Impressao Clipper em Impressoras USB
Moderador: Moderadores
Impressao Clipper em Impressoras USB
Olá Pessoal,
Estou precisando imprimir em algumas impressoras com porta USB, e nao consigo no clipper já que este só imprime em portas LPT,
Qual seria o caminho das pedras para solucionar este problema,
e seria esta solução a mesma solução para imprimir em impressoras com protocolo so windows tipo canon bjc 1000.
Desde já antecipo meus agradecimentos,
Narlem G. A. Santos
Estou precisando imprimir em algumas impressoras com porta USB, e nao consigo no clipper já que este só imprime em portas LPT,
Qual seria o caminho das pedras para solucionar este problema,
e seria esta solução a mesma solução para imprimir em impressoras com protocolo so windows tipo canon bjc 1000.
Desde já antecipo meus agradecimentos,
Narlem G. A. Santos
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Caro narlem, antes de postar novos tópicos é importante da sua parte que faça uma procura de mensagens sobre este seu assunto no menú acima na opção "Busca". Pois este assunto ja foi extensamente abordado.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
O caminho pra impressão através das portas USB passa necessariamente pelo redirecionamento da sua impressão para um arquivo. Este será então transferido para o spooler do Windows através do programa (é sempre um programa externo - o Clipper não faz isso) utilizado. Há várias alternativas, sendo algumas pagas e outras grátis. Veja esta, que é a mais "discreta" (tem-se a impressão de ser uma função Clipper - você não vê o programa externo). Para as demais, pesquise pelo termo USB no link de pesquisa do fórum.Estou precisando imprimir em algumas impressoras com porta USB
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
---
---
- sygecom
- Administrador

- Contato:
narlem, migre sua app para xharbour que é o melhor que vc tem a fazer, suas limitações se acabam alem do mais que vc pode dar um visual grafico para sua app tmb. isso tudo usando o jeitão do clipper de programar se prescissar de algumas dica para xharbour e até uns exemplos pode postar na sessão xharbour que lhe dou uma ajuda.
Abraços
Leonardo Machado
Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
O melhor que se tem a fazer é analisar as alternativas disponíveis e decidir por si próprio o que há de melhor a se fazer.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
-
Ivone Lopes da Silva
- Colaborador

- Curtiram: 1 vez
USB novamente
Oi gente. Boa tarde.
Preciso da ajuda de voces do forum mais uma vez. E desde já agradeço.
É o seguinte: Um amigo meu tem um programa em clipper, cujo o programador sumiu e ele pediu para que eu fizesse outro. Só que vai demorar pra eu fazer.Ele esta usando esse programa em um notebook e gostaria de saber se tem como eu capturar o relatório a ser impresso para poder direcionar para a USB já que o programa manda direto para pararela e não cria um arquivo texto para impressãoe eu não tenho acesso aos fontes.
A algum tempo atras vi alguma coisa aqui, mais procurei na busca e não consegui encontrar.
Grata pela atenção
Ivone
Preciso da ajuda de voces do forum mais uma vez. E desde já agradeço.
É o seguinte: Um amigo meu tem um programa em clipper, cujo o programador sumiu e ele pediu para que eu fizesse outro. Só que vai demorar pra eu fazer.Ele esta usando esse programa em um notebook e gostaria de saber se tem como eu capturar o relatório a ser impresso para poder direcionar para a USB já que o programa manda direto para pararela e não cria um arquivo texto para impressãoe eu não tenho acesso aos fontes.
A algum tempo atras vi alguma coisa aqui, mais procurei na busca e não consegui encontrar.
Grata pela atenção
Ivone
Existem várias soluções para impressão pela porta USB. Mas todas (creio eu) necessitam que a impressão seja direcionada para um arquivo. Como os fontes não devem estar disponíveis para alteração, não será possível alterar o programa.
Entretanto, ainda assim, pode-se criar um workaround por meio de um programa que capture a saída da LPT e a armazeze num arquivo, no estilo do velho programa P2F (tenho no meu site). Mas não será nada tão transparente como poderia ser. Capturada a saída, pode-se então usar um dos programas que monitoram diretórios e imprimem esses arquivos. Para isso existem o PageScript, o PRWin e mais algum outro que não me lembro no momento. Os dois que citei são pagos.
Não consigo me lembrar se existe, mas creio que há um programa que pode tornar isso realmente transparente, capturando a porta LPT e enviando o conteúdo diretamente para o spooler do Windows. Mas não me lembro (sem dormir há dois dias, meus neurônios já ameaçam uma greve). Mas se não existir, ainda assim é bem possível de ser feito, e relativamente fácil de ser implementado. Mas, ...
Entretanto, ainda assim, pode-se criar um workaround por meio de um programa que capture a saída da LPT e a armazeze num arquivo, no estilo do velho programa P2F (tenho no meu site). Mas não será nada tão transparente como poderia ser. Capturada a saída, pode-se então usar um dos programas que monitoram diretórios e imprimem esses arquivos. Para isso existem o PageScript, o PRWin e mais algum outro que não me lembro no momento. Os dois que citei são pagos.
Não consigo me lembrar se existe, mas creio que há um programa que pode tornar isso realmente transparente, capturando a porta LPT e enviando o conteúdo diretamente para o spooler do Windows. Mas não me lembro (sem dormir há dois dias, meus neurônios já ameaçam uma greve). Mas se não existir, ainda assim é bem possível de ser feito, e relativamente fácil de ser implementado. Mas, ...
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Re: USB novamente
Como disse o Maligno, a idéia de capturar a impressão para arquivo seria a solução para seu caso. Uma das formas seria cadastrar uma impressora padrão EPSON ou do padrão em que a aplicação Clipper faz. Seria então questão de alterar a saída da impressão para ARQUIVO. Isso através do SO Iniciar/Configurações/Impressoras na aba PORTAS. Depois disso seria questão de monitorar a pasta onde o arquivo será gravado. O USB.EXE ou HWUSB.EXE do Heveraldo pode ser usado de forma "STAND BY". Existe um temporizador desses aplicativos que dá para aumentar o tempo e dar tempo suficiente para a criação do arquivo. Faça um teste e nos diga se deu certo.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
IMPRESSÃO EM REDE - USB
Boa noite,
Atualmente imprimo meus relatorios em um impressora matricial localizada em uma estação da rede. Utilizo o
NET USE LPT1 \\MAQUINA\IMPRESSORA, esta impressora esta sendo substituida por uma impressora USB. Como imprimir em rede, utilizando a porta USB?
Muito obrigado!
Vinicius
Atualmente imprimo meus relatorios em um impressora matricial localizada em uma estação da rede. Utilizo o
NET USE LPT1 \\MAQUINA\IMPRESSORA, esta impressora esta sendo substituida por uma impressora USB. Como imprimir em rede, utilizando a porta USB?
Muito obrigado!
Vinicius
A melhor solução, a meu ver, é direcionar a saída da impressão para arquivos e recorrer a um dos programas que imprimem por arquivo. Esse assunto já foi discutido diversas vezes no fórum, inclusive recentemente. Use o mecânismo de busca para encontrar os tópicos.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
Como vc não tem os fontes, fica complicado acertar a impressão, mas vamos tentar algo:
1 - Verifique se a sua impressora imprime modo texto ou só modo gráfico. Se for só modo gráfico, o que vou colocar abaixo não funciona.
2 - Compartilhe a impressora USB.
3 - Capture a LPT1 para essa impressora.
É uma POG medonha, mas já funcionou.
1 - Verifique se a sua impressora imprime modo texto ou só modo gráfico. Se for só modo gráfico, o que vou colocar abaixo não funciona.
2 - Compartilhe a impressora USB.
3 - Capture a LPT1 para essa impressora.
É uma POG medonha, mas já funcionou.
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
-
Ivone Lopes da Silva
- Colaborador

