xHarbour está sendo descontinuado?

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

asimoes
Colaborador
Colaborador

xHarbour está sendo descontinuado?

Mensagem por asimoes »

Amigos,

A última versão da CVS 1.2.0 está com vários bugs, inclusive no hbmake, que informa que não localizou nenhum prg.
A janela "Selecione os prgs a compilar" não aparece no hbmake.
A mensagem que vem é: "Nenhum prg foi encontrado" e logo depois: "Nenhum prg foi selecionado"
Alguém já baixou esta versão e se deparou com este problema?
A impressão que eu tenho é que o xHarbour está morrendo.

Uma comparação com o script gerado na versão 1.1.0 a esqueda (acento) e 1.2.0 a direita (acento.bc)
Notem o script acento.bc está faltando informações para geração do executável.

Código: Selecionar todos

One=n:\quebra\acento                     Two=n:\quebra\acento.bc
WARNINGLEVEL =  0                      ¦¦WARNINGLEVEL =  0
USERDEFINE =                           ¦¦USERDEFINE =
USERINCLUDE =                          ¦¦USERINCLUDE =
USERLIBS =                             ¦¦USERLIBS =
EDITOR = edit                          ¦¦EDITOR = edit
GUI = NO                               ¦¦GUI = NO
MT = NO                                ¦¦MT = NO
SRC02 = obj                            ¦¦PROJECT = acento.exe $(PR)
PROJECT = acento.exe $(PR)             ¦¦OBJFILES = $(OB)
OBJFILES = $(SRC02)\ACENTO.obj $(OB)   ¦¦PRGFILES = $(PS)
PRGFILES = ACENTO.PRG $(PS)            ¦¦OBJCFILES = $(OBC)
OBJCFILES = $(OBC)                     ¦¦CFILES = $(CF)
CFILES = $(CF)                         ¦¦RESFILES =
RESFILES =                             ¦¦RESDEPEN =
RESDEPEN =                             ¦¦TOPMODULE =
TOPMODULE = ACENTO.PRG                 ¦¦LIBFILES = lang.lib vm.lib rtl.lib rdd.
LIBFILES = lang.lib vm.lib rtl.lib rdd.¦¦EXTLIBFILES =
EXTLIBFILES =                          ¦¦DEFFILE =
DEFFILE =                              ¦¦HARBOURFLAGS =  -w0
HARBOURFLAGS =  -w0                    ¦¦CFLAG1 =  -OS $(SHELL)  $(CFLAGS) -d -c
CFLAG1 =  -OS $(SHELL)  $(CFLAGS) -d -c¦¦CFLAG2 =  -I$(HB_DIR)\include;$(CC_DIR)
CFLAG2 =  -I$(HB_DIR)\include;$(CC_DIR)¦¦RFLAGS =
RFLAGS =                               ¦¦LFLAGS = -L$(CC_DIR)\lib\obj;$(CC_DIR)\

:(Neg
Editado pela última vez por asimoes em 04 Nov 2008 14:44, em um total de 1 vez.
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Re: xHarbour está sendo descontinuado?

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

Não creio que esteja nesse patamar.

O Miguel está melhorando algumas coisas, entretanto o principal problema do xHarbour a meu ver é o seu futuro.
Vai sair uma versão nova logo, entretanto a WVW não foi corrigida e muitos dos avanços do xHarbour estão vindo do Harbour.

Eu particularmente troquei xHarbour pelo Harbour.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
asimoes
Colaborador
Colaborador

Mensagem por asimoes »

Olá Itamar,

Ainda bem que tem a opção Harbour!
Mas a questão é onde se quer chegar? Trabalhar somente com o build 1.0.0 que está na página xharbour.org considerada estável ou fazer as melhorias necessárias para o compilador? ou a terceira opção passar de uma vez para harbour!
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

No Harbour foi criada uma biblioteca xhb.lib na qual os comando exclusivos do xHarbour estão.
Então não tem porque ficar esperando indefinidamente a boa vontade ou tempo dos programadores do xHarbour.
Quem quebrou a compatibilidade tem por obrigação consertar porém isso no xHarbour não está ocorrendo rapidamente, está demorando muito.
A exemplo disso é a impossibilidade de compilar a WVW.
E alguns desenvolvedores pedido a outros usuários usar a WVWtools, uma lib que não há nenhum sinal de continuidade, pq seu mantenedor faleceu.
Caso exista problemas com essas Lib´s nós programadores vamos esperar ou estudar C/C++ para corrigilas.
Por isso eu não uso nenhuma delas. Uso a Hwgui, e quem sabe agora mesclar com a WVG, caso haja necessidade.

Outra coisa, use a xDev do Vailton, que é superior ao hbmake.
Com ele é facil usar o xHarbour ou Harbour com apenas um click, basta configurar os script´s

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
DLZ
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por DLZ »

Bom dia..
Só uma dúvida ...
O Xdev é gratuito ? Se é.. Onde posso baixa-lo ?
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Ola!
É freeware.

http://www.sqllib.com.br/v4/index.php?artigo=xDevStudio

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Olá asimoes,
Eu uso a versão 1.0.0 e esa versão para min esta muitoooooo boa, sem problema algum, uso tanto em sistema console(sem lib grafica), como em sistema com LIB graficas como Minigui e Hwgui. Unica coisa que na minha opnião que não funciona corretamente nessa versão é a parte de MT(Mult - thread) mas o resto esta muito funcional e não me da uma virgula de dor de cabeça.
Sobre a versão da CVS, é assim mesmo em quanto o pessoal responsavel pelo projeto vão desenvolvendo vai ficando instavel, devemos usar apenas para testes e compatibilidades da quele momento. Mas quando chegar a hora de eles fecharem o pacote bem provavel que a mesma vai esta estavel e pronta para uso.

Olá Itamar,
Sobre a wvw e wvwtools, acredito que isso não tem nd a haver com xharbour, é apenas uma contribuição de terceiro que foi disponibilizado para quem quiser usar, não existe da parte do xharbour uma responsabilidade de manter ela atualizada, e sim do autor que fez a contribuição, mas tambem não por obrigação. Seria a mesma coisa que nós querer queimar o Harbour pq a Hwgui teve um tempo sem poder compilar, dava uma porção de erro, que fui passando para o Maurizio Cecilia.
Sobre o xDev, não tem nem como comparar com o hbmake, no meu ponto de vista eles tem objetivos diferente, eu não uso o xDev, mas já tentei usar e não foi tão facil quanto usar o hbmake para compilar, outra coisa a xdev, tem um editor de codigo fonte, a parte da compilação é apenas um complemento. Não vi no xDev, opção para usar MT, opção que nem tem no hbmake de usar gtwvt ou gtwvw e etc.. Mas isso não vem ao caso, é apenas meu ponto de vista, acho que cada um no seu quadrado.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Ola!
Tudo bem?
lá asimoes,
Eu uso a versão 1.0.0 e esa versão para min esta muitoooooo boa, sem problema algum, uso tanto em sistema console(sem lib grafica), como em sistema com LIB graficas como Minigui e Hwgui. Unica coisa que na minha opnião que não funciona corretamente nessa versão é a parte de MT(Mult - thread) mas o resto esta muito funcional e não me da uma virgula de dor de cabeça.
Sobre a versão da CVS, é assim mesmo em quanto o pessoal responsavel pelo projeto vão desenvolvendo vai ficando instavel, devemos usar apenas para testes e compatibilidades da quele momento. Mas quando chegar a hora de eles fecharem o pacote bem provavel que a mesma vai esta estavel e pronta para uso.
O problema é o futuro do xHarbour.org está funcional mais falta muito para chegar onde já se encontra o Harbour.
Entenda de uma vez por todas que vai ser dificilimo termos no ".org" algo que venha contra os interesses da ".com"
Ex. a parte de acesso a bancos SQL, coisa que no harbour já esta sendo disponibilizado, ou funcionamento no WinCE, coisa que já existe no harbour
e por ai vai... Uma forma mais aberta de relacionamento com os usuários pois é um projeto GPL.
Olá Itamar,
Sobre a wvw e wvwtools, acredito que isso não tem nd a haver com xharbour, é apenas uma contribuição de terceiro que foi disponibilizado para quem quiser usar, não existe da parte do xharbour uma responsabilidade de manter ela atualizada, e sim do autor que fez a contribuição, mas tambem não por obrigação.
Nem nós usuários temos acordo de fidelidade com [x]Harbour ou WVW etc. Se não funciona mais e não temos previsão de correção não irei de ficar tampando o sol com a peneira.
Seria a mesma coisa que nós querer queimar o Harbour pq a Hwgui teve um tempo sem poder compilar, dava uma porção de erro, que fui passando para o Maurizio Cecilia.
Não é esse o caso de queimar o [x]Harbour, ficou sem funcionar pq alguém quebrou a compatibilidade da HWGUI, pois ela foi primordialmente desenvolvida no harbour, ai alguns programadores(brasileiros) colocaram coisas na biblioteca exclusivo do xHarbour, e diga-se de passagem que só não foram mais afrente por causa dos outros colobaradores ex: Maurizio, que fizeram os devidos ajustes.
Sobre o xDev, não tem nem como comparar com o hbmake, no meu ponto de vista eles tem objetivos diferente, eu não uso o xDev, mas já tentei usar e não foi tão facil quanto usar o hbmake para compilar, outra coisa a xdev, tem um editor de codigo fonte, a parte da compilação é apenas um complemento. Não vi no xDev, opção para usar MT, opção que nem tem no hbmake de usar gtwvt ou gtwvw e etc.. Mas isso não vem ao caso, é apenas meu ponto de vista, acho que cada um no seu quadrado.
Rapaz, eu usei o hbmake quando nem existia o xHarbour só harbour. No linux era impraticavel ai o Rafel corrigiu algumas coisas.
Mas depois que o przmek fez o script dele não houve mais necessidade de usa-lo no linux.
No ambiente DOS/Windows, realmente não existe comparação com a xDev que é infinitamente superior.
Quanto as opções de MT/HWGUI/HARBOUR/xHarbour são ajustes no script que por sinal é facílimo.
Tem opção de usar WVW, etc e eu nem uso a telinha de marca-las edito o script e adiociono na mão simples, simples...

