Direcionamento de impressão
Moderador: Moderadores
-
Arthur G Cabral
- Usuário Nível 1

Caros amigos
estou com o sistema rodando em baixo do XP e em maquinas com 98 ainda
o sistema de bar e restaurante com isto dependendo do que for pedido a impressão vai para uma inpressora LPT3, LPT4 ....LPTn
no 98 funciona redondinho mas no XP use a configuração das portas com o NET USE
problema
quando estou usando XP e mando imprimir a impressão é direcionada para um arquivo xxx.PRN
estou usando
set printer to LPT3
set printer on
@ .............
set printer to
alguem pode me ajudar agradeço antecipadamente
arthur g cabral
estou com o sistema rodando em baixo do XP e em maquinas com 98 ainda
o sistema de bar e restaurante com isto dependendo do que for pedido a impressão vai para uma inpressora LPT3, LPT4 ....LPTn
no 98 funciona redondinho mas no XP use a configuração das portas com o NET USE
problema
quando estou usando XP e mando imprimir a impressão é direcionada para um arquivo xxx.PRN
estou usando
set printer to LPT3
set printer on
@ .............
set printer to
alguem pode me ajudar agradeço antecipadamente
arthur g cabral
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Arthur, só me explica o por quê de tantos direcionamentos. Eu até entendo certas situações com até duas impressoras.Arthur G Cabral escreveu:dependendo do que for pedido a impressão vai para uma inpressora LPT3, LPT4 ....LPTn
Você menciona que no WIN98 funciona bem, seria porque você estaria capturando com NET USE ?. Ja tentou outra forma de capturar a impressora diretamente com a função NETREDIR da CT.LIB ? Com a qual você pode capturar em qualquer porta e funciona bem em XP.
Você aqui menciona que é criado um arquivo de impressão, no entanto abaixo você exemplifica com SET PRINTER TO LPT3, não entendí ?. Por acaso quando a estação é WINXP você estaria criando o arquivo PRN e quando WIN98 estarias mandando direto a impressora ?. Se for isso, aconselho SEMPRE criar o arquivo PRN e manda-lo para o spooler seja pelo COPY ("xxx.PRN") TO ("LPT3") ou por outro aplicativo externo, ou pela função -PRINT da biblioteca WAPI.LIB do Maligno.quando estou usando XP e mando imprimir a impressão é direcionada para um arquivo xxx.PRN
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
-
Arthur G Cabral
- Usuário Nível 1

