Impressão na USB com Printer.exe

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

PAULO S
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por PAULO S »

Caros colegas,
Preciso de orientação, principalmente de quem usa o Printer.exe.
Estou imprimindo notas fiscais em formulário contínuo, num notebook com impressora Epson LX-300+II conectada pela USB.
Faço normalmente toda a impressão na nota fiscal. O problema ocorre quando vou imprimir a segunda nota de uma sequência. Porque não consigo configurar para que a próxima nota inicie no local correto. Tentei mudar a configuração do tamanho de papel na impressora, mas sempre inicia um pouco depois do topo da nota.
É um formulário padrão de 11 polegadas. Como consigo resolver esse caso. Aparentemente parece simples, mas já tentei de muitas maneiras e não deu certo, por isso estou recorrendo aos colegas. Quem puder me ajudar, agradeço antecipadamente.
Paulo
Clipper 5.2d/NTX -> xHarbour/CDX
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Conferiu os comandos de configuração de página? Se quiser, tenho alguns manuais no meu site.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Paulo S escreveu:Preciso de orientação, principalmente de quem usa o Printer.exe.
Senão me engano este aplicativo faz impressão em modo gráfico (Opção WIN) e em modo DOS, não é Paulo ?. Qual deles você estaria usando ?. Não que eu seja craque em PRINTER.EXE, mas daria para dar um pequeno exemplo de como você e faz e como está composto seu código ?.

Alias este aplicativo é muito bom, só que eu não achei nada sobre o tamanho de página. Quem sabe fazendo a configuração da própria impressora com respeito ao tamanho da folha, antes de imprimir resolva. Se precisar saber qual é o comando, recentemente postaram um tópico a respeito: viewtopic.php?f=1&t=8255&st=0&sk=t&sd=a#p46326 só que verifique qual seria a quantidade de linha a serem impressas para seu caso em 11 polegadas. Faça um teste de impressão simples para ver se a impressora responde sem a utilização do PRINTER.EXE.

Você possue o MANUAL.TXT desse aplicativo ? Você estaria usando o comando PR-nova ?
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
PAULO S
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Re: Impressão na USB com Printer.exe

Mensagem por PAULO S »

Pablo, creio que a configuração do tamanho do formulário na impressora está correto, porque quando mando avançar a folha usado o painel, posiciona no início da folha de maneira correta.
O problema ocorra quando termino de imprimir a nota fiscal e dou o comando Pr_nova para iniciar uma nova página. O inicio da página fica posicionado uns 20 mm além do esperado. Estou usando o modo WIN porque a impressão está sendo feita pela USB, em modo DOS, parece-me que somente funciona na LPT.
Este problema não ocorre quando trabalho com folha solta, apenas com formulário contínuo. Vou tentar fazer outras configurações...
Paulo
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Certa vez fiz algo parecido e tive um problema, pra não dizer igual, muito semelhante a esse. Era erro meu na rotina que preparava uma nova página. Se quiser postar esse código especificamente, talvez possamos encontrar algo que possa ter-lhe passado despercebido.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Zoc
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Zoc »

Paulo,

O que vc tem usado para enviar a impressão...Ex:
@ 10,10 say ....

@ prow(),pcol() say ...

? ....

Zoc
PAULO S
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por PAULO S »

Zoc,
Os comandos utilizados para impressão são os próprios do Printer.exe:
Ex.:
Pr_fonte(zz,3)
Pr_tam(zz,10)
Pr_texto(zz,400,100,"Imprime este texto")
etc...
O problema está na mudança de página. Quando utilizo o comando Pr_nova, o avanço não está sendo o esperado, isto é, o começo da página seguinte.
Isso só acontece com formulário contínuo (LEX-300+II), nas impressoras Deskjet ou Laser funcionam normalmente com folhas soltas.
Paulo
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Paulo, você deu exemplo de utilizar o "Pr_texto(...)", será que mudando para "Pr_Dos(..)" não daria certo ? experimenta. Outra coisa que tinha para te dizer, caso este comando não dê certo, para você desdobrar o arquivo temporário de impressão que utiliza o PRINTER.EXE ? Sabemos que o PRINTER.EXE utiliza-se do arquivo "IMPRESSO.IMP", isto é gerando esse arquivo com comandos como por exemplo:

pr_texto(zz,V,1,CHR(I)+" nº "+ALLTRIM(STR(I,3,0))) TRADUZ para: TEXTO 0090100001A nº 65 e que acumula nesse arquivo para depois processá-lo. Tente criar um arquivo de forma que desdobre cada NF executando uma a uma, mas antes dê aquele comando que te indiquei para "forçar" o tamanho da página.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Responder