Mas o XP não tem. Ou, não tinha. Acabei de fazer o teste de um programa chamado eBoostr, que traz essa tecnologia pro XP, prometendo, inclusive, alguns recursos a mais do que se encontra no ReadyBoost do Vista.
Usei um penDrive Sandisk U3 Titanium de 2GB, com velocidades de 15MB/s para leitura e 9MB/s para escrita. Realmente. O ganho de velocidade foi bem perceptível. Testei com vários programas. Nos pequenos a carga já é rápida mesmo. Quase não se nota. Mas nos grandes o incremento de velocidade na segunda carga (a primeira carrega o cachê) é perceptível. Inclusive, rodando o Turbo C++ da Borland (é grande paca!!!), a segunda carga foi muito mais rápida e a velocidade de compilação full de um sistema razoavelmente grande também foi visivelmente incrementada. Pra mim, esse programa já faz parte da lista de "imprescindíveis".
Depois vou fazer um teste usando um cartão SD de 1GB da minha calculadora, usando um leitor USB super rápido (150X) que comprei há algum tempo. Aliás, o programa tem o recurso de "soma" de dispositivos. Ou seja, posso usar o penDrive e o cartão SD juntos.
Detalhe chato: o programa não é grátis. Consolo: pra tudo dá-se um jeito.