito é realmente coisa do ALEMMMM,rsrsr
juniorcamilo
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

ainda acho q tem aver com alguma conf. do XP, tipo aquele caso citado acima que ele nao ede confirmacao para sobreescrever o arquivo existente!!!
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Você aplica alguma rotina de verificação e tratamento de inclusão de registros nesse seu sistema ? Se você verificou que o número da nota é pulado e não consta nenhum registro em branco, pode ser que esteja sobrepongo o ultimo registro ou até mesmo não esteja gravando nada no DBF.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
ANDRIL
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Mensagem por ANDRIL »

Ola, vc disse que ocorre " em alguns clientes" estranho. Se vc utiliza o COMMIT teoricamente o que foi enviado para o banco de dados deveria ser realmente gravado fisicamente. Notou se há algum anti-virus instalado na maquinas que ocorrem o problema?

Quanto ao XP nao emitir aviso isto é verdade mesmo, pois se tiver um arquivo com o mesmo nome no diretorio que sera gravado ele salva o arquivo adicionando um numero no final... exemplo setup.exe[1], setup.exe[2] e etc.

Verificou se seus indices nao estao se corrompendo, alterando o ponteiro no dbf e causando a sobregravação dos registros??

Boa sorte,
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
evandro.monte
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por evandro.monte »

Companheiro, este problema eu já tive e ocorr exatamente como você descreveu. Para atestar cheguei a fazer uma alteração no sistema pra gravar os dados no servidor e em cada máquina na rede que operava o sistema (arquivo temporário, logicamente). Não descobri a causa mas convenci meus clientes a trocarem o HUB (os de 10, por incrivel q pareça), tb trocarem as placas de rede (tb padrao 100), o cabeamento (separando do de energia onde existia) e padronizando os windows em XP.
Pronto. Nunca mais tive problemas onde ocorriam. Sempre que encontro algum cliente com este problema, faço isso e pronto.
Como disse, não se a causa mas esta foi a solução que encontrei.
juniorcamilo
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Em resposta :

Sim so em alguns clientes xatamentes clientes que possui XP na rede.

A rotina de verificacao é muito autentica nao tem por onde estar com falha pois na maioria dos outros +-217 clientes nao ocorre este tipo de erro.

Acho que é como o amigo evandro acima descreveu acho tambem que possa ser logico, mas nao descarto um problema interno do XP, pois como ja mencionado so ondi tem o XP da isso. hj em dia as maquinas novas nao aceitam win98, por isso que é instalado o XP alguem tem aguma sugestao ou soulucaO PARA estas maquinas que nao aceitao 98?
juniorcamilo
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

juniorcamilo escreveu:hj em dia as maquinas novas nao aceitam win98, por isso que é instalado o XP alguem tem aguma sugestao ou soulucaO PARA estas maquinas que nao aceitao 98?
Ajuda?
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Não descarto o que o Evandro falou. Já ouvi comentários de que redes heterôgeneas com XP/98 realmente podem dar problema. O difícil será convencer o cliente a formatar as máquinas que têm Win98 pra manter tudo com XP. Mais difícil ainda será se, no final das contas, o problema não for resolvido.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
LABarreto
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por LABarreto »

Olá pessoal

Já tive o mesmo problema em vários clientes, e meu sistema imprime a partir dos campos gravados no banco de dados o que confirma a que os dados realmente foram gravados mas mesmo assim sumiam sem deixar nenhum vestígio.
Depois de apanhar muito descobri que uma rede pode sim ser composta por Windows 9x e Windows XP desde que o servidor de arquivos seja WINDOWS XP mas se o servidor for Win98 o sistema de controle de bloqueio do XP é feito em buffer na memória do mesmo e como o Win98 não utiliza esse procedimento os dados gravados pelo mesmo podem, (e com certeza vão ser), apagados pelo XP quando descarregar seus dados contidos no buffer de memória.
Normalmente as máquinas novas vem com XP e sempre deixamos a rede operando com o antigo servidor de arquivos, (Win98), para acabar com o fantasminha do sumiço mude o servidor de arquivos para uma máquina com o Windows XP, funciona como um relógio.

Luiz Barreto
juniorcamilo
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

LABarreto escreveu: para acabar com o fantasminha do sumiço mude o servidor de arquivos para uma máquina com o Windows XP, funciona como um relógio.

Luiz Barreto
Vou ver mas acho que o servidor é uma maquiina novo com o XP...
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

Verifique também qual antivirus existe nas maquinas, tive e tenho problemas com perdas de dados onde maquinas possuem o Avast, pois este usa o cache para verificar pragas e quando o Commit é usado parte do lixo sendo verificado é gravado n .DBF em cima de registros verdadeiros.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Responder