Bematech não fiscal (serial)

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Wind
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Wind »

Tenho um programa que usa uma impressora STAR (matricial, PARALELA, não fiscal), mas ela quebrou e o cliente comprou uma Bematech mp4000 TH (termica, SERIAL, não fiscal).

Alguém sabe me confirmar se é só trocar no programa o SET PRINTER TO LPT1 por SET PRINTER TO COM1 (ou COM2)? O resto fica igual?
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

veja este tópico para ver se esclarece a sua dúvida: viewtopic.php?f=1&t=5975&p=27183#p27183
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Wind
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Re: Bematech não fiscal (serial)

Mensagem por Wind »

Pablo César, eu apresentei uma questão específica e sua resposta infelizmente não me deu uma resposta.

Repito a minha pergunta: "Alguém sabe me confirmar se é só trocar no programa o SET PRINTER TO LPT1 por SET PRINTER TO COM1 (ou COM2)? O resto fica igual?"

Alguém tem uma resposta?
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Acredito que você não leu com vontade o tópico, digo isto pela sua resposta ou então não entendeu o conteúdo dele. Pois nesse tópico você irá ver os comentários sobre impressão em serial, até mesmo utilizando o SET PRINTER TO COM1 e pelo que eu entendí, essa forma de impressão não deu bom resultado à impressão.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
rbonotto
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por rbonotto »

O comando SET PRINTER TO COM1 não funciona infelizmente. Para impressões via serial, usb e outras saidas que não LPT somente
mandando a impressão para um arquivo e usar os softwares que ficaram comentados no tópico indicado à leitura.

Uso o do Vagner Nunes e é muito eficiente.

Abs,
mixsistemas@gmail.com
alaminojunior
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alaminojunior »

Acredito que possa até funcionar, porém, não se pode extrair todo o potencial da impressora, como imprimir códigos de barras, imprimir condensado ou expandido, corte da guilhotina, etc ....
Talvez nem vá fazer uso destas opções, mas acredito que utilizando comunicação direta, da mesma maneira como se lida com as fiscais, será a saída. O duro vai ser encontrar as referencias para estes comandos, pois no site da Bematech, só faz menção à DLL´s para Windows.
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Prezado Colega

Você precisa fazer o redirecionamento de impressão, faça da seguinte maneira :

Crie um BAT com esses comandos :

MODE COM1:9600,N,8,1
MODE LPT2:=COM1:
PROGRAMA.EXE <-----AQUI O NOME DO SEU EXECUTÁVEL

Pronto ! Agora basta dentro do seu programa direcionar a impressão para a porta LPT2.
Tudo vai funcionar beleza como se fosse uma impressora paralela !

Obs. Você pode redirecionar para a porta LPT1, eu pessoalmente não gosto pois a porta LPT1 já existe fisicamente, então prefiro sempre redirecionar para LPT2 ou LPT3.

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Wind
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Wind »

Problema resolvido, pelo próprio cliente. Ele comprou um ADAPTADOR de conectar o cabo serial da impressora na entrada paralela do computador e diz que está funcionando perfeito sem alterar o programa. Eu nunca vi um adapatador destes então fui pesquisar e achei: http://www.labramo.com.br/adaptado.htm
só não sei se funciona mesmo
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Aproveitando...

Caso alguém precise confeccionar o cabo para comunicação com impressora via serial.

Imagem

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
SandroBelarmino
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por SandroBelarmino »

Wind escreveu:Problema resolvido, pelo próprio cliente. Ele comprou um ADAPTADOR de conectar o cabo serial da impressora na entrada paralela do computador e diz que está funcionando perfeito sem alterar o programa. Eu nunca vi um adapatador destes então fui pesquisar e achei: http://www.labramo.com.br/adaptado.htm
só não sei se funciona mesmo
Um cliente comprou a mesma impressora (BEMATECH MP-4000 TH), com conector para porta serial. Na porta serial eu nao consegui imprimir, alterei o mode lpt2=com1 para testar, aí parou de dar o erro de como se a impressora nao estivesse ligada (term 0) porém, na impressão saiu apenas um monte de linha com "Ç".
Alguem já passou por esse problema? Será que, como no exemplo do colega acima, se eu apenas trocar o cabo como ele mencionou vai imprimir corretamente?

Sandro.
Alessandro R Belarmino
Clipper 5.2e - Blinker 7 - DBFNTX / DBFCDX
"Quem trabalha muito erra muito, quem trabalha pouco erra pouco, quem não trabalha não erra e quem não erra é promovido !!!!"
SandroBelarmino
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por SandroBelarmino »

Galera, deu certo, apenas usei o comando: MODE LPTx=COMx, como o colega Marcelo (Clipper) havia mencionado. Estava saindo caracteres estranhos, no meu caso saia um monte de "Ç" (cedilha), porque eu estava vendo a configuração da porta nas propriedades do windows, porem, se no prompt do dos eu chamava MODE COMx a taxa de transmissao estava diferente do windows e tambem da impressora, por isso nao imprimia, portanto, bastou eu incluir MODE COMx:9600,n,8,1 que ficou igual ao da impressora e funcionou.

Abraço.

Sandro.
Alessandro R Belarmino
Clipper 5.2e - Blinker 7 - DBFNTX / DBFCDX
"Quem trabalha muito erra muito, quem trabalha pouco erra pouco, quem não trabalha não erra e quem não erra é promovido !!!!"
Responder