direcionar lpt1 para arquivo no xp ??

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

adilson
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por adilson »

Pessoal Boa Tarde!

Eu estou trocando o sistema de um cliente, so que ate a conversao final o mesmo estara usando o sistema
em clipper anterior.

Problema :
Preciso direcionar a lpt1 para um arquivo para que o "sistema anterior" ao imprimir um pedido eu possa anexar o mesmo para enviar por email .(ex: pedido de compra direto para a fabrica, nao possuo as fontes do sistema tb)

obs) o sistema esta em apenas uma maquina com impressora (LX300) local nele ...

se alguem puder dar help ! eu como sempre fico agradecido...

[]´s a todos...
Burroughs L3000 (4 kb ram) e B700,Labo 8034-8038 (Basic Nixdorf),Apple II plus,Clipper 5.2e e começando com xharbour 0.99.70
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

nao possuo as fontes do sistema
Ops um pequeno detalhe... assim fica um pouco mais dificil.

Se quiser uma solução paleativa, temporária. Você poderá direcionar toda impressão para arquivo e depois v ocê decide o que fazer com ele, isto é, imprimir, enviar anexo por email, deletá-lo. Por não possuir os fontes, eu poderia recomendar duas soluções:

1. Em propriedades da impressora LX-300, direcione para arquivo. Claro que todas as impresões ã para esse arquivo, portanto seria recomendável você processar esse arquivo toda vez que manda imprimir. Irá também depender da boa vontade do usuário que a toda vez que mandar imprimir, saia do sistema e daí processe o arquivo de impressão. Para automatizar a coisa, você criaria um arquivo BATCH:

Código: Selecionar todos

@ECHO OFF
REM O direcionamento da saída de impressão faça com nome pre-definido na pasta onde se encontra o sistema
CD\SISTEMA
PROGRAMA.EXE
IF EXIST ARQUIVO.PRN PROCESSA.EXE
Nesse aplicativo PROCESSA.EXE, você irá criar a sua rotina de impressão e de envio para email do arquivo ARQUIVO.PRN e depois deletar o arquivo (se quiser).

2. Existe um aplicativo que funciona através da linha de comando chamado PRN2FILE.COM que também direciona a saída de impressão. Se quiser pode fazer download do site do Maligno http://pub.buzinello.com/tools/prn2file.zip. Neste caso você também faria um arquivo BATCH, só que antes de chamar seu PROGRAMA você chama este aplicativo e depois de processado, você redireciona a impressão para a impressora novamente, a fim de que outras aplicações funcionem normalmente.

Em ambos os casos precisará que o usuário saia do PROGRAMA sempre que executar para impressão do relatório.

Claro que a coisa irá fica dificil quando existem vários relatórios sendo executados pelo sistema "anterior". Na minha opinião, eu tentaria conseguir os fontes ou até fazer eng.reversa utilizando-se do valkyrie, ou algo assim.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
adilson
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Re: direcionar lpt1 para arquivo no xp ?? (resolvido)

Mensagem por adilson »

Ola Plabo !
Experimentei o utilitario lpt2file e deu certo, vou usa-lo pois falta pouco para a entrega de meu sistema!

obrigado pela ajuda .. valeu...

[]´

:-Y
Burroughs L3000 (4 kb ram) e B700,Labo 8034-8038 (Basic Nixdorf),Apple II plus,Clipper 5.2e e começando com xharbour 0.99.70
adilson
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Re: direcionar lpt1 para arquivo no xp ??

Mensagem por adilson »

Prezado Plabo , com referencia ao ultilitario "lpt2file.com" tive que inserido no autoexec.nt para que o mesmo
pudesse subir para memoria alta , porque de outra forma, por exemplo , chamando o antes do atalho do sistema
o mesmo nao funcionava, so falta agora descobrir um meio de retira-lo da memoria "unload" para nao ter que retira-lo (via bat) e depois reiniciar a maquina ...

[]´s
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Se você estiver usando kernel NT (W2K/XP/Vista), assim que a sessão DOS morrer, o LPT2FILE morre também. Mas se for não-NT (deve ser isso, já que você comentou sobre UMB), mesmo que não instalado em memória alta, dependendo do que foi executado depois dele, não será possível removê-lo. Agora, se ele estiver em UMB, se não me falha a memória, não tem mesmo como removê-lo, nem desabilitá-lo.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Adilson escreveu:Prezado Plabo , com referencia ao ultilitario "lpt2file.com" tive que inserido no autoexec.nt para que o mesmo pudesse subir para memoria alta
Ei man ! My name is Pablo not Plabo... (segunda vez que errou meu nome) hihihihi

"lpt2file.com" ? Não sei se você está falando do mesmo utilitário que eu te indiquei, mas se quiser fazer o download completo do PRN2FILE tem neste site aqui http://homepages.rootsweb.ancestry.com/ ... 2file.html com maior texto explicativo e inclusive com o manual sobre os parâmetros que utiliza, podendo baixá-lo aqui: http://homepages.rootsweb.ancestry.com/ ... n2file.zip

Pelo que lí dá para desinstalar sim. Teria duas formas através da linha de comando:

1. Utilizando PRN2FILE /U e se por ventura não for possível, digamos porque outro aplicativo (residente) estaria utilizando a mesma interrupção, irá dar uma mensagem de impossibilidade.
2. Apenas utilizando PRN2FILE sem parâmetro, também desabilita o direcionamento à arquivo. Isto é retorna a funcionabilidade na impressora LPT1, LPT2 e/ou LPT3

No manual também esclarece que mesmo não possuindo a LPT2 ou LPT3, isto é, não tem impressora alguma instaladas nessas portas, o PRN2FILE.COM pode capturar igual a LPT2 e LPT3 se for necessário. Isso possibilita direcionar para LPT2 um impressão diferenciada que precise de gerar em arquivo txt e mantendo a LPT1 sem alterações.
Capturando a LPT2 para arquivo e mantendo a LPT1 para impressora, permitiria mandar relatório na impressora na LPT1 e outros relatórios em arquivo (a ser processados) em LPT2, por exemplo.

Adilson você disse que colocou no AUTOEXEC.NT, eu pergunto: após reinicializar o PC, o aplicativo é carregado mesmo através do AUTOEXEC.NT ?
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
adilson
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Re: direcionar lpt1 para arquivo no xp ??

Mensagem por adilson »

Pablo bom dia ! , sim colocoquei dentro do autoexec.nt
ex:

lh %SystemRoot%\system32\dosx
lh %SystemRoot%\system32\lpt2file lpt1=\pasta\pedidos.prn
o mesmo ficou residente ,por ora nao conseguir remove-lo sem mudar via bat o autoexec e reiniciar a maquina

[]´s
Responder