- Curtiram: 1 vez
Boa tarde.
Muito obrigada pela ajuda de todos. Estou testando as possibilidades. Compartilhando a impressora eu não consegui imprimir nada, devo ter feito algo errado.Com o DOSPRINTER OU USB eu consigo imprimir, o problema é que no notebook eu não estou conseguindo capturar o arquivo para impressão. Assim que peço o relatório no programa da erro e sai do sistema. No outro computador eu consigo normalmente mais no notebook não, e eu preciso é no notebook.
Mais uma vez obrigada.
Ivone
Muito obrigada pela ajuda de todos. Estou testando as possibilidades. Compartilhando a impressora eu não consegui imprimir nada, devo ter feito algo errado.Com o DOSPRINTER OU USB eu consigo imprimir, o problema é que no notebook eu não estou conseguindo capturar o arquivo para impressão. Assim que peço o relatório no programa da erro e sai do sistema. No outro computador eu consigo normalmente mais no notebook não, e eu preciso é no notebook.
Mais uma vez obrigada.
Ivone
- Gilberto M Silva
- Usuário Nível 3

- Contato:
Re: IMPRESSÃO EM REDE - USB
Vinicius, eu uso o dosimprime da DATAPROL é simples de usar ele tem um help que mostra como usar acesse o site www.dataprol.com.br e baixe o dosimprime.
Gilberto[]
A cada conversasão realizada conquistamos mais amigos, isto é um lucro inestimável
Clip5.2 DBFCDX
marcolinosilva@click21.com.br gmarcolinosilva@hotmail.com / Skype:gilberto.marcolino
A cada conversasão realizada conquistamos mais amigos, isto é um lucro inestimável
Clip5.2 DBFCDX
marcolinosilva@click21.com.br gmarcolinosilva@hotmail.com / Skype:gilberto.marcolino
Re: IMPRESSÃO EM REDE - USB
Eu uso o NODOSIMP, monto o relatório em arquivo e mando para impressora padrão do windows.
OBS. Acho que algum dos moderadores deveria compilar um lista do que já foi postado sobre isso e colocar como tópico fixo. Toda semana aparece alguem perguntando sobre isso.
OBS. Acho que algum dos moderadores deveria compilar um lista do que já foi postado sobre isso e colocar como tópico fixo. Toda semana aparece alguem perguntando sobre isso.
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"