Performance! Qual o melhor "aproach" na opniao de vcs?
Moderador: Moderadores
-
Eduardo Borio
- Usuário Nível 1

Antes de qlqer coisa agradeco a todos do forum, sempre tiro duvidas lendos seus posts.
Estou com um problema de performance em redes com Windows 9.x XP ...
Todas a maquinas sao com configuracoes boas.
Utilizo: Clipper 5.2e , blinker 7 extendido,DBFNTX(estou mudando pra SIX, mas ainda nao testei nos clientes),
se eu usar apenas o SIXNTX, melhora alguma coisa?
Crio apenas uma atalho na estacao, pra rodar o aplicativos.
Gostaria de saber, na opniao de vcs qual seria a melhor implementacao?
Terminal Services?
Instalar o sistema em cada estacao e usar os DBFs no server?
Apenas os atalhos?
Ooutras q desconheco?
Obrigado.
Abracos.
Estou com um problema de performance em redes com Windows 9.x XP ...
Todas a maquinas sao com configuracoes boas.
Utilizo: Clipper 5.2e , blinker 7 extendido,DBFNTX(estou mudando pra SIX, mas ainda nao testei nos clientes),
se eu usar apenas o SIXNTX, melhora alguma coisa?
Crio apenas uma atalho na estacao, pra rodar o aplicativos.
Gostaria de saber, na opniao de vcs qual seria a melhor implementacao?
Terminal Services?
Instalar o sistema em cada estacao e usar os DBFs no server?
Apenas os atalhos?
Ooutras q desconheco?
Obrigado.
Abracos.
Usar SIX (CDX ou NSX - não NTX), que é um índice composto e compactado, já vai melhorar bastante suas pesquisas. Instalar um EXE em cada estação não vai produzir ganho significativo. O gargalo é sempre com o próprio DBF, que é de uso local. Ou seja, uma simples indexação faz o arquivo de dados trafegar inteiro pela rede. Logo, se o problema de performance que você tem envolve o uso de várias estações, sugiro uma migração para a arquitetura cliente/servidor. A diferença de performance é brutal. Além do quê, um dia você terá de migrar. Por que não já? Em termos de acesso a dados é essa minha opinião.
Claro que a performance como um todo pode envolver vários fatores. Talvez você tenha uma rede mal configurada. Talvez você tenha um problema de hardware e/ou software e nem sabe. São várias hipóteses.
Claro que a performance como um todo pode envolver vários fatores. Talvez você tenha uma rede mal configurada. Talvez você tenha um problema de hardware e/ou software e nem sabe. São várias hipóteses.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
---
---
-
Eduardo Borio
- Usuário Nível 1

Re: Performance! Qual o melhor "aproach" na opniao de vcs?
Entendi... Mas é este o caso, estamos reescrevendo todos os sistemas usando Windows Forms C# com nHibernate e SQL(todos bancos que o Hibernate suporta). Mas vai levar mais 9 meses pra ficar pronto.
O que queremos é dar uma sobrevida ao sistema em clipper, pois as reclamações são muitas.
E tbm é terrivel manter um sistema em linguagem estruturada,onde a duplicação de codigo é uma das principais desvantagens.É claro que existem vários padrões de desenvolvimento para ajudar, mas ainda assim não chega nem perto do mundo OO.
Muito Obrigado pela resposta, vai ajudar e muito.
Abracos.
O que queremos é dar uma sobrevida ao sistema em clipper, pois as reclamações são muitas.
E tbm é terrivel manter um sistema em linguagem estruturada,onde a duplicação de codigo é uma das principais desvantagens.É claro que existem vários padrões de desenvolvimento para ajudar, mas ainda assim não chega nem perto do mundo OO.
Muito Obrigado pela resposta, vai ajudar e muito.
Abracos.
Então, uma vez que já que estão migrando, como alternativa pra dar um "alívio" para os clientes, sugiro o uso de um índice composto CDX ou NSX. Já vai melhorar e muito as pesquisas de dados.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
-
Eduardo Borio
- Usuário Nível 1

Legal, tomara que não tenha que mudar muito codigo. Aproveitando, quase todo o sistema usa DbSetOrder, dbsetfilter, dbseek etc. terímos que trocar (ou reescrever com base na SIX) essas funcoes pra usar NSX pra ganhar performance? ou só o driver já ajuda legal?
pq pelo que vi no help, existem inumeras funções.
Valeu mais uma vez.
Grato.
pq pelo que vi no help, existem inumeras funções.
Valeu mais uma vez.
Grato.
Uso do SIX
Além de linkar o driver, alguns antigos comandos de manipulação de índices são trocados pelos da SIX. Mas é coisa simples. Por exemplo: onde você tiver um INDEX qualquer, você inclui o header da biblioteca e pronto. É só recompilar.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
-
Eduardo Borio
- Usuário Nível 1