Re: Direcionamento de impressão
Pablo obrigado péla atenção
vou explicar detalhado
meu sistema é de um restaurante que funciona a mas de 13 anos com win98 em clipper e os arquivos em um servidor novell
uso printer server
no caso do win98 na configuração de impressora capturo as impressoras e determino a porta no meu caso uso LPT3 p/cazinha - LPT4 p/Bar e LPT5 p/Balcão pois estão em locais diferentes (restaurante da area de turismo que na alta estação chega a atender mais de 3500 por dia) e tudo OK
como as novas maquinas não estão mas suportando win98 tive de colocar o XP e nele não tenho como na captura de impressão definir a porta pois ele trabaçlha com o caminho da impressora então estou usando um bat antes de chamar o .EXE com os comandos de NET USE para capturar a impressora
no pront do dos quando crio as portas com o NET USE e mando impreção tipo DIR > LPTx TYPE ARQUIVO.TXT > LPTx funciona beleza mas no sistema definoi a porta de saida e passo a imprimir nela e ele direciona para o arquivo LPTx.PRN
e agora ate no win98 esta acontecendo assim:
instalei uma impressora local em LPT1 na maquina A e compartilhe ela, na maquina B capturei a impressora em LPT1 e mando imprimir e imprime normal mas na maquina A onde ela esta instalada o sistema manda para LPT1.PRN e coloco defult e ela imprime
M I S T E R I O
antecipadamente agradeço a atenção e se me puder me ajudar agradeço mas ainda
[]arthur g cabral
vou explicar detalhado
meu sistema é de um restaurante que funciona a mas de 13 anos com win98 em clipper e os arquivos em um servidor novell
uso printer server
no caso do win98 na configuração de impressora capturo as impressoras e determino a porta no meu caso uso LPT3 p/cazinha - LPT4 p/Bar e LPT5 p/Balcão pois estão em locais diferentes (restaurante da area de turismo que na alta estação chega a atender mais de 3500 por dia) e tudo OK
como as novas maquinas não estão mas suportando win98 tive de colocar o XP e nele não tenho como na captura de impressão definir a porta pois ele trabaçlha com o caminho da impressora então estou usando um bat antes de chamar o .EXE com os comandos de NET USE para capturar a impressora
no pront do dos quando crio as portas com o NET USE e mando impreção tipo DIR > LPTx TYPE ARQUIVO.TXT > LPTx funciona beleza mas no sistema definoi a porta de saida e passo a imprimir nela e ele direciona para o arquivo LPTx.PRN
e agora ate no win98 esta acontecendo assim:
instalei uma impressora local em LPT1 na maquina A e compartilhe ela, na maquina B capturei a impressora em LPT1 e mando imprimir e imprime normal mas na maquina A onde ela esta instalada o sistema manda para LPT1.PRN e coloco defult e ela imprime
M I S T E R I O
antecipadamente agradeço a atenção e se me puder me ajudar agradeço mas ainda
[]arthur g cabral
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Entendí Arthur. è um pouquinho complicado a sua situação, mas não é impossível de fazer funcionar. Como eu disse anteriormente, existe uma função da CT.LIB que funciona que uma beleza, chama-se NETREDIR, você a conhece ?. Pois ela te permitirá capturar sempre a LPT2 (digamos) mas caminhos diferenciados. Aliás o que acho que está faltando, é de dentro do seu programa é definir QUEM vai imprimir ONDE. Faça um DO CASE com todas as possibilidades de direcionamentos, conforme o NOME de cada estação. Veja como eu fiz num caso:
Código: Selecionar todos
IF FILE("CAIXA_01.PRN")
VTERM:=UPPER(NETNAME()) // Pega o nome do atual terminal
IF !(VTERM="CREDIARIO_01") // Verifica se não é o terminal onde a impressora está conectada fisicamente
NETREDIR("LPT2","\\CREDIARIO_01\CREDIARIO")
ENDIF
COPY FILE("CAIXA_01.PRN") TO ("LPT2")
ENDIFUm clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
-
Ademir
- Usuário Nível 3

Bom dia amigo Arthur ! Se me permite uma opinião, altere suas rotinas de impressão desta forma:
set device to printer
set printer to LPTn
@ L,C ....
set printer to
set device to screen
Talvez o seu problema resida no fato de no bat o netuse não ter sido concluido com exito. Por isso, a criação de arquivos LPTn.PRN. Eu tambem utilizo o NetRedir e o NetCancel da CaTools e funciona blz.
set device to printer
set printer to LPTn
@ L,C ....
set printer to
set device to screen
Talvez o seu problema resida no fato de no bat o netuse não ter sido concluido com exito. Por isso, a criação de arquivos LPTn.PRN. Eu tambem utilizo o NetRedir e o NetCancel da CaTools e funciona blz.
-
Arthur G Cabral
- Usuário Nível 1

