Instalacao ADS

Fórum sobre Banco de Dados e RDDs para Clipper/[x]Harbour.

Moderador: Moderadores

gilsonpaulo
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Instalacao ADS

Mensagem por gilsonpaulo »

Alguem ja usou e poderia me dar uma luz de como usar o ADS (Advanced Database Server).

Onde coloco os meus dbf, como configurar o prg para achar o servidor, nao tenho a minima ideia de como usa-lo so sei que tenho que incluir o RddSerDefault no prg.

Sei que tenho o Harbour, fivewin e etc, mas preciso saber sobre especificamente o ADS para clipper.

Desde ja agradeço qualquer ajuda.
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Re: Instalacao ADS

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

Inicialmente voce pode configurar seu aplicativo com estas linhas abaixo:

Código: Selecionar todos

#include "fivewin.ch"
#include "ads.ch"

REQUEST _ADS

//----------------------------------------------------------------------------//
function Main()

rddRegister( "ADS", 1 )
rddsetdefault( "ADS" )

SET SERVER LOCAL    // ou AdsSetServerType(7) 
SET FILETYPE TO CDX // ou AdsSetFileType(1) 

USE Clientes // Open any DBF...

OrdSetFocus("NOME") // Segunda TAG em Clientes.cdx
go top

Browse() // Browse do Fivewin
USE

return nil
Outro exemplo:

#include "fivewin.ch" 
#include "ads.ch" 

function Main() 

RddRegister( "ADS", 1 ) 
   AdsSetServerType( ADS_LOCAL_SERVER )  // 1 
   USE CUSTOMER NEW SHARED VIA "ADSCDX"  // or "ADSNTX" or "ADT" 
   BROWSE() 

return nil 
Para a configuração de compilação voce deverá linkar a RddADS.lib e Ace32.lib (da pasta xharbour\lib).

As DLLs Ace32.dll, AdsLoc32.dll e Axcws32.dll deverão estar na mesma pasta de seu sistema.

Para conseguir a ACE32.LIB é necessário usar um utilitario do Borland C++ 5.5, o IMPLIB.EXE para gerar a LIB a partir da DLL.

implib.exe ace32.lib ace32.dll
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
gilsonpaulo
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por gilsonpaulo »

Obrigado, vou testar aqui...
geniais
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por geniais »

Ola pessoal, estou pegando carona na duvida do colega...
a pergunta é : como usar o ads com o clipper, no exemplo que foi postado vi fivewin.ch, , e no clipper ?
onde consigo o rdd do ads para clipper ? (clipper 5.2)
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

Nem lembro mais mas se não me engano até a versão 6 sej apossivel agrega-la ao Clipper apenas anexando na compilação a ACE32.lib, mas ainda acho melhor voce dar uma consultada no site do produtor.

Era necessário ter o servidor ADS ativo e configurado e acessa-lo via IPX ou TCP-IP usando os métodos:

IPX:

BLINKER FI SUAAPP.OBJ, DBFNTXAX.OBJ SEARCH BLXCLO52 LIB AXSBCOMM, DBFAXS, CLIPPER, TERMINAL, EXTEND BLINKER EXE DUAL
TCP-IP:

BLINKER FI SUAAPP.OBJ, DBFNTXAX.OBJ SEARCH BLXCLO52 LIB AXIPBCOMM, DBFAXS, CLIPPER, TERMINAL, EXTEND BLINKER EXE DUAL
Alem de agregar os DBFNTXAX.CH ou DBFCDXAX.CH nos .PRGs.

De uma pesquisada e saiba mais...
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Eros
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Instalacao ADS

Mensagem por Eros »

E na pratica, como vai funcionar o ADS ? Vou deixar meus DBF´s numa pasta la no servidor, instala-se o ADS 6.0 no servidor, configura, depois configura a aplicaçao clipper para, recompila e ja vai acessar os mesmos DBF´s de antes ?
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Instalacao ADS

Mensagem por JoséQuintas »

O ADS é dividido em duas partes:
A parte que vai no programa é grátis pra qualquer linguagem, incluindo Clipper.
A outra parte é o servidor, essa sempre foi paga. Existe uma versão grátis, mas limitada a 5 usuários.
Com a RDD, o programa Clipper conversa com o programa ADS do servidor, onde está a base de dados.
Parece que em Windows 98 precisa de uma terceira parte, que é um programa ADS servindo de intermediário entre o terminal e o servidor.

Para o programa Clipper é indiferente, basta compilar a rdd, selecionar por rddsetdefault() e pronto.
Mesmo se for pra acesso via IP, no Clipper não faz diferença.
O trabalho será feito pelo cliente e servidor ADS.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Eros
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Instalacao ADS

Mensagem por Eros »

Então a parte que é gratis que o pessoal anda falando na internet, é a parte do cliente, que pode ser usada normalmente. A parte do servidor tem que comprar licença ?

Mas para servidor netware novell 3.12 tem servidor ADS para instalar ? Ja que o ambiente não é grafico no servidor e quase tudo hoje é para instalar em ambiente grafico ?

