Maligno escreveu:Se fosse nos tempos do guaraná com rolha, até diria que seria o caso de instalar um co-processador. Antes ele não existia por default. Era comprado à parte. Se não tivesse, o código de emulação entrava em ação sempre que o processador encontrava uma instrução de co-processamento matemático.
Agora fazendo um pouco de fundamentação teórica... (ou falando um pouco demais... hihihi) queria esclarecer que ao que eu me referia sobre processadores é com respeito ao tipo RISC versus CISC ou até mesmo um processador de main frame.
A Apple projetou seu processador RISC a qual utiliza um conjunto reduzido de instruções e que compete ou competia com o processador da Intel CISC o qual possue um número maior de instruções (mais funções matemáticas). O que facilita a vida do programador, pois o mesmo teria de codificar instruções mais complexas para alcançar seu objetivo num processador da Apple. Sei que não é o caso do colega, mas valeria a pena fazer um teste a nível de experiência: se tivesse disponibilidade de um Apple, e faria um exemplo que para um processador RISC para fazer uma multiplicação 5x2 realiza a operação 2+2+2+2+2. Também podemos dizer que mais rápido nem sempre significa melhor. Os computadores da Apple (power pc, I-mac), não são tão populares no Brasil e não dá para dizer qual é melhor. Mas quando o assunto é, por exemplo, processamento de vídeo, som e gráfico... os preferidos são os de processadores RISC. Também a questão de retro compatibilidade coloca a Intel em posição comercial previlegiada no mercado.
Ao que eu quero chegar, talvez o atual mercado, esteja "evoluindo" para criar processadores mais rápido e mais complexos para atender as funções gráficas e não tanto as funções matemáticas. Podemos observar que Pentium II já incorporam a tecnologia MMX (MultiMedia eXtensoins), a qual foi desenvolvida especialmente para processar video, audio , dados gráficos de um modo mais eficiente.
Claro como disse o Maligno, os processadores da família x86, usada em micros PC, são basicamente processadores de números inteiros. Muitos aplicativos porém, precisam utilizar números fracionários, assim como funções matemáticas complexas e que também podem emular via software estas funções matemáticas complexas, através da combinação de várias instruções simples, porém com uma baixa performance.
A instalação de um coprocessador aritmético é justamente auxiliar o processador principal no cálculo destas funções complexas. Como o coprocessador possui instruções específicas para executar vários tipos de cálculo, ele é em média de 30 a 50 vezes mais rápido do que o processador principal executando o mesmo tipo de cálculo via emulação. Só não sei se este componente é possível instalar nos microcomputadores da nossa atualidade.