obrigadoi amigos pelas sugestões vou tentar
quanto a função NetRedir eu não conheço masvou atras
quanto a conclusão docomando net use eu no final antes de abrir o exe faço verificação se foi executado correto
[] a todos e mas uma vez agradeço a atenção
arthur g cabral
quanto a função NetRedir eu não conheço masvou atras
quanto a conclusão docomando net use eu no final antes de abrir o exe faço verificação se foi executado correto
[] a todos e mas uma vez agradeço a atenção
arthur g cabral
[Arthur G Cabral]
Tb tive problemas com o XP não trabalhar com a LPT4 em diante. Não sei se tem como criar mais portas. Se alguem solber, por favor poste a solução.
Não é necessário um arquivo em lote para mapear as LPT´s. Vc pode mapear pelo XP e colocar para reconectar ao efetuar o login. O mapeamento será refeito quando logar a máquina na rede.
O que o Pablo esta mostrando é fazer o mapeamento da LPT2, mudando o caminho on line.
Vc vai usar a impressora da cozinha, mapeia usando o comando CA-Tools para mapear a LPT2 para lá e logo a seguir, usa o mesmo comando para mapear a LPT2 para a impressora do bar. É mais trabalho, mas é uma solução.
[Pablo César]
Qdo vc manda abrir um arquivo com nome LPT2, o SO encaminha o arquivo para a impressora mapeada na porta LPT2. O mesmo vale para qq porta.
O que o Arthur usa para trabalhar, nada mais é do que uma impressão distribuida.
A recepção recebe os pedidos dos clientes do hotel. Conforme o produto/serviço o pedido será impresso na impressora do bar / cozinha / serviços.
Por isso ele precisa das demais LPT funcionando.
Eu cheguei a trabalhar com 5 LPT´s ao mesmo tempo. 3 eram para impressoras termicas. Ficou fantástico o sistema.
Tb tive problemas com o XP não trabalhar com a LPT4 em diante. Não sei se tem como criar mais portas. Se alguem solber, por favor poste a solução.
Não é necessário um arquivo em lote para mapear as LPT´s. Vc pode mapear pelo XP e colocar para reconectar ao efetuar o login. O mapeamento será refeito quando logar a máquina na rede.
O que o Pablo esta mostrando é fazer o mapeamento da LPT2, mudando o caminho on line.
Vc vai usar a impressora da cozinha, mapeia usando o comando CA-Tools para mapear a LPT2 para lá e logo a seguir, usa o mesmo comando para mapear a LPT2 para a impressora do bar. É mais trabalho, mas é uma solução.
[Pablo César]
Qdo vc manda abrir um arquivo com nome LPT2, o SO encaminha o arquivo para a impressora mapeada na porta LPT2. O mesmo vale para qq porta.
O que o Arthur usa para trabalhar, nada mais é do que uma impressão distribuida.
A recepção recebe os pedidos dos clientes do hotel. Conforme o produto/serviço o pedido será impresso na impressora do bar / cozinha / serviços.
Por isso ele precisa das demais LPT funcionando.
Eu cheguei a trabalhar com 5 LPT´s ao mesmo tempo. 3 eram para impressoras termicas. Ficou fantástico o sistema.
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
-
Arthur G Cabral
- Usuário Nível 1

O XP não trabalhar com a LPT4 em diante
este pequeno detalhe é muito importante
pois quando mandava para lpt3 dava error para lpt4 e lpt5 travava o computador
este pequeno detalhe é muito importante
pois quando mandava para lpt3 dava error para lpt4 e lpt5 travava o computador
- ademilson
- Usuário Nível 2

- Contato:
Bom dia!
Tivemos tambem este problema, resolvemos utilizando uma especie de PRWIN, porem, fizemos um, pois ele é pago, direciono o arquivo a ser impresso para a pasta desejada e imprimo com o programa que fica monitorando verificando a existencia deste(s) aquivos. Funciona redondinho...
T+
Tivemos tambem este problema, resolvemos utilizando uma especie de PRWIN, porem, fizemos um, pois ele é pago, direciono o arquivo a ser impresso para a pasta desejada e imprimo com o programa que fica monitorando verificando a existencia deste(s) aquivos. Funciona redondinho...
T+
José Ademilson da Cruz
Gerente de Desenvolvimento Harbour
SG Sistemas de Automação ltda.
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Eu não sabia desta limitação. Mas de todas formas ainda não acho vantagem de utilizar tantas LPTs sendo que uma só serviria como curinga. E quanto ao nome do arquivo, eu seria mais específico dando a saber que aquele arquivo é referente a tal relatório, deduzindo pelo nome. E quanto ao uso do REDIR, seria só fazer uma única função de redirecionamento condicional, de acordo o nome de cada estação. Assim que não vejo muito trabalho em torno, seria apenas chamar a função.Arthur G Cabral escreveu:O XP não trabalhar com a LPT4 em diante
Realmente não tinha pensado este caso. O USB.EXE e HwUSB.EXE do Heveraldo também faz isso. Tem tamb´pem o DOSPRINTER (aquele do olhinho).direciono o arquivo a ser impresso para a pasta desejada e imprimo com o programa que fica monitorando verificando a existencia deste(s) aquivos.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
-
Arthur G Cabral
- Usuário Nível 1

como falei anteriormente o meu cliente é um restaurante e na alta estação chega a atender mas de 3500 pessoas imagine este sufoco em poucas horas (almoço) então presisa tambem de velocidade de impressão
uso impressorar epson matricial e termica de 40 colulas (são as mas rapidas do mercado alem de terem um exelente baffer) pinduradas em printer server na rede (para não depender de espool de micro) toda elas tem o seu caminho \\xxx\xxxx direto e tenho de ser a maneira mas rapida vou testar e passo para todos a melhor solução que eu encontrar
mas uma vez obrigado a todos
uso impressorar epson matricial e termica de 40 colulas (são as mas rapidas do mercado alem de terem um exelente baffer) pinduradas em printer server na rede (para não depender de espool de micro) toda elas tem o seu caminho \\xxx\xxxx direto e tenho de ser a maneira mas rapida vou testar e passo para todos a melhor solução que eu encontrar
mas uma vez obrigado a todos
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Você falou de NOvell, também tem função para capturar impressoras na rede pela mesma biblioteca (CT.LIB), das funções do "Print Queue Management" que constam no NG.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
[Pablo]
vai "abrir" um arquivo chamado LPT2 no prompt e qdo o arquivo for fechado, será enviado para a impressora mapeada na LPT2.
vai "abrir" um arquivo chamado LPT3.PRN no prompt e qdo o arquivo for fechado, será enviado para a impressora mapeada na LPT3.
Não é criar um arquivo com nome para identificar, é usar a porta especifica para imprimir.
Usar o arquivo com nome de dispositivo é comum ao SO.E quanto ao nome do arquivo, eu seria mais específico dando a saber que aquele arquivo é referente a tal relatório, deduzindo pelo nome.
Código: Selecionar todos
set printer to LPT2
set print on
list
set print off
set print toCódigo: Selecionar todos
set alternate to lpt3.prn
set alternate on
...
set alternate off
set alternate toNão é criar um arquivo com nome para identificar, é usar a porta especifica para imprimir.
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Ahhh é ? Criar um arquivo e ao mesmo tempo envia naquela porta ? Não sabia que isso dava para fazer assim. Nunca testei, obrigado GVC pelo seu esclarecimento.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
-
Everton
- Usuário Nível 3

Olá Turma.
Uso o NetRedir e tem me atendido legal, só queria saber com os amigos, se tem algum comando ou função que me mostre qual o direcionamento da impressora na estação, assim
tenho um Net use lpt1: \\computador\impressora /yes no iniciar do computador, e gostaria de pegar essa mapeamento.
ai usaria o que tenho no meu sistema usando o NetRedir, e depois que cancelo o meu mapeamento do sistema, aivo o que estava no inicar do computador.
Alguem teria essa solução pra mim, valeu turma
Uso o NetRedir e tem me atendido legal, só queria saber com os amigos, se tem algum comando ou função que me mostre qual o direcionamento da impressora na estação, assim
tenho um Net use lpt1: \\computador\impressora /yes no iniciar do computador, e gostaria de pegar essa mapeamento.
ai usaria o que tenho no meu sistema usando o NetRedir, e depois que cancelo o meu mapeamento do sistema, aivo o que estava no inicar do computador.
Alguem teria essa solução pra mim, valeu turma
Everton Luiz Penteado
Clipper 5.2b - Blink 7.0
Clipper 5.2b - Blink 7.0