Oi pessoal, bom dia
Venho mais uma vez pedir ajuda aos membros do forum, que sempre me ajudaram, para resolver algumas dúvidas com ECF.
A algum tempo atrás com a ajuda aqui do forum desenvolvi as rotinas para comunicção direta com ECF Bematech, foi mais por curiosidade, só que agora tenho um cliente precisando com uma certa urgencia e eu tenho as rotinas prontas, só que tenho as seguintes dúvidas para montar o programa para utilização:
1 - O que eu preciso colocar no programa além das rotinas comum de venda (abrir cupom, vender item e etc)?
2 - Depois que cadastrar meu programa na secretária da fazenda estadual (SP) posso fazer alterações nele?
3 - E para testar na impressora que será usada, os testes são feitos antes ou depois da lacração?
Se alguém puder me ajudar, fico muito grata. Sei que no forum tem muita matéria sobre ECF, mais as minhas dúvidas dessa vez são mais sobre detalhes do que sobre códigos.
Obrigada pela atenção de todos.
Ivone
---
NOTA DA MODERAÇÃO:
O tópico foi movido da seção "XHarbour", uma vez que seu conteúdo não aparenta estar relacionado com aquela seção.
ECF detalhes
Moderador: Moderadores
-
Ivone Lopes da Silva
- Colaborador

- Curtiram: 1 vez
- alaminojunior
- Colaborador

Re: ECF detalhes
Olá Ivone, bom dia. Vamos lá ....
Basicamente o seu software frente de caixa, precisa ter funções para quase todas as funções existentes no ECF, como:
Leitura X, Redução Z, Leitura da Memória Fiscal, Programação/Desprogramação do horário de verão, Programação/Desprogramação para truncamento/arredondamento de valores, Sangria, Suprimento, e claro, ter as funções para TEF implementadas.
Mas eu disse por enquanto, pois assim que a Sefaz-SP colocar em vigor o PAF, vc precisará certificar o seu software frente de caixa, num orgão à ser nomeado pela mesma. E esta certificação como você poderá constatar no link mais abaixo, é cheia de "nove horas", além de ser paga e ter validade. :'(
Segue o link para o PAF...
http://www.fazenda.gov.br/confaz/confaz ... 006_08.htm
Boa sorte.
Abraços.
Vale a pena dar uma pesquisada sobre o PAF, para ir fazendo a coisa, já meio que "de acordo", para não precisar refazer depois. São normas à serem cumpridas, à respeito da interação de seu software com o ecf. E vale para todo o Brasil. A notícia boa, é que a Sefaz-SP, apesar de adotar o PAF, reconheceu que ainda não é o momento de colocar em vigor estas normas, pelo fato de "todos" estarem muito ocupados com as mudanças que a CAT52 (Nota Fiscal Paulista) exigiu.1 - O que eu preciso colocar no programa além das rotinas comum de venda (abrir cupom, vender item e etc)?
Basicamente o seu software frente de caixa, precisa ter funções para quase todas as funções existentes no ECF, como:
Leitura X, Redução Z, Leitura da Memória Fiscal, Programação/Desprogramação do horário de verão, Programação/Desprogramação para truncamento/arredondamento de valores, Sangria, Suprimento, e claro, ter as funções para TEF implementadas.
Por enquanto o processo de cadastro na Sefaz-SP, está muito simples. Sendo assim, basta entrar no site e fazer um cadastro bem simplificado, que aliás, não exige muitas informações do software. Ou seja, se alterar algo, pode entrar novamente e atualizar a versão.2 - Depois que cadastrar meu programa na secretária da fazenda estadual (SP) posso fazer alterações
nele?
Mas eu disse por enquanto, pois assim que a Sefaz-SP colocar em vigor o PAF, vc precisará certificar o seu software frente de caixa, num orgão à ser nomeado pela mesma. E esta certificação como você poderá constatar no link mais abaixo, é cheia de "nove horas", além de ser paga e ter validade. :'(
Se vc estiver se referindo a lacração inicial da impressora para uso comercial, me parece que antes de lacrada, ela estará em modo treinamento, possibilitando os testes. Se já estiver lacrada, todas as operações que vc fizer, serão registradas na memória da mesma, e computadas nos acumuladores fiscais e não fiscais.3 - E para testar na impressora que será usada, os testes são feitos antes ou depois da lacração?
Segue o link para o PAF...
http://www.fazenda.gov.br/confaz/confaz ... 006_08.htm
Boa sorte.
Abraços.
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
-
Ivone Lopes da Silva
- Colaborador

- Curtiram: 1 vez
Re: ECF detalhes
Obrigado por responder.
Foi bom porque já deu pra saber um pouco sobre o PAF e também que dá pra fazer alterações depois de cadastrado na Fazenda Estadual. Por enquanto vou terminar ele e depois adequa-lo ao PAF, porque não dará tempo agora.
Abraços,
Ivone
Foi bom porque já deu pra saber um pouco sobre o PAF e também que dá pra fazer alterações depois de cadastrado na Fazenda Estadual. Por enquanto vou terminar ele e depois adequa-lo ao PAF, porque não dará tempo agora.
Abraços,
Ivone