Recriar a LLIBG/FGLib para o Harbour/xHarbour

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

software_facil
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Recriar a LLIBG/FGLib para o Harbour/xHarbour

Mensagem por software_facil »

Prezados,

Creio que não somente eu, mas muitos, gostariam de programar utilizando o Harbour/xHarbour, sem utilizar uma lib gráfica for Windows, tais como MiniGUI, HwGUI, xHGTK, etc, e digo isso não pq elas sejam ruins, muito pelo contrário, são ótimas, inclusive eu uso muito a MiniGUI, mas, para quem é desenvolvedor "antigo", e gostava de montar as telas, e criar "firulas" das mais variadas, enfim, dar um aspecto personalizado ao seu software, faz falta ter esse poder em mãos, pois hoje em dia, ou utiliza-se a tela com os caracteres normais, ou as libs gtw..., mas não fica a mesma coisa, então, gostaria de propor aos colegas, juntos solicitar aos desenvolvedores, rotinas das bibliotecas para o Clipper : Light Lib / Ferns Graphics . Se não me engano, o Wagner já fez algo semelhante, para um de seus clientes, um mercado, só que a versão dele só funcionava em Linux, o que já é ótimo, mas seria melhor ainda se rodasse no Windows. Seria ótimo ter esses recursos gráficos aliados aos novos comandos e funções, e ao acesso à banco de dados.

Obrigado pela atenção.
messenger : software_facil@hotmail.com
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Re: Recriar a LLIBG/FGLib para o Harbour/xHarbour

Mensagem por sygecom »

Mas quem tem os fontes dessa LIB para poder migrar ela para xHarbour, e quem tem os fontes esta disposto a compartilhar para um futuro desenvolvimento em grupo ?
Outra coisa, quer usar como ponte a GTWVW ou GTWVT, ou queres compilar ela como no Clipper em modo console.
Em fim, de mais detalhes de que e como você pensa nessa migração.Quem sabe você posta tmb. na lista do Harbour e do xHarbour, assim os desenvolvedores do mesmos podem analisar, ou quem sabe já tem alguem com alguma coisa tmb.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
software_facil
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Boa noite Leonardo,

Pois então, o meu interesse, é fomentar a idéia de levar aos desenvolvedores do Harbour/xHarbour, a recriação da Light Lib ou da Ferns Graphics, ou uma junção do que há de melhor nas duas, e trabalhar como era no clipper, em modo console, mas com recursos gráficos. Se vc tiver o endereço do grupo de desenvolvedores, acho que seria válido antes, como vc mesmo disse, verificar se já existe algum projeto nesse sentido, e se não tiver, juntar o maior número de apoio para tentar levar essa idéia adiante.

Obrigado por enquanto.

Abraços
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

E os Fontes dessas LIB você tem ? nem que seja um via RESCUE ?
Leonardo Machado
software_facil
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Infelizmente não tenho os fontes, nem incompletos, e pelo que conheço, creio que o Vagner, por enquanto, seja alguém que possa dar uma ajuda nesse ponto, é uma sugestão, se mais alguém puder ajudar nesse sentido, a família agradece.

Abraços
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

software_facil escreveu:Infelizmente não tenho os fontes, nem incompletos, e pelo que conheço, creio que o Vagner, por enquanto, seja alguém que possa dar uma ajuda nesse ponto, é uma sugestão, se mais alguém puder ajudar nesse sentido, a família agradece.

Abraços
Se o Vagner já tem essas LIB funcionando em xHarbour Linux, acredito que para Rodar as mesma para Windows seja bem mais facil migrar e do que pegar do Zero, mesmo assim você já tentou pegar um pequeno exemplo em clipper compilado com essa LIB e rtlink e descompilar para ver retorna alguma coisa.
Leonardo Machado
software_facil
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Vou tentar uma forma de fazer engenharia reversa nas libs, sei que não é correto, mas é por uma boa causa. Se alguém mais tiver algo que possa ajudar, seria muito bom.

Abraços
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Pois é, não é uma pratica correta. Você dos Autores das LIB ? quem sabe os mesmo poderiam realizar a migração ou quem sabe já tem algo !!!
Leonardo Machado
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Ola amigos,

Realmente, já temos a 3 anos em clientes, uma lib similar a LLIBG e FERN´s graphics e também com algumas rotinas básicas da CLBC (Poucas).

Rodando em Windows e Linux, puro e limpo, estamos listando todas as rotinas gráficas e a 15 dias nos reunimos aqui e vamos estar disponibilizando a lib a publico. Ficou muito joia e dá mais velocidade e acesso do que as antigas libs citadas.

Não adianta tentar recuperar os fontes, eles são feitos em C/ASM e pouca coisa em clipper mesmo e nada que compense o trabalho, mas basemos-nos em uma biblioteca grafica que criei a 10 anos atras que permitia que fosse possivel criar joguinhos em clipper, está disponivel em nosso site e com codigo fonte.

Assim que tiver novidades sobre a lib estaremo avisando, conseguimos até o momento 90% de compatibilidade e as funcionalidades básicas da LLIBG e FERN´s.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Legal vagucs, e você vai disponibilizar essa LIB gratuitamente com codigo fonte ou sem codigo fonte ?
Leonardo Machado
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Esforço de 3 anos, ela vai ser distribuida sem código fonte.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

vagucs escreveu:Esforço de 3 anos, ela vai ser distribuida sem código fonte.
É totalmente justo. Essa LIB vai ser muito bom para muitos que usam ou usava no clipper as mesmas. parabéns pelo trabalho.

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
alaminojunior
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alaminojunior »

Já tô tirando o chapéu !!!
Eu tenho um pdv feito com LLIBG que para mim que fiz ele, é a coisa mais linda do pai. Fiquei com uma dó terrível ao ter que migrar para xHarbour e não poder contar com a LLIBG. Optei por usar a GTWVT e claro, não ficou muito bonito não.
Agora imaginem poder contar com tudo o que o xHarbour oferece aliado aos gráficos da LLIBG........
É esperar pra ver.
Por enquanto, o nosso muito obrigado ao Vagner e Cia., e que Deus os ilumine.
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
DLZ
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por DLZ »

Opaaaa.
Também estou nessa !!
Já tentei usar várias das ferramentas gráficas do Xharbour, porém nenhuma delas tem a mesma facilidade e objetividade da LLIBG..
Aguardo anciosamente a disponibilidade dessa lib para Xharbour..
Vida longa ao Wagner !! ehehehhee
Um grande abraço !!
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Pois é, realmente, para quem gostar de fazer na mão, os resultados são os mesmos da LLIBG, ainda tem muito ajuste fino para ser feito, apesar da versão para Linux ser a mais antiga, eu e renato estamos correndo para liber a versão para Windows.

É muito bacana ver os sistemas de LLIBG correndo no xharbour e windows, uma velocidade que só.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Responder