Caros colegas, já tive este problema tambem, do executavel não responder mais, isso acontece quando vc manda executar alguma rotina cujo processo demora muito, tipo um relatório que precise buscar informacoes em várias tabelas diferentes. Observei que o problema esta com o sistema operacional "achar" que o executável esta travado devido a sua demora de resposta.
Claro que usar TS é ótimo, indiscutivel, mas com o passar do tempo, com o aumento dos dados nas tabelas, o problema pode voltar mesmo usando o TS, basta a rotina ser muito grande que o problema vai aparecer novamente.
A solução do leonardo é otima nestes casos, eu nao sabia, vou aplicar isso nos meus programas, pois pelo que eu percebi a funcao que ele citou vai informar para o Sistema Operacional que o executavel ainda esta "vivo".
Eu no meu caso, resolvi o problema criando mais indexes específicos para que o programa nao ficase lento. Tambem deu certo.
Leonardo, pergunto a vc, no meu caso que uso a gtwvw, qual funcao eu devo usar? Esta: START_PROCESSMESSAGE()