Travamento extranho progr clipper
Moderador: Moderadores
-
marcelocordeiro
- Usuário Nível 1

Ola pessoal
Seguinte, tenho um sistema de controle de ponto feito em clipper, da empresa Sofolha de Marilia/SP, esse utiliza informacao gerada por um relogio de ponto marca INNER, fabricante Topdata
O problema é que toda vez que a pessoa do RH faz comunicacao com o relogio usando porta serial o sistema em clipper trava, fiz alguns testes, esse travamento ocorre:
- Progr em clipper aberto --> se uso o programa do relogio trava o clipper
- Progr em clipper fechado --> se uso o programa do relogio, ao entrar no clipper trava na primeira tela
Sempre que faz comunicacao com o relogio, tem que reinicir o sistema
Ja entrei com contato com o fabricante do programa de relogio e a revenda, disseram que tenho de ver com o pessoal que desenvolveu o sist em Clipper, entrei em contato com esses, disseram que é algo anormal e estarao tentanto achar uma solucao, dai pensei em pesquisar os colegas, se alguem ja teve uma experiancia dessas e fizer a gente gentileza de me dar alguma luz, agradeco muito
Uma detalhe, o progrma do relogio utiliza arq MDB, nao sei se isso faz alguam diferenca
Entrei nas configuracoes do programa, usa porta de comunicacao COM1, velocidade 9600
E so trava os prog Clipper se faz alguma comunicacao com o relogio pela porta serial, so o fato de entrar no prog do relogio e sair, sem enviar ou receber nada, nao interfere em nada com o clipper
Agradeco antecipado qq dica afim de resolver essa questao..
Abraco a todos
Marcelo Cordeiro
msn: marcelocordeiro1974@msn.com
-------------------------------------
Nota de Moderação: a mensagem foi editada para formatar o texto em letras minúsculas.
Seguinte, tenho um sistema de controle de ponto feito em clipper, da empresa Sofolha de Marilia/SP, esse utiliza informacao gerada por um relogio de ponto marca INNER, fabricante Topdata
O problema é que toda vez que a pessoa do RH faz comunicacao com o relogio usando porta serial o sistema em clipper trava, fiz alguns testes, esse travamento ocorre:
- Progr em clipper aberto --> se uso o programa do relogio trava o clipper
- Progr em clipper fechado --> se uso o programa do relogio, ao entrar no clipper trava na primeira tela
Sempre que faz comunicacao com o relogio, tem que reinicir o sistema
Ja entrei com contato com o fabricante do programa de relogio e a revenda, disseram que tenho de ver com o pessoal que desenvolveu o sist em Clipper, entrei em contato com esses, disseram que é algo anormal e estarao tentanto achar uma solucao, dai pensei em pesquisar os colegas, se alguem ja teve uma experiancia dessas e fizer a gente gentileza de me dar alguma luz, agradeco muito
Uma detalhe, o progrma do relogio utiliza arq MDB, nao sei se isso faz alguam diferenca
Entrei nas configuracoes do programa, usa porta de comunicacao COM1, velocidade 9600
E so trava os prog Clipper se faz alguma comunicacao com o relogio pela porta serial, so o fato de entrar no prog do relogio e sair, sem enviar ou receber nada, nao interfere em nada com o clipper
Agradeco antecipado qq dica afim de resolver essa questao..
Abraco a todos
Marcelo Cordeiro
msn: marcelocordeiro1974@msn.com
-------------------------------------
Nota de Moderação: a mensagem foi editada para formatar o texto em letras minúsculas.
- alaminojunior
- Colaborador

