O que escrever num script de compilação?

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

labaroazul
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2
Mensagens: 83
Registrado em: 26 Fev 2008 14:52
Localização: São Paulo - SP
Contato:

O que escrever num script de compilação?

Mensagem por labaroazul »

Boa noite, amigos!

Alguém pode me responder uma coisa: como escrevo um script de compilação para usar como o RTLINK ou com o EXOSPACE?
Windows XP Professional + Clipper 5.2e + Exospace + Dbase III Plus + SIX3 + NoDosImp + LXPic
"O trabalho afasta três males: o vício, a pobreza e o tédio." (Voltaire)
Site: http://www.labaroazul.xpg.com.br
Repositório: http://www.4shared.com/dir/31334106/e79 ... aring.html
Eros
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Mensagens: 291
Registrado em: 19 Dez 2008 19:23
Localização: Goiania

Re: O que escrever num script de compilação?

Mensagem por Eros »

Voce quer compilar uma aplicaçao direta ou compilar com debug ? Ha formas diferentes de se fazer isso, porem voce precisa definir de que forma deseja trabalhar.
labaroazul
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2
Mensagens: 83
Registrado em: 26 Fev 2008 14:52
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: O que escrever num script de compilação?

Mensagem por labaroazul »

Bem... Eu quero compilar uma série de arquivos .obj e linkeditá-los em um arquivo .exe. E, na compilação, eu quero que o CLIPPER verifique se há erros no código.
Windows XP Professional + Clipper 5.2e + Exospace + Dbase III Plus + SIX3 + NoDosImp + LXPic
"O trabalho afasta três males: o vício, a pobreza e o tédio." (Voltaire)
Site: http://www.labaroazul.xpg.com.br
Repositório: http://www.4shared.com/dir/31334106/e79 ... aring.html
Avatar do usuário
Vander
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Mensagens: 214
Registrado em: 23 Jul 2004 01:43
Localização: João Monlevade - MG

Re: O que escrever num script de compilação?

Mensagem por Vander »

Já tetou usar o RMAKE https://pctoledo.org/col_dic.htm

Vander
HbMake v1.17
xHarbour build 0.99.70 Intl. (SimpLex)
Borland C++ 5.5.1
fivewin 6.12 (FREE)
Workshop 4.5
MEdit
Avatar do usuário
sygecom
Administrador
Administrador
Mensagens: 7131
Registrado em: 21 Jul 2006 10:12
Localização: Alvorada-RS
Contato:

Re: O que escrever num script de compilação?

Mensagem por sygecom »

labaroazul escreveu:como escrevo um script de compilação para usar como o RTLINK ou com o EXOSPACE?
Olá labaroazul,
Se quiser tentar com RMAKE + BLINKER 7.0 No link abaixo tem exemplo. O script fica em AGENDA.LNK e AGENDA.RMK
http://www.4shared.com/file/73073907/5b ... ipper.html
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Eros
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Mensagens: 291
Registrado em: 19 Dez 2008 19:23
Localização: Goiania

Re: O que escrever num script de compilação?

Mensagem por Eros »

para compilar seus arquivos .prg voce pode criar um arquivo de lote e colocar uma linha de compilaçao para cada prg seu, no estilo assim:

@ Echo Off
cls
clipper arquivo1.prg
clipper arquivo2.prg
clipper arquivo3.prg
etc...

com isso voce vai compilar todos os fontes e verificar se tem erro em algum fonte.

Agora se voce quer compilar utilizando o debug e de forma mais profissional, faça assim:

Voce vai usar o clipper, vai usar o RMake e vai usar um linkador, Rtlink ou Exospace, fazendo assim: (Eu uso o Blinker para gerar o arquivo executavel, mas isso é opcao)
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Crie um arquivo de lote, tipo C.BAT para compilaçao assim:

@ Echo Off
cls
del *.obj
RMake Make / DCLD
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Depois crie um arquivo chamado MAKE.RMK

// Arquivo RMake

#IfDef CLD
.prg.obj:
c:\cl5\bin\clipper $< /m/n/q/b /umy.ch
cls
#Else

.prg.obj:
c:\cl5\bin\clipper $< /m/n/q/l /umy.ch
cls

#Endif

Arquivo1.obj : Arquivo1.prg
Arquivo2.obj : Arquivo2.prg
Arquivo3.obj : Arquivo3.prg

E assim sucessivamente, até voce listar nesse arquivo Make.rmk todos os seus fontes.

#Ifdef CLD
Arquivo.exe : Arquivo.obj - Esse tem que ser seu arquivo principal do sistema.
C:\CL5\BL5\BIN\Blinker @CLD.lnk
#Endif

#Ifdef FIM
Arquivo.exe : Arquivo.obj - Esse tem que ser seu arquivo principal do sistema
C:\CL5\BL5\BIN\Blinker @FIM.lnk
#Endif
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Crie tambem um arquivo chamado CLD.LNK onde vai ter o seguinte conteudo:

BLINKER EXECUTABLE CLIPPER //F:250 //SWAPK:65535 //DYNF:8 //E:0
BLINKER EXECUTABLE EXTENDED 2048
BLINKER EXECUTABLE NODELETE
BLINKER INCREMENTAL ON

Fi Arquivo.prg
fi Arquivo1.prg
fi arquivo2.prg
fi arquivo3.prg

fi c:\catools\obj\ctintp
fi c:\catools\obj\ctusp
fi c:\cl5\udfs\semexo
fi c:\cl5\lib\__wait.obj
fi c:\cl5\lib\cld.lib

Search c:\cl5\bl5\lib\blxclp52.lib
Search c:\cl5\bl5\lib\blxratex.lib

Lib c:\cl5\lib\udfs
Lib c:\cl5\lib\qc
Lib c:\cl5\lib\assist
Lib c:\cl5\lib\hprot
Lib c:\cl5\lib\clipper
Lib c:\cl5\lib\qscreen
Lib c:\cl5\lib\samples
Lib c:\cl5\lib\ctp
Lib c:\cl5\lib\ptools
Lib c:\cl5\lib\_acento

@c:\cl5\bl5\clp\lnk\cl520max.lnk

Out Arquivo - Nome do arquivo executavel final.

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Dentro da pasta onde voce esta programando, ao executar o arquivo de lote C.BAT voce vai executar a compilação e linkagem do programa para depuração atraves do debbug, e ao acesar o sistema, tecle ALT+D para abrir o fonte ao mesmo tempo da execução e verificar a rotina do sistema.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para finalizar e gerar uma executavel final do seu programa, crie um arquivo no mesmo formato do CLD.LNK chamado FIM.LNK.

Esse arquivo vai ter praticamente o mesmo conteudo do arquivo CLD.LNK, exceto a linha

BLINKER INCREMENTAL ON ->CLD.LNK
BLINKER INCREMENTAL OFF ->FIM.LNK

fi c:\cl5\lib\cld.lib -> Essa é a LIB do debbug, existe no arquivo CLD.LNK mas nao pode existir no arquivo FIM.LNK. A existencia dessa lib na compilação final vai fazer seu arquivo do executavel final, ficar enorme. Por exemplo meu sistema de folha de pagamento, o arquivo final, tem 800 kb. O arquivo com debbug tem mais de 3 megas.

Acho que agora voce pode escolher como deseja trabalhar.

Qualquer coisa, estamos na area.. valeu..
Responder