configurar as var. de ambiente do WIN XP direto
Moderador: Moderadores
- rosalvo rosa
- Usuário Nível 3

Amigos, olá.
Tenho um cliente, que tem uma empresa com varios representantes espalhados pelo Brasil. Ele quer que eu faça
um programa de remessa de pedidos via e-mail. Para isso, teria que instalar o programa nos computadores dos
representantes.
Pergunto:
Tem como fazer um file.bat e configurar o WINDOWS XP diretamente, ou seja, fazer as variaveis de ambiente
sem que precise ensinar o passo a passo para cada pessoa que irá usar o file.exe do CLIPPER ?
Desde já agradeço.
Rosalvo
Tenho um cliente, que tem uma empresa com varios representantes espalhados pelo Brasil. Ele quer que eu faça
um programa de remessa de pedidos via e-mail. Para isso, teria que instalar o programa nos computadores dos
representantes.
Pergunto:
Tem como fazer um file.bat e configurar o WINDOWS XP diretamente, ou seja, fazer as variaveis de ambiente
sem que precise ensinar o passo a passo para cada pessoa que irá usar o file.exe do CLIPPER ?
Desde já agradeço.
Rosalvo
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Re: configurar as var. de ambiente do WIN XP direto
Olá Rosalvo,
Tem sim o que vc quer, inclusive acho que o Toledo já postou aqui no forum uma função dele, que sempre usei no CLIPPER, para configuração de ambiente direto pelo CLIPPER, e no caso do Windows XP não é nescessario nem reiniciar o micro, apenas seu aplicativo.
De uma procurada no forum, se não achar posto a que eu usava no Clipper, outra opção seria vc compilar sua aplicação com xHarbour e esquece esse negocio de configurar FILES e etc...alem de Mil outras vantagens que pode vir a ter com xHarbour.
Tem sim o que vc quer, inclusive acho que o Toledo já postou aqui no forum uma função dele, que sempre usei no CLIPPER, para configuração de ambiente direto pelo CLIPPER, e no caso do Windows XP não é nescessario nem reiniciar o micro, apenas seu aplicativo.
De uma procurada no forum, se não achar posto a que eu usava no Clipper, outra opção seria vc compilar sua aplicação com xHarbour e esquece esse negocio de configurar FILES e etc...alem de Mil outras vantagens que pode vir a ter com xHarbour.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
-
SandroBelarmino
- Usuário Nível 3

Se o seu problema for em relação à abertura dos arquivos no clipper, o que voce pode fazer sem ter que alterar o autoexec e o config e chamar o seu prog. através de um arquivo.bat e nesse bat incluir uma linha com o SET CLIPPER antes de chamar o exe do prog.
É pra resolver.
Abraço.
É pra resolver.
Abraço.
Alessandro R Belarmino
Clipper 5.2e - Blinker 7 - DBFNTX / DBFCDX
"Quem trabalha muito erra muito, quem trabalha pouco erra pouco, quem não trabalha não erra e quem não erra é promovido !!!!"
Clipper 5.2e - Blinker 7 - DBFNTX / DBFCDX
"Quem trabalha muito erra muito, quem trabalha pouco erra pouco, quem não trabalha não erra e quem não erra é promovido !!!!"
O SET CLIPPER é limitado ao valor que já foi configurado no CONFIG. Se nele o valor for configurado para 120, digamos, não adianta informar SET CLIPPER=F200. Tampouco adianta informar maior valor que 120 pelo script de linkedição, no caso de estar sendo usado o BLinker.
O ideal é utilizar algum programa que atualize o CONFIG (e AUTOEXEC, se necessário). Se alguém quiser, tenho uma função que altera o CONFIG. É só pedir.
O ideal é utilizar algum programa que atualize o CONFIG (e AUTOEXEC, se necessário). Se alguém quiser, tenho uma função que altera o CONFIG. É só pedir.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
---
---
- Toledo
- Administrador