Re: TRAVAMENTO EXTRANHO PROGR CLIPPER
Bom dia, por acaso este seu programa em Clipper faz comunicação com algum periférico usando a mesma porta ?
Ou se não está usando no momento, mas ele possui algum módulo de comunicação usando a mesma ?
Ou se não está usando no momento, mas ele possui algum módulo de comunicação usando a mesma ?
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
Marcelo, por favor, observe as regras do fórum quanto à escrita de mensagens:
7 - Mensagens em letras MAIÚSCULAS poderão ser editadas sem aviso prévio. Letras maiúsculas equivalem a GRITAR e portanto são consideradas uma falta de respeito com os demais membros do fórum.
O conjunto de regras foi publicado no início dessa seção.
7 - Mensagens em letras MAIÚSCULAS poderão ser editadas sem aviso prévio. Letras maiúsculas equivalem a GRITAR e portanto são consideradas uma falta de respeito com os demais membros do fórum.
O conjunto de regras foi publicado no início dessa seção.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
---
---
Quanto ao problema, uma dúvida: haveria possibilidade de você tentar utilizar outra máquina (hardware diferente) para verificar se o problema se repete?
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
- Pablo César
- Usuário Nível 7

TRAVAMENTO EXTRANHO PROGR CLIPPER
Pelo que me parece, o problema está quando existe algum dado a ser extraído do relogio. Muito provável que a questão esteja na hora de criar o arquivo intermediário e a forma que é aberto o DBF. Tem que ser analisado de que forma é feito essa importação de dados. Você poderia explicar melhor Marcelo ?.
Não creio que o problema esteja em abrir e fechar as portas da serial. Se o relogio trabalha com MDB, teriamos que saber como é feito a importação para DBFs. Não vejo nenhuma questão alguma com respeito a serial ao menos que a aplicação Clipper também venha a estar abrir a serial. Esclarecer melhor o processo de geração de arquivo, intermediação para a base de dados em Clipper seria necessário descever passo a passo o que ocorre.
Não creio que o problema esteja em abrir e fechar as portas da serial. Se o relogio trabalha com MDB, teriamos que saber como é feito a importação para DBFs. Não vejo nenhuma questão alguma com respeito a serial ao menos que a aplicação Clipper também venha a estar abrir a serial. Esclarecer melhor o processo de geração de arquivo, intermediação para a base de dados em Clipper seria necessário descever passo a passo o que ocorre.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
- alaminojunior
- Colaborador

Foi por isso que eu perguntei !ao menos que a aplicação Clipper também venha a estar abrir a serial.
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
-
marcelocordeiro
- Usuário Nível 1

Desculpe, relamente nao li sobre regras a respeito das mensagem (letras maiuculas) vou tomar esse cuidado
entao, uma coisa q eu nao havia pensado era sobre o prog clipper fazer alguma operacao de leitura na porta serial, acho q tem essa opcao, digo de o programa fazer a leitura direto com o relogio, vou verificar
agora com relacao a importacao dos dados fundiona assim
1 - relogio mantem os dados em memoria
2 - programa inner faz a leitura desses e joga num arquivo txt na raiz da maquina
nao é uma importacao direta
3 - na sequencia é que entra no sistema de ponto (clipper) e faz a importacao desse txt para os dbf do sistema
na verdade o MDB do inner é onde se grava os cad de func e tab horarios, mas esse nao é acessado direto pelo clipper mas sim é transf para relogio qdo se faz alguma alteracao nesse cadastro, ou simplismente libera o relogio pra algum funcionario passar o cartao fora de horario
uma coisa q me chamou a atencao é com relacao ao sist soponto (clipper) acessar direto a porta com.. vou verificar isso
alguma novidade passo pra os senhores..
muito obrigado !!!!
entao, uma coisa q eu nao havia pensado era sobre o prog clipper fazer alguma operacao de leitura na porta serial, acho q tem essa opcao, digo de o programa fazer a leitura direto com o relogio, vou verificar
agora com relacao a importacao dos dados fundiona assim
1 - relogio mantem os dados em memoria
2 - programa inner faz a leitura desses e joga num arquivo txt na raiz da maquina
nao é uma importacao direta
3 - na sequencia é que entra no sistema de ponto (clipper) e faz a importacao desse txt para os dbf do sistema
na verdade o MDB do inner é onde se grava os cad de func e tab horarios, mas esse nao é acessado direto pelo clipper mas sim é transf para relogio qdo se faz alguma alteracao nesse cadastro, ou simplismente libera o relogio pra algum funcionario passar o cartao fora de horario
uma coisa q me chamou a atencao é com relacao ao sist soponto (clipper) acessar direto a porta com.. vou verificar isso
alguma novidade passo pra os senhores..
muito obrigado !!!!
- Pablo César
- Usuário Nível 7

