Pessoal tenho um cliente que me ligou dizendo que um funcionario dele abriu o arquivo dbf pelo excel e alterou os valores, nao sabia que isso era possivel mas é o excel alterar a salva no mesmo formado sem problema.
Alquem usa senha para proteger os dbf, sem ser aquele metodo de alterar head do arquivo, se nao me engano o ROCINHA tinha dito por aqui que a lib sixnsx tem esse recurso.
Alguem tem outra ideia para que isso nao aconteça.
desde ja agradeço.
Senha para banco de dados DBF
Moderador: Moderadores
Re: Senha para banco de dados DBF
A biblioteca SIX realmente tem as funções sx_Encrypt() e sx_Decrypt(). Mas se estiver usando o programa em rede, já será um problema usá-las. Melhor seria encriptar os campos que não quiser que sejam alterados.
No caso do cliente, e se estivesse no lugar dele, dependendo da gravidade do que o funcionário alterou, mandaria embora esse infeliz. Ou, pelo menos adotaria alguma medida punitiva. Essa é a melhor maneira de evitar que isso se repita. Melhor que cuidar da segurança dos dados. Minha opinião.
No caso do cliente, e se estivesse no lugar dele, dependendo da gravidade do que o funcionário alterou, mandaria embora esse infeliz. Ou, pelo menos adotaria alguma medida punitiva. Essa é a melhor maneira de evitar que isso se repita. Melhor que cuidar da segurança dos dados. Minha opinião.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Olá,
Eu tive problemas em relação a isto, até dbu usavam, mas encontrei uma solução para isto, criei um campo chksum em cada arquivo para validar os registros que poderiam ser alterados como valores de venda etc. Isso sem falar nada pro povo!. Advinha! começou a aparecer um monte de valores alterados, burlando o resultado. Mas o campo chksum dedurou tudo!
O campo chksum pode ser uma representação dos valores que você quer guardar mas codificados (encriptados)
Eu tive problemas em relação a isto, até dbu usavam, mas encontrei uma solução para isto, criei um campo chksum em cada arquivo para validar os registros que poderiam ser alterados como valores de venda etc. Isso sem falar nada pro povo!. Advinha! começou a aparecer um monte de valores alterados, burlando o resultado. Mas o campo chksum dedurou tudo!
O campo chksum pode ser uma representação dos valores que você quer guardar mas codificados (encriptados)
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
O valor do campo chksum descriptado tem que ser igual ao valor do campo valor, ai você pega o malandro. Se o cara por acaso alterar o valor do campo chksum você invalida aquele registro e tambem fica sabendo da fraude. Você podem também guardar aqueles registros em outro lugar (escondido) só para compara-los mais tarde para saber se foram burlados.
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