- Contato:
O Leonardo lembrou de uma função que postei aqui já faz algum tempo, que modifica tanto o CONFIG.SYS com o AUTOEXEC.BAT...
https://pctoledo.org/download/cop ... t&deonde=2
Mas teria que fazer algumas modificações, pois no Windows XP os arquivos são CONFIG.NT e AUTOEXEC.NT e estão na pasta \WINDOWS\SYSTEM32.
Abraços,
https://pctoledo.org/download/cop ... t&deonde=2
Mas teria que fazer algumas modificações, pois no Windows XP os arquivos são CONFIG.NT e AUTOEXEC.NT e estão na pasta \WINDOWS\SYSTEM32.
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Em tempo, vale mencionar que dependendo da instalação do Windows XP, "normalmente" o CONFIG.NT e AUTOEXEC.NT estão na pasta \WINDOWS\SYSTEM32. Por isso vale a pena implementar no procedimento mais uma função que retorne onde o WINDOWS e o SYSTEM estão instalados. A função GETSYSINFO() da biblioteca WAPI ou o switch -GETSYSTEMINFO do aplicativo WAPI.EXE do Maligno retorna o caminho de onde o Windows está instalado, o diretório System, Arquivos de Programas, Meus Documentos, Usuários, etc...
Então sabe-se que é necessário mudar o CONFIG.NT em WINXP (como mencionou o Maligno), caso o FILES esteja com o valor muito baixo. E para complementar, eu acostumo utilizar uma BATCH (como mencionou o Sandro) própria antes de chamar meu sistema e SETAR as variáveis de ambiente. Porque no AUTOEXEC.NT, não surtem efeito tais declarações, por tanto eu não modifico NUNCA o AUTOEXEC.NT.
Então sabe-se que é necessário mudar o CONFIG.NT em WINXP (como mencionou o Maligno), caso o FILES esteja com o valor muito baixo. E para complementar, eu acostumo utilizar uma BATCH (como mencionou o Sandro) própria antes de chamar meu sistema e SETAR as variáveis de ambiente. Porque no AUTOEXEC.NT, não surtem efeito tais declarações, por tanto eu não modifico NUNCA o AUTOEXEC.NT.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
- rosalvo rosa
- Usuário Nível 3

Agradeço a colaboraçao de todos.
A função do mestre Toledo é muito boa, vou usá-la também. Mas como citou o Pablo, o que
procuro é justamente uma função para SETAR as variáveis de ambiente. Para fazer com que
o Clipper funcione no WinXP, precisamos acrescentar as variáveis em :
- PAINEL DE CONTROLE
-SISTEMA
-AVANÇADO
-VARIÁVEIS DE AMBIENTE
e aqui colocar as variáveis c:\clipper5\pll...
Para colocar direto, sem ter que dar um passo a passo para quem vai usar o programa, eu gostaria
de receber, Pablo, se vc tem, uma funcao que faça isso. De resto, obrigado.
Rosalvo
A função do mestre Toledo é muito boa, vou usá-la também. Mas como citou o Pablo, o que
procuro é justamente uma função para SETAR as variáveis de ambiente. Para fazer com que
o Clipper funcione no WinXP, precisamos acrescentar as variáveis em :
- PAINEL DE CONTROLE
-SISTEMA
-AVANÇADO
-VARIÁVEIS DE AMBIENTE
e aqui colocar as variáveis c:\clipper5\pll...
Para colocar direto, sem ter que dar um passo a passo para quem vai usar o programa, eu gostaria
de receber, Pablo, se vc tem, uma funcao que faça isso. De resto, obrigado.
Rosalvo
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Olha... vendo por esse ponto de vista que você indicou. Podemos dizer que tem forma de automatizar a configuração de ambiente diretamento no REGISTRO do Windows. Fiz um teste e coloquei uma variável e chamei o REGEDIT. E adivinha... estava lá em:
Meu computador\HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet001\Control\Session Manager\Environment
Isto quer dizer que você poderá usar o switch -WRITEREGISTRY do WAPI.EXE do Maligno, isso se for utilizar um arquivo BATCH para instalação. Se caso preferir fazer um executável, utilize a função WriteWReg() da WAPI.LIB
Também tem outra solução. É colocando um arquivo BATCH na pasta inicialização do Windows. Você pode escolher um geral o apenas no usuário que utiliza seu sistema. Primeiramente você precisa saber onde a pasta "C:\Documents and Settings\All Users\Menu Iniciar\Programas\Inicializar" está, para isso eu utilizo outra função GETSYSTEMINFO do WAPI que me devolve o décimo segundo elemento e que utilizo como SUB-TRING (pois este é do Desktop, de modo que o excluo e adiciono "Menu Iniciar\Programas\Inicializar"). Dá certo também.
Obs.: Uma das grandes vantagens da utilização do WAPI, é que você pode executar apenas uma vez dois switches ao mesmo tempo de execução. Leia a documentação que acompanha o pacote WAPI que fala sobre a função RunWAPICmd().
Meu computador\HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet001\Control\Session Manager\Environment
Isto quer dizer que você poderá usar o switch -WRITEREGISTRY do WAPI.EXE do Maligno, isso se for utilizar um arquivo BATCH para instalação. Se caso preferir fazer um executável, utilize a função WriteWReg() da WAPI.LIB
Também tem outra solução. É colocando um arquivo BATCH na pasta inicialização do Windows. Você pode escolher um geral o apenas no usuário que utiliza seu sistema. Primeiramente você precisa saber onde a pasta "C:\Documents and Settings\All Users\Menu Iniciar\Programas\Inicializar" está, para isso eu utilizo outra função GETSYSTEMINFO do WAPI que me devolve o décimo segundo elemento e que utilizo como SUB-TRING (pois este é do Desktop, de modo que o excluo e adiciono "Menu Iniciar\Programas\Inicializar"). Dá certo também.
Obs.: Uma das grandes vantagens da utilização do WAPI, é que você pode executar apenas uma vez dois switches ao mesmo tempo de execução. Leia a documentação que acompanha o pacote WAPI que fala sobre a função RunWAPICmd().
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
- rosalvo rosa
- Usuário Nível 3