TRAVAMENTO EXTRANHO PROGR CLIPPER
Marcelo, esse sistema em Clipper que você menciona (creio que o nome é SOPONTO.EXE), foi desenvolvido pelo proprio pessoal do relógio ponto ? Ou é um sistema privativo, da própria empresa ?. Pensei que o programa em Clipper fosse seu, daí pensei que você mesmo poderia nos responder se o prog.em Clipper faz acesso a serial (lembrando que para acesso a serial, o clipper precisaria de uma LIB externa). Aparentemente pelo que você descreveu, não acredito que o sistema SOPONTO esteja capturando a serial.
É raro que ao acessar o INNER o SPONTO trave. Dá alguma mensagem de erro ?. Você consegue abortar o programa em Clipper com as tecla ALT C ?. Tenho a impressão que o SOPONTO estivera intentando abrir o arquivo TXT e este arqvuio possa estar em modo exclusivo ou aberto pelo INNER e não esteja no sistema Clipper tratando dessa liberação. Mas isso não seria travamento. Raro... e fica muito dificil deduzir o que poderia estar acontencendo com a falta dos arquivos-fontes, pois dessa forma você fica preso a empresa de Marilia.
É raro que ao acessar o INNER o SPONTO trave. Dá alguma mensagem de erro ?. Você consegue abortar o programa em Clipper com as tecla ALT C ?. Tenho a impressão que o SOPONTO estivera intentando abrir o arquivo TXT e este arqvuio possa estar em modo exclusivo ou aberto pelo INNER e não esteja no sistema Clipper tratando dessa liberação. Mas isso não seria travamento. Raro... e fica muito dificil deduzir o que poderia estar acontencendo com a falta dos arquivos-fontes, pois dessa forma você fica preso a empresa de Marilia.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
-
marcelocordeiro
- Usuário Nível 1

É raro que ao acessar o INNER o SPONTO trave.
Nota moderação: Mensagem editada, para dar melhor sentido às citações e comentários (favor utilizarem [ quote ] e [ /quote ] para fazer citações)
naoDá alguma mensagem de erro ?.
vou testar e testar com outros prog em clipper, pra sentir se é o soponto ou algo com o clipperVocê consegue abortar o programa em Clipper com as tecla ALT C ?.
talvez nao é o caso, pois ele so acessa um arq txt qdo se entra na opcao referente e esse travamento esta logo no inicio da execucao do programa "MAS" eu vou comentar isso como pessoal do sofolhaTenho a impressão que o SOPONTO estivera intentando abrir o arquivo TXT e este arquivo possa estar em modo exclusivo ou aberto pelo INNER e não esteja no sistema Clipper tratando dessa liberação.
sim, dependo deles. O problema é eu dar conta aki na empresa do desenv de tudo, vc tem razao qto a gente ficar presso numa empresaMas isso não seria travamento. Raro... e fica muito dificil deduzir o que poderia estar acontencendo com a falta dos arquivos-fontes, pois dessa forma você fica preso a empresa de Marilia.
Nota moderação: Mensagem editada, para dar melhor sentido às citações e comentários (favor utilizarem [ quote ] e [ /quote ] para fazer citações)
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Re: Travamento extranho progr clipper
Marcelo, abra sua apliacação clipper por uma janela do MS-DOS e veja se aparece alguma mensagem de erro.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql