Blz galera....
Kero trabalhar com sql, mas, nao kero ficar pulando de galho em galho(trocando sempre de ferramenta), entao tenho feito testes com Ferramentas como SqlLib e SqlRdd.
E agora kero testar o AdoRdd.
Se alguem puder me dar algumas informaçoes, agradeço.
Ela esta estavel ? Qual a melhor versao pra eu usar ?
Por onde posso começar ?
Alguem poderia ceder algum exemplo de conexao Local e remota, abertura de arquivos ?
Alguma dica pra iniciante ?
Pretendo trabalhar com BD como MySql, PostGres, FireBird e MS SQL Server, ela da conta do recado ?
@braços Ale
Iniciando com ADORDD ???
Moderador: Moderadores
Re: Iniciando com ADORDD ???
Como já ví que vc frequenta o forum espanhol, a melhor dica é olhar o tópico que o A.L. colocou sobre ADORDD.
- Tem menos recursos que o ADO. É um RDD para facilitar o uso. Vc praticamente abre a conecção como um arquivo DBF.
- Vc não pode usar um select muito complexo. Para resolver isso, monte uma view no seu banco.
- Não parecer ter recebido evoluções. O mesmo fonte esta disponível a algum tempo.
- O A.L. recomenda que vc compile o PRG e não use a LIB compilada.
- Junto com o arquivo vem exemplo de acesso ao MYSQL e ACCESS.
- Eu usei para acessa o Oracle e funciona bem. Abrir a conecção é rápido, o acesso é rápido, mas fechar já é um pouco mais lento.
- Eu não tive problemas de instabilidade com o ADORDD.
- Não testei no Oracle, mas no MYSQL tem exemplo de como usar o IP para acessar o banco.
Esta é uma parte do que eu coloquei para testar aqui:
Ah! Esta semana teve uma postagem sobre acesso ADO ao Oracle. É usando RecordSet. Dê uma verificada.
Espero ter ajudado. Boa sorte.
- Tem menos recursos que o ADO. É um RDD para facilitar o uso. Vc praticamente abre a conecção como um arquivo DBF.
- Vc não pode usar um select muito complexo. Para resolver isso, monte uma view no seu banco.
- Não parecer ter recebido evoluções. O mesmo fonte esta disponível a algum tempo.
- O A.L. recomenda que vc compile o PRG e não use a LIB compilada.
- Junto com o arquivo vem exemplo de acesso ao MYSQL e ACCESS.
- Eu usei para acessa o Oracle e funciona bem. Abrir a conecção é rápido, o acesso é rápido, mas fechar já é um pouco mais lento.
- Eu não tive problemas de instabilidade com o ADORDD.
- Não testei no Oracle, mas no MYSQL tem exemplo de como usar o IP para acessar o banco.
Esta é uma parte do que eu coloquei para testar aqui:
Código: Selecionar todos
#include "adordd.ch"
request adordd
procedure proc004
local c_login, c_senha
local getlist := {}
c_login := space(10)
c_senha := space(10)
@ 12,05 say 'Login:' get c_login valid !empty(c_login)
read
if lastkey() = 27
return
end
c_senha := getsecret(c_senha, 13, 05, .T., 'Senha:')
if lastkey() = 27 .or. empty(c_senha)
return
end
select 0
use orac VIA "ADORDD" ORACLE alias test00 table "pln_comprovacao" from "arquivo" user c_login password c_senha
// use orac VIA "ADORDD" ORACLE alias test00 table "pln_comprovacao" from "arquivo" user c_login password c_senha
// query [SELECT * WHERE codiserv = 7748 FROM ]
// query [SELECT * WHERE carga = to_date('] + dtoc(d_env) + [', 'dd/mm/rrrr') and comprovacao is not NULL FROM ]
test00->(dbgotop())
while !test00->(eof())
dispoutat(20, 05, test00->codiserv)
test00->(dbskip())
end
test00->(dbclosearea())
returnEspero ter ajudado. Boa sorte.
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
- Ale SB
- Usuário Nível 3

Blzinha...Gvc, grato pelas dicas....
Entao... o ADORDD do A.L. eu ja testei, a versao 1.5 dele, acima disto tive alguns problemas.
Eu acompanhei e acompanho a evoluçao( q na verdade nao vi muitas) do ADORDD pelo Forum do Linares, mas, depois de ver alguns post por lá, acabei ficando com uma impressao, q o ADORdd do A.L. eh uma excelente ferramenta, tao boa, q qdo ele descobriu isto, deve ter se arrependido de estar distribuindo ela de graça, percebi q o Filé da coisa..ficou na mao da panela por lá....veja bem, nao estou afirmando nada, eh apenas minha opniao, q conclui após ver alguns post com respostas extranhas, ajudas a uns e nao a outros e algumas conversas que eu tive com o pessoal la fora, eh claro q posso estar extremante errado qto a isso, mas, esta eh a impressao q eu tenho.
Por isso gostaria de saber, se por acaso o ADORDD q tem aki nos fontes do CVS do xHabour eh o mesmo q o dele ? Ou tem alguma diferença ?
Ou vcs recomendaria eu trabalhar com soh com ADO ?
Oq eu kero, eh uma ferramenta estavel e boa, onde, eu posso começar um projeto e estuda-la, com a certeza q nao terei q mudar de ferramenta no meio do caminho.
Por isso recorro a experiencia de vcs.
@braços Ale
Entao... o ADORDD do A.L. eu ja testei, a versao 1.5 dele, acima disto tive alguns problemas.
Eu acompanhei e acompanho a evoluçao( q na verdade nao vi muitas) do ADORDD pelo Forum do Linares, mas, depois de ver alguns post por lá, acabei ficando com uma impressao, q o ADORdd do A.L. eh uma excelente ferramenta, tao boa, q qdo ele descobriu isto, deve ter se arrependido de estar distribuindo ela de graça, percebi q o Filé da coisa..ficou na mao da panela por lá....veja bem, nao estou afirmando nada, eh apenas minha opniao, q conclui após ver alguns post com respostas extranhas, ajudas a uns e nao a outros e algumas conversas que eu tive com o pessoal la fora, eh claro q posso estar extremante errado qto a isso, mas, esta eh a impressao q eu tenho.
Por isso gostaria de saber, se por acaso o ADORDD q tem aki nos fontes do CVS do xHabour eh o mesmo q o dele ? Ou tem alguma diferença ?
Oq eu kero, eh uma ferramenta estavel e boa, onde, eu posso começar um projeto e estuda-la, com a certeza q nao terei q mudar de ferramenta no meio do caminho.
Por isso recorro a experiencia de vcs.
@braços Ale
r]Re: Iniciando com ADORDD ???
Eu tenho usado só o ADO, tem mais de um ano, e não me arrependo, só troco o provider, e quando é o caso, troco o tratamento dos campos data, e não preciso mexer em mais nada, pra mudar de um banco pra outro.
O que alguns podem não gostar, é que é tudo feito por sentenças SQL, deixando de lado os append, replace da vida de um clippeiro...
Tem a vantagem de fazer parte da plataforma XP, tem bastante literatura sobre o assunto na internet, não precisa comprar nada de ninguem, e apesar do que dizem, é bastante rapido.
Acho uma otima opção, pra quem está focado na plataforma windows.
Obs: Eu uso ADO com Access, Firebird, Mysql, e Sql Server.
O que alguns podem não gostar, é que é tudo feito por sentenças SQL, deixando de lado os append, replace da vida de um clippeiro...
Tem a vantagem de fazer parte da plataforma XP, tem bastante literatura sobre o assunto na internet, não precisa comprar nada de ninguem, e apesar do que dizem, é bastante rapido.
Acho uma otima opção, pra quem está focado na plataforma windows.
Obs: Eu uso ADO com Access, Firebird, Mysql, e Sql Server.