Legal Pablo, agora prá ficar mais fácil, será que o Maligno não abriria o código da WriteWReg() , pelo menos
a parte que faz esta configuração no WinXP, aí ficaria melhor, porque de acordo com a versão do Windows, sempre
tem algumas modificações.
Rosalvo
a parte que faz esta configuração no WinXP, aí ficaria melhor, porque de acordo com a versão do Windows, sempre
tem algumas modificações.
Rosalvo
Não preciso abrir o código. A WAPI é distribuída com todo o código fonte.agora prá ficar mais fácil, será que o Maligno não abriria o código da WriteWReg()
E a parte C da gravação no Registry está na função WriteRegistry() do fonte WAPI.C.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Pois é... não entendí essa.Rosalvo escreveu:será que o Maligno não abriria o código da WriteWReg()Naligno escreveu:Não preciso abrir o código. A WAPI é distribuída com todo o código fonte.
Rosalvo, olhe a sintaxe no próprio arquivo fonte WAPI.C:
Código: Selecionar todos
-WRITEREGISTRY:<fullKeyPath>;<entryName>;<valueType>;<value>;<resultFile>
* Armazena na chave <fullKeyPath> do Registry do Windows o conteúdo de <value> na entrada
* <entryName>. O resultado da operação será informado no arquivo <resultFile>.
* OBS1: Se a chave <fullKeyPath> não existir no todo ou em parte, será criada.
* OBS2: <valueType> é o tipo do dado a gravar, sendo quatro tipos: binário (B), caractere
* (C), numérico (N) ou texto de múltiplas linhas (T).
* OBS3: Caso o tipo seja binário (B), a lista de números (limitados entre 0 e 255) deverá
* ser passada como uma lista com os valores separados por vírgulas.
* OBS4: Se o tipo for texto (T) (múltiplas linhas), há duas formas de informar: uma lista
* de strings separadas por um par de arrobas (@@) ou através de um arquivo externo,
* cujo nome deverá ser prefixado pelo símbolo "%F:" (case insensitive).
* OBS5: O nome do caminho da chave deverá estar completo, começando pela raiz, e deve ser
* informado como se fosse o nome de um diretório do disco. Exemplo:
* HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run.
* OBS6: Ao invés de utilizar o nome completo da chave primária (raiz), que é extenso, seu
* nome poderá ser trocado por um acrônimo, conforme a tabela abaixo.
* HKEY_CLASSES_ROOT = HKCR
* HKEY_CURRENT_USER = HKCU
* HKEY_LOCAL_MACHINE = HKLM
* HKEY_USERS = HKU
* HKEY_CURRENT_CONFIG = HKCC
* OBS7: O uso deste comando pode requerer direitos de administrador em versões do Windows
* que exercem controle sobre os privilégios de acesso de usuários.
Em resumo: Eu acho que você está se complicando a toa. Se a sua intenção é apenas setar as variavéis de ambiente. Faça um arquivo BATCH que será o chamador da sua aplicação, claro que antes disso, você poderá fazer maiorers implementações como por exemplo:
Código: Selecionar todos
@ECHO OFF
SET CLIPPER=F150
SET TERMINAL=PC1
MODE CON LINES=25 COLS=80
WAPI -GETDEFPRINTER:PRINTER.TXT
CD\SCP
SCPUm clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta