Problema na bemafi.lib

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Everton
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Problema na bemafi.lib

Mensagem por Everton »

Olá Turma.

Estou com um problema para imprimir o cupom fiscal usando a bemafi.lib mas não consigo fazer funcionar na rede novell, alguem poderia me dar uma ajuda.
Everton Luiz Penteado
Clipper 5.2b - Blink 7.0
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

Antes de mais nada voce deve explicar melhor o porque de não funcionar.

Mas segundo meus conhecimentos, é proibitivo o uso de uma ECF em rede, já que o seu uso deve ser COMCOMITANTE, ou seja, pesquisa produto e imprime, pesquisa produto e imprime e pesquisa produto e imprime...

Voce não poderá usar uma ECF para imprimir cupons vindos da máquina 1, depois da 2 e assim por diante, pois o cupom aberto pelo maquina um deve ter todos os seus itens impressos e fechados por ela mesma, para depois ser liberado.

O certo seria que uma unica maquina emitisse os cupons existentes numa fila de impressões, ou seja, cada maquina da rede faz seu pedido, confirma seus dados e envia para a fila de pedidos a imprimir. A maquia servidora de ECF, faria a verificação periódica dos pedidos em aberto, encontrando-os, faria a emissão de um por um.

Caso toda esta explicação não seja a resposta ao seu problema voce deverá consultar o site da Bematech( http://www.bematech.com.br ) e baixar os manuais e exemplos para utilização do driver em rede, sendo que o novo driver n~~ao mais necessita esta carregado em memória causando tantos transtornos e talves este seja o seu problema.

@braços :?)
Everton
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Everton »

Olá Rochinha.

ë o seguinte, não é imprimir em rede os cupons fiscais. é que tenho o meu sistema na rede ( no servidor novell ) e as máquinas assessão os programa pelo atalho em cada estação sendo que cada estação tem a sua impressora fiscal, o problema que a lib usa um .exe que é o bemafi.exe para se comunicar com a impressora e esse bemafi.exe tem que ficar no servidor e ai vem o problema ele não funciona no servidor, como vc está se comunicando com a impressora fiscal bematech, pois antes eu usava o driver ( mp20drv.exe ) instalado em cada máquina mas hoje não uso mas por indicação da propria bematech.

Segundo eles esse driver consome muita memória e eu estava tendo problema com memória.

Vc pode me dar alguma dica, pois não posso mexer muito por já estar homologado no TEF.

Grato pela atençao
Everton Luiz Penteado
Clipper 5.2b - Blink 7.0
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

Me desculpe, mas quem te indicou o uso do driver BEMAFI no servidor, não explicou de forma correta, pois voce usa uma ECF em cada estação.

Caso 1. voce tem 5 maquinas e um servidor com ECF. Todas as maquinas enviam os arquivos de comandos( .CMD ) para o servidor com o BEMAFI, este lê o arquivo e emite o cupom.

Caso 2. voce tem 5 maquinas, 5 ECF e um servidor com ECF. Cada maquina deverá acionar o driver BEMAFI, instalado em cada estação( para não chocar arquivos .CMD na rede ) e enviar para a ECF conectada fisicamente em cada estação. O driver BEMAFI pode até estar no servidor, mas o arquivo .CMD e o resultado deve ser devolvido em algum diretório existente na maquina requisitante.

Acho que agora entendi o seu problema e apresento a minha solução. Pois a usaria neste formato.

@braços :?)
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Prezado Colega

Outra dica seria você usar o BLINKER para linkar seu sistema e desta forma poderia usar qualquer programa externo sem ter problemas de memória.

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Everton
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Everton »

Olá Rochinha

No meu caso é o 2º, pois hoje não uso mais o driver da bematech e sim a .lib que eles me indicaram, este driver que vc fala é o mp20drv.exe, se sim eu usava esse antes e o pessoal da bematech me indicou o uso da lib mas não me avisaram desse problema de rede. gostaria de saber e se possivel me explicar como vc está usando esse driver, pois não entendi direito. Grato pela ajuda..
Everton Luiz Penteado
Clipper 5.2b - Blink 7.0
Responder