Ramon A. Körber Jr.
Harbour 3.2 MiniGUI Extended Edition
xDevStudio v0.70 - BCC 5.82 - Lazarus FreePascal
Firebird
AdoDB - ODBC
Windows - Linux
Linux User Number 404280
MSN - ramon15061959@hotmail.com
Skype - ramon15061959
ICQ - UIN 82580595
Harbour 3.2 MiniGUI Extended Edition
xDevStudio v0.70 - BCC 5.82 - Lazarus FreePascal
Firebird
AdoDB - ODBC
Windows - Linux
Linux User Number 404280
MSN - ramon15061959@hotmail.com
Skype - ramon15061959
ICQ - UIN 82580595
Não sei se é a mesma. Só usei o que baixei do forum espanhol.Ale SB escreveu: Por isso gostaria de saber,
se por acaso o ADORDD q tem aki nos fontes do CVS do xHabour eh o mesmo
q o dele ? Ou tem alguma diferença ?
Oq
eu kero, eh uma ferramenta estavel e boa, onde, eu posso começar um
projeto e estuda-la, com a certeza q nao terei q mudar de ferramenta no
meio do caminho.
É um pouco limitada, pelo que ví em relação ao que dá para fazer com o ADO diretamente.
ADORDD é mais fácil de usar, mas não tem todos os recursos do ADO puro.
Veja que o ADORDD retorna um formato parecido com o DBF que nós costumamos usar.
O ADO retorna um RECORDSET, que deve ser trabalhado de forma diferente.
São 2 modos diferentes de trabalhar. Um vc puxa os dados de uma tabela ou uma view. Outro permite que vc monte um select completo e devolve um ponteiro para os dados.
Eu não desenvolvi um projeto inteiro usando ADORDD. Só usei para resolver algumas necessidades daqui do trabalho. Pelo que lembro, do forum espanhol, tem um sujeito aqui de Mairinque-SP que estava usando, mas nunca respondeu a nenhum eMail meu questionando sobre o assunto.
Qto ao projeto mesmo, tb acho que ficou parado. Não vou julgar o mérito sobre ajudar uns e outros. Acho que daria para evolir muito, mas não sabemos quais são as prioridades.
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
- Ale SB
- Usuário Nível 3

Ramon, Gvc....Obrigado pelas Dicas.
O AdoRdd era +- oq eu imaginava entao...nao eh complicado mexer nele, mas, falta muita coisa pra melhorar.
Como ja fiz testes com ADORDD, SqlRdd e SqlLib acho q entao vale a pena testar o ADO tb.
Brigadao mesmo galera....
@braços Ale
O AdoRdd era +- oq eu imaginava entao...nao eh complicado mexer nele, mas, falta muita coisa pra melhorar.
Como ja fiz testes com ADORDD, SqlRdd e SqlLib acho q entao vale a pena testar o ADO tb.
Brigadao mesmo galera....
@braços Ale
r]- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinho, ALe SB
Beleza cara, andei dando uma olhadinha na versão 8.05 da Fivewin e ela vem com ADORDD integrado e pelos testes que fiz com o Harbour 1.1.0(pois sou adepto do mesmo) e não com o xHarbour que vem com ela e esta afinadissima com o TWBrowse e XBrowse e como sei que voce usa Fivewin não custa nada verificar.
Como uso o TWBrowse de terceiro com muitas modificações que eu fiz não pretendo migrar mas vale a diaca.
Beleza cara, andei dando uma olhadinha na versão 8.05 da Fivewin e ela vem com ADORDD integrado e pelos testes que fiz com o Harbour 1.1.0(pois sou adepto do mesmo) e não com o xHarbour que vem com ela e esta afinadissima com o TWBrowse e XBrowse e como sei que voce usa Fivewin não custa nada verificar.
Como uso o TWBrowse de terceiro com muitas modificações que eu fiz não pretendo migrar mas vale a diaca.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.