Resumindo, os sistemas avançam, quem sabem no futuro exista uma coisa melhor que a xDev ou Harbour etc... eu não tenho acordo de fidelidade a nenhuma delas, reconheço que o hbmake, WVW, xHarbour foram úteis no seu tempo, mas que nesse momento essa ferramentas estão estagnadas, sem previsão de melhoras.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
software_facil
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por software_facil »

Nós temos tudo a nossa disposição, pessoas que dedicam um tempo precioso de suas vidas, para ajudar os outros, sem pedir nada em troca, claro que eles também se beneficiam, mas podiam muito bem fazer e esconder, ou vender, que não seria errado, então, partindo desse pensamento, vocês não acham que é perda de tempo certas conjecturas ?

Abraços
messenger : software_facil@hotmail.com
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Nós temos tudo a nossa disposição, pessoas que dedicam um tempo precioso de suas vidas, para ajudar os outros, sem pedir nada em troca, claro que eles também se beneficiam, mas podiam muito bem fazer e esconder, ou vender, que não seria errado, então, partindo desse pensamento, vocês não acham que é perda de tempo certas conjecturas ?
Nós também nos ajudamos concorda. E eu não desejo o fim de nenhum projeto desses nem tão pouco evitar que pessoas sérias ganhe dinheiro honesto com xharbour ou seja la o que for.
E exponho meu ponto de vista, que pode estar errado. Seria conjecturas se não existise fatos.
Tabem não concordo quando voce diz: "Nós temos tudo a nossa disposição"; Muita coisa, não tudo.
mas podiam muito bem fazer e esconder, ou vender, que não seria errado,
Eles fazem isso.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
software_facil
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por software_facil »

Itamar, o que eu estou querendo expor, é que nós temos tanto o xHarbour como o Harbour a nossa disposição, bem como o Borland C++ 5.5, a MiniGUI, a HwGUI, a xHGTK, a xDev, etc, e ninguém tinha a obrigação de deixar esses softwares livres ou freeware. Claro que nós sempre vamos querer o melhor, porém, cabe somente aos desenvolvedores que se utilizam dessas ferramentas, sabe qual caminho tomar, portanto, sou a favor da discussão técnica, agora, se esse ou aquele está pior, ou se fulano parou de fazer alguma coisa, não tem jeito !

Abraços
messenger : software_facil@hotmail.com
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

sou a favor da discussão técnica, agora, se esse ou aquele está pior, ou se fulano parou de fazer alguma coisa, não tem jeito !
Eu tambem. Então tecnicamente, agora o harbour esta melhor que o xHarbour mais na frente isso pode mudar.
Tecnicamente eu uso xDev e sei que é melhor do que a hbmake, mais sei que isso pode mudar.
Tecnicamente eu sei que Hwgui é melhor do que a WVW, mais a WVW pode melhorar, no momento esta parado já uns 10 meses ou mais, enquanto a Hwgui sofre correções quase todos os dias. Tecnicamente não é possivel compilar a WVW com o xHarbour do CVS.
E sei que o Budjanto que é o pai da WVW está conversando com o pessoal do Harbour e logo logo poderá sair uma versão para harbour da WVW.
Etc,etc...

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
asimoes
Colaborador
Colaborador

Mensagem por asimoes »

Acho que o grande problema em relação a linguagem é você usar as bibliotecas que não compatíveis entre as duas versões Harbour e xHarbour, por exemplo eu comecei a conversão dos meus sistemas em clipper pelo xHarbour e estou usando os recussos que a linguagem dispôe e que não há no harbour. Como fica a questão dos bugs?
[]´s
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

e ninguém tinha a obrigação de deixar esses softwares livres ou freeware.
Ola! novamente.
Sinceramente eu não vejo dessa forma. Para mim é interesse comercial, o Ron, Antonio, Patrik etc todos exploram comercialmente.

Todos são beneficiados, até os que apenas usam pois é uma forma de divulgação, marketing share etc... ou o Firefox e outros produtos não existiriam se não houve-se doações, ou o próprio interesse de uma categoria em padronizar algo, linguagem, documentos, etc.

Não é que seja uma obrigação de deixar esses programas livres, é uma forma de unir interesses.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador

Acho que o grande problema em relação a linguagem é você usar as bibliotecas que não compatíveis entre as duas versões Harbour e xHarbour, por exemplo eu comecei a conversão dos meus sistemas em clipper pelo xHarbour e estou usando os recussos que a linguagem dispôe e que não há no harbour. Como fica a questão dos bugs?
Bug xHarbour ou do Harbour ?

Qual é a função que não tem no Harbour ?

Pois até o tbrowse foi pego do harbour, ateriormente e recentemente.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Responder