Entao na minha aplicação, bastará eu compilar a RDD junto e referenciar no meu fonte a RddSetDefault e mais nada ?

O restante da programação, como gravaçao de registros, consultas, pesquisas, exclusão, nao preciso mudar nada ?

E voce tem ideia de quanto custaria a licença do ADS para servidor ? Pelo que pesquisei, no meu caso, precisaria do ADS 6.0 que nao é mais vendido pela sybase. Sera que compraria de terceiros ?

Apenas nas estações desta rede é que se usa windows 98/xp, coisa que acredito, para o programa clipper ja compilado com as funções do ADS nao faz diferença alguma, pelo que entendi. OU nas estações tambem precisa instalar o cliente do ADS ?

E essa versão gratis do servidor para 5 usuarios, onde poderia conseguir ? Pelo menos com ela, serviria para eu conhecer e aprender a trabalhar com ADS.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Instalacao ADS

Ainda mostra servidor pra netware.
Vai ter que dar uma pesquisada.
Infelizmente não é barato, mas dependendo do caso vale a pena.

http://www.sybase.com/products/database ... &vid=79924
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

Linguagemclipper
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Instalacao ADS

Mensagem por Linguagemclipper »

Onde eu acho essa parte do servidor grátis até 5 conexões?

Achei a ace32.dll e axcws32.dll aqui, mas não tem a ADSLOC32.DLL... onde pego ela?
http://www.ciber-tec.d2g.com/ads/demos
Usando xHarbour v1.2.3 Rev. 10264 + BCC 5.8, Elchs' LetoDBf, DBFCDX e SIBRA para imprimir relatórios.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Instalacao ADS

ADS LOCAL é uso SEM SERVIDOR.
Eu baixava o ODBC e fazia por ADO, usando SQL.
Mais rápido do que acessar pelo método tradicional.
Isso não precisava de licença.

Fui olhar agora, e parece que sumiu do mapa.
José M. C. Quintas

Eros
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Instalacao ADS

Mensagem por Eros »

Eu tentei usar o ADS a muito tempo atrás, mas o pessoal não dava suporte, não oferecia material pra você aprender a usar a ferramenta, só falavam em dinheiro. Queriam te vender algo que você não conhecia e precisava aprender, precisava conhecer para analisar se seria viável. Não era questão de pirataria, era questão de receber um suporte para que conhecesse a ferramenta afim de usá-la, já que não se encontra na internet quase ninguém que domine essa ferramenta e possa ajudar a quem gostaria de usar o ADS.

Diante desse comportamento complicado do pessoal do ADS, desisti e fui usar mysql.

É dificil uma boa parceria, quando apenas um dos lados é parceiro.
alxsts
Colaborador
Colaborador

Instalacao ADS

Mensagem por alxsts »

Olá!
JoséQuintas escreveu:Fui olhar agora, e parece que sumiu do mapa.
Continua lá, link para download no no primeiro link (tópico) abaixo
https://pctoledo.org/forum/viewto ... t=adslocal
https://pctoledo.org/forum/viewto ... al#p144650
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Instalacao ADS

Eros escreveu:Eu tentei usar o ADS a muito tempo atrás, mas o pessoal não dava suporte, não oferecia material pra você aprender a usar a ferramenta, só falavam em dinheiro
Na época que testei, havia representante no Brasil.
Recebi todo suporte, sem ter comprado NADA, pra usar o ODBC com uso local GRÁTIS.

Uma vez recebi email da empresa americana do ADS oferecendo o livro/manual grátis.
Respondi que eu queria, achando que era conversa fiada.
Pois me enviaram o livro, de mais de 1.000 páginas.
Totalmente grátis.

ADS LOCAL é igual Clipper/Harbour, pode usar em rede, mas não precisa servidor específico.
Na época usei Visual Basic 6, com ADS Local e comandos SQL, acessando simultâneo com Clipper 5.2 E e SIXCDX.
Na época o limite eram 20 usuários com o ADS Local GRÁTIS.
Pra usar remoto, via terminal remoto, precisava uma configuração a mais, também me informaram qual era.

Então, recebi a ajuda que precisei, e até o livro/manual de milhares de páginas.
Acho que ainda tenho ele por aqui, não é certeza.
José M. C. Quintas

Linguagemclipper
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Instalacao ADS

Mensagem por Linguagemclipper »

Eu quero rodar o ADS na rede local mesmo, mas não quero que o aplicativo fique na mesma pasta dos DBFs e CDXs.
Não entendo esses termos de ADO, ODBC... mas, quero aprender o "ABC".
Não quero mudar meu fonte todo para se adequar a isso. Uso uma função minha ABREDBF() para abrir DBF e outra LOCKREG() para bloquear o registro que pode facilitar qualquer modificação necessária, mas além disso seriam muitos programas para alterar...
Futuramente, se o programa puder se conectar via internet ao banco de dados, ótimo, mas não é prioridade agora para mim.
Pretendo encontrar uma solução prática e gratuita, agradeço a ajuda.
Usando xHarbour v1.2.3 Rev. 10264 + BCC 5.8, Elchs' LetoDBf, DBFCDX e SIBRA para imprimir relatórios.
Responder