- sygecom
- Administrador

- Contato:
Eduardo, opcionalmente vc pode compilar esse seu sistema CLIPPER em xharbour usando CDX que vai ter um desempenho bem melhor.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
-
Eduardo Borio
- Usuário Nível 1

Consegui migrar um dos sistemas usando BCC55 e Xharbour, até que foi bem rápido só adicionei o function em cada modulo e biblioteca de funções. O problema é que o sistema compilado em Xharbour está simplesmente dando "crash" e cada vez em uma parte diferente do sistema.(tentei com aXHB 1.00 e outras ateriores, todas dão o mesmo problema.
Talvez alguma lib não seja 100% compatível sei la, uso muito a ctp.lib e Tbrowser em clipper. Mas sinceramente não sei onde procurar pelo erro.
Valeu pela dica.
Vou experimentar tudo o que eu puder heheh.
Obrigado mais uma vez.
Talvez alguma lib não seja 100% compatível sei la, uso muito a ctp.lib e Tbrowser em clipper. Mas sinceramente não sei onde procurar pelo erro.
Valeu pela dica.
Vou experimentar tudo o que eu puder heheh.
Obrigado mais uma vez.
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinho
Tanto no SIX como CDX voce poderá aumentar a performance das filtragem em muitos% usando SCOPE.
Quando precisei melhorar meu sistema com .NTX eu não via alteranativa a não ser usar .CDX mas axigia um certo trabalho que eu não estava acostumado e descobri SUBNTX e usei-o por anos.
Quando então passei a usar 5.3, Blinker 7 e CDX ja tinha know-how no uso de escopos e fazer um sistema usando este esquema foi super fácil.
Além do que quanto pode enfiar 20 indices em um unico arquivo e levar para a memória somente 2 por abertura isto me levou aos céus.
Ainda uso .CDX, escopos e o real problema de qualquer sistema, seja Texto, Windows ou qualquer outra plataforma é o tempo de resposta das filtragens.
Faça testes usando escopos no lugar de set filters.
Tanto no SIX como CDX voce poderá aumentar a performance das filtragem em muitos% usando SCOPE.
Quando precisei melhorar meu sistema com .NTX eu não via alteranativa a não ser usar .CDX mas axigia um certo trabalho que eu não estava acostumado e descobri SUBNTX e usei-o por anos.
Quando então passei a usar 5.3, Blinker 7 e CDX ja tinha know-how no uso de escopos e fazer um sistema usando este esquema foi super fácil.
Além do que quanto pode enfiar 20 indices em um unico arquivo e levar para a memória somente 2 por abertura isto me levou aos céus.
Ainda uso .CDX, escopos e o real problema de qualquer sistema, seja Texto, Windows ou qualquer outra plataforma é o tempo de resposta das filtragens.
Faça testes usando escopos no lugar de set filters.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
-
Eduardo Borio
- Usuário Nível 1

Tranquilo, já consegui adaptar o sistema pra usar NSx e/ou CDX. Agora vem a parte que da mais trabalho, que é mudar todos os lugares onde tem setfilter.
Não puder perceber uma melhora somente trocando os indices(mas ainda não testei em rede). E tbm percebi que o tamanho dos NSX, é extamente o mesmo dos NTX, mas claro o NSX tem todas as tags no mesmo arquivo. Então todos os NTX somados da o tamanho do NSX. O bom é que economizamos file handles.
Em se tratando de ambiente Windows, geralmente é usado Cliente/Servidor onde buscamos somente os registros que queremos pela rede, ao contrario de abrir um .Dbf inteiro e depois filtrar.
Obrigado pelas dicas.
Abraços. vlws.
Não puder perceber uma melhora somente trocando os indices(mas ainda não testei em rede). E tbm percebi que o tamanho dos NSX, é extamente o mesmo dos NTX, mas claro o NSX tem todas as tags no mesmo arquivo. Então todos os NTX somados da o tamanho do NSX. O bom é que economizamos file handles.
Em se tratando de ambiente Windows, geralmente é usado Cliente/Servidor onde buscamos somente os registros que queremos pela rede, ao contrario de abrir um .Dbf inteiro e depois filtrar.
Obrigado pelas dicas.
Abraços. vlws.
-
Eduardo Borio
- Usuário Nível 1