Prezado colegas, qual e a opniao de voces sobre qual ramo de atividade hoje em dia esta mais rentavel para
desenvolvimento de software ex:
Comercio varejista, farmacias, lojas de tintas e ferragens ,supermercados ,
outra pergunta : qual o melhor mecanismo para se estipular a cobranca de um servico, por exemplo
desenvolver um software especifico,(qual criterio utilizar ?), visto que hoje em dia a software quase de graça na praça e muitos nao cobram manutencao (tx mensal).
digo isso porque na cidade em que moro esta bem devagar o comercio de software alem do que a concorrencia
esta grande demais,
[],s a todos
Burroughs L3000 (4 kb ram) e B700,Labo 8034-8038 (Basic Nixdorf),Apple II plus,Clipper 5.2e e começando com xharbour 0.99.70
Não sei responder sua pergunta mas, já que estamos na seção bate papo, acho que (se não estiver brincando) voce é um dinossauro como eu! Trabalhei com Burroughs E8000, B700 (RPG II), Labo 8034/3038 (Niros/Tamos, da Nixdorf) com Basic (lembra da Call 1, Call...? e do Sacil).
nao estou nao lenbra ? search# , matread, gosub, return (-1), etc,etc com o burroughs b700 eu so trabalhei de
operador, ja com o labo fiz o curso de programaçao (na av estados unidos-sp), e ai tudo comecou...
[]´s
Burroughs L3000 (4 kb ram) e B700,Labo 8034-8038 (Basic Nixdorf),Apple II plus,Clipper 5.2e e começando com xharbour 0.99.70
Tambem comecei como operador do B700. Maquinão: ocupava uma sala, 48 Kb de memória, rodava um programa de cada vez. Lembra? ddlist, dflist, dmppg, sqash, init. Um ZSort num arquivo de 15 mil registros demorava mais de 3 horas. Depois fiz os cursos na Labo tambem. Lembra da área comum do terminal? Precursora da atual área de transferência do Windows...
Infelizmente não existe bala de prata em nenhuma profissão. Se existir uma formula mágica, quem a tem esconde muito bem.
Algumas pessoas/empresas acham/batalham por determinados mercados. Alguns conseguem e explodem no mercado. Outros não conseguem e o mercado explodem com eles.
A algum tempo, todos achavam que automação comercial era fácil de ganhar dinheiro. Um estoque, entrada e saída de material, emissão de N.F., etc. Com as novas regras, já não é tão simples fazer, além de ser perigoso. Vc é responsável se o seu sistema fizer algo de errado. Agora dá multa, meu amigo.
A automação industrial sempre foi um problema medonho, mas atualmente ficou mais simples do que a comercial.
Folha de pagamento, contabilidade, controle de estoque, contas a pagar e receber, movimento de caixa, cadastro de clientes, mala direta. Esses e muitos outros viraram enlatados por ai. O que o seu sistema precisa é que esses todos trabalhem como módulos. Ou seja, eles "conversam", trocam informações.
Além disso, seu sistema tem que ter flexibilidade para atender a maior quantidade de clientes possíveis com o mesmo código. Se cada cliente tem um código diferente para o mesmo sistema, vc terá vários "filhos" e quanto mais "filhos", mais trabalho para "cria-los".
Eu ví projetos fantásticos, cujos criadores estavam "enchendo o rabo" de dinheiro. Eis que derrepende, mudanças no mercado e tudo foi por água abaixo. Vc precisa esta atento ao mercado e ao governo.
Com as mudanças nas regras tributárias, qq um que tenha desenvolvido um sistema de emissão de NF esta ficando maluco. As novas regras tornam simplesmente inviável para o pequeno desenvolvedor consiga trabalhar.
O cliente quer reduzir os impostos. Seu sistema não pode ter buracos, pois se for encontrado algo, vc responde pelo mesmo, alem da já conhecida procissão para (H)omologação. Não ví ninguem postar ainda que foi uma coisa simples. É sempre um parto de elefante.
Já vi tb pessoas que acertaram o tiro. Resolveram investir em um determinado setor e conseguiram. Alguns com muita sorte. Estavam no lugar certo, na hora certa, com as pessoas certas. É claro que com muito trabalho, eles conseguiram progredir, mas que a sorte no começo foi mais que uma mãe, isso não há dúvida.
Vc pode ver muito anuncio pedindo mão de obra para sistema legado, desde manutenção até transformar para outra linguagem.
Veja que algumas empresas estão aceitando homework para terceiros.
Concorrencia sempre vai ter. O que vc não pode deixar é de ter qualidade no seu serviço. Vc precisa entregar os projetos nos devidos prazos. Fazer um preço justo para as duas partes, vc e seu cliente.
Agora, se o seu cliente quer o seu sistema faça tudo e não quer pagar nada por isso, esqueça esse cliente.
Eu tive um assim a alguns anos. O cara não tinha pago ainda e eu já queria devolver o dinheiro, tirando do meu bolso. Acredite, o cara era extremamente chato.
Desculpe gente, mas se for para trabalhar só pensando na padaria do bairro, não dá para progredir. Seu sistema tem que estar preparado para atender todas as padarias da região e algumas mais fora da sua cidade. Não dá para pensar só no mercadinho do bairro, vc tem que preparar o seu sistema para quantos mercados existirem na região, não importando o tamanho do mesmo.
Como não existe a bala de prata, vc pode tentar algumas coisas:
Verificar quais são os seus softwares e como ele trabalham integrados.
Verificar se é possível atender mais de um cliente, com o mínimo de mudanças no mesmo sistema.
Empresas com necessidades de manutenção, adaptação ou transformação de sistemas legados.
Eu estou trabalhando com sistema legado já a alguns anos, mas já estou aprendendo outras linguagens. Não dá para pensar que isso será para sempre.
O QUE SERÁ PARA SEMPRE É O CONHECIMENTO QUE VC ACUMULOU. EXPERIENCIA NÃO É ENSINADA EM NENHUMA ESCOLA.
Eu acho que uma área que tende a crescer exponencialmente é área do software gratuito proprietario, ou seja, seu programa é de graça. Você faz um sistema incrível, tão complexo que é difícil saber usa-lo por completo, e ele é de graça. Quem quer aprender, ou ter suporte, paga. Mas tem que ter um bom capital inicial pra tocar um projeto assim.
Fora isso, como eu digo há anos, tente fazer algo para internet, é uma aposta certeira. O google já tem faz tempo uma pancada de aplicações web, que substituem desde o MS-Word até seu telefone na sua mesa. Ouvi dizer que vão lançar em dois anos um SO que só faz o boot localmente, o resto conectado. E ainda por cima vai ser de graça.
Eu andei fazendo uns sites aqui, e venho ganhando uma graninha até que razoável com anúncios, já está em um quarto do meu último salário CLT. E a tendência é sempre crescer né, porque um fala pro outro e vai convidando e tal e vai indo...
Pensa nisso cara, sistema para empresas tá dificil demais de vender, as grandes ou médias estão fortes no mercado. Acho mais simples hoje em dia oferecer serviços para pessoas comuns, crianças, idosos, eu, você. Qualquer um pode estar disposto a pagar uns 10 ou 15 reais por um serviço divertido que entretem. Nem precisa ser uma "utilidade" ou "necessidade".
Bem, minhas idéias vão por esse caminho...
Mas se eu fosso dono da verdade, eu tava Cancun tomando água de coco com duas morenas me abanando com folhas de bananeira... hehehe... Ainda chego lá!