?! Regularização da profissão de informática !?
Moderador: Moderadores
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Prezado colega Reginaldo, muito obrigado pela sua contribuição que você fez sobre a opinião da SBC. Realmente, gostei de como foi exposto a política da SBC. E também é bom saber que você é um dos tantos colegas que começaram em Clipper e se tornaram bons profissionais e que ainda continuam aperfeiçoando em novas técnicas de programação. É bom contarmos com pessoas assim que representem a nossa classe com muita dignidade, seja pela sua competência e sua honestidade com a sociedade.
Um clip-abraço :)Pos
E pessoal, vamos lá aproveitemos esta oportunidade que com certeza o colega Reginaldo saberá representar no meio acadêmico.
´o)
Um clip-abraço :)Pos
E pessoal, vamos lá aproveitemos esta oportunidade que com certeza o colega Reginaldo saberá representar no meio acadêmico.
´o)
-
support sistemas
- Usuário Nível 2

-
gransoft
- Usuário Nível 3

- Contato:
Analistas de Sistemas
UBERLÂNDIA-MG, 22 de maio de 2007.
Prezado Reginaldo e demais Srs.,
Analisem o "extrato" até o final do link abaixo:
http://www.camara.gov.br/Sileg/Prop_Det ... p?id=15902
O incoveniente em não termos uma Profissão Regulamentada é que o Fisco de qualquer Estado poderá exigir - em qualquer tempo - que uma outra categoria, o CRA por exemplo, seja o Responsável Técnico por nossos Algorítmos... (Aplicativos Fiscais PED/ECF devem ser cadastrados/homologados em QUASE todas as SEFAZ do Brasil).
E o que tem isso demais? Teremos que CONTRATAR um Adm.de Empresas, e assumir uma série de taxas junto ao CRA, e para terceiros.
Somos PROFISSIONAIS, Responsáveis pelo nossos Aplicativos/Algorítmos ou não?!
Responsabilidade Técnica, Solidária e Conivente com as operações fiscais das Empresas das quais prestamos serviços PED(NF) e ECF(CF). Somente quem NÃO tem real noção deste problema, GRITA NÃO à uma já REMOTA, e quase impossível Regulamentação da Profissão.
E, olha que os Exmos.Srs. Deputados tem batalhado para isso, pois muitos, muitos mesmo, são proprietários de Estabelecimentos de Ensino Superior e isso certamente os beneficiaria. Se eles não conseguem...
Se o Fisco EXIGIR, contratem um CRA, somente para assinar os documentos. E PAGUEM o que ele pedir. Se você NÃO atender ao Fisco, está fora de mercado.
DURALEX, SEDLEX. Simples assim.
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
Prezado Reginaldo e demais Srs.,
Analisem o "extrato" até o final do link abaixo:
http://www.camara.gov.br/Sileg/Prop_Det ... p?id=15902
O incoveniente em não termos uma Profissão Regulamentada é que o Fisco de qualquer Estado poderá exigir - em qualquer tempo - que uma outra categoria, o CRA por exemplo, seja o Responsável Técnico por nossos Algorítmos... (Aplicativos Fiscais PED/ECF devem ser cadastrados/homologados em QUASE todas as SEFAZ do Brasil).
E o que tem isso demais? Teremos que CONTRATAR um Adm.de Empresas, e assumir uma série de taxas junto ao CRA, e para terceiros.
Somos PROFISSIONAIS, Responsáveis pelo nossos Aplicativos/Algorítmos ou não?!
Responsabilidade Técnica, Solidária e Conivente com as operações fiscais das Empresas das quais prestamos serviços PED(NF) e ECF(CF). Somente quem NÃO tem real noção deste problema, GRITA NÃO à uma já REMOTA, e quase impossível Regulamentação da Profissão.
E, olha que os Exmos.Srs. Deputados tem batalhado para isso, pois muitos, muitos mesmo, são proprietários de Estabelecimentos de Ensino Superior e isso certamente os beneficiaria. Se eles não conseguem...
Se o Fisco EXIGIR, contratem um CRA, somente para assinar os documentos. E PAGUEM o que ele pedir. Se você NÃO atender ao Fisco, está fora de mercado.
DURALEX, SEDLEX. Simples assim.
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
Pois é, Janis. Triste fim, o nosso... Um erro atrás do outro, um tentando justificar o anterior. Se "...o fisco exige um CRA...", então vamos criar o CRI, aí ficamos bacanas!...
Cara, vivemos numa economia de mercado, capitalista, uma democracia, somos livres, vamos lutar por isso, vamos crescer! Chega de regulamentação, chega de conselhos, deixem a gente viver e trabalhar em paz! Parem com isso!
Cara, vamos gritar pra acabar com o CRA, não pra criar o CRI!
Dar um exemplo: eu trabalhei muito tempo para uma multinacional norte-americana. Na hora de abrir a filial Brasil, fui explicar pros gringos que precisava pegar uma autorização na Prefeitura pra emitir um bloco de notas fiscais, com 5 vias e carbono (numa versão atual, leia-se homologação de ECF, TEF etc), blablabla... Cara, pasmo geral. Aí o gringo me mostrou: ele imprimia um "invoice" (nota) numa matricial, e, no fim do mês, recolhia os 3% ou coisa que o valha. Ponto. Acabou. That's it.
E eles dominam o mundo hoje. E nós? Nós, enquanto isso, estamos preocupados em criar o "CRI" ou coisa que o valha... Pára!
Aproveitando: outra regulamentação, a de Recursos Humanos. Cara, vc já desenvolveu ou tentou desenvolver ou administrou ou viu um programa de administração de pessoal no Brasil? É coisa de "expert", cara. Tem mais IF que programa. Impossível administrar. Quebra qualquer negócio, se não fizer "por fora" não vira.
Nos USA, a maior potência do planeta? Simples: eu contrato vc pra trabalhar 2 horas por dia, 2a., 4a. e 5a., $5 por hora, pago no fim da semana, recolho o imposto, e tamos conversados. Fácil.
Nós, no Brasil? A Lei número 99999, promulgada pelas Excelentíssimas Excelências estabelece, em seu capítulo VIII, parágrafo II, Inciso IV, alínea D, que o contribuinte deverá registrar-se junto ao CRÇ, CRG, CRQ e CRW, apresentando, mensalmente, relatórios detalhados sobre blablabla..., recolhendo trimestralmete o repique do excedente a X horas calculadas sobre o somatório da matriz inversa da integral do coeficiente de Gini, blablabla... ". Aí, tome programa. Homologado previamente, óbvio.
Acorda, Brasil! Aprova logo o Imposto Único! Se você, Janis, fizer uma pesquisa com seus clientes e amigos, verá que todos aprovariam pagar 3% sobre o faturamento, ponto!, mais nada, ao invés de ficar bolando "esquemas geniais" pra burlar os 17% ou mais por cento do ICMS, fora o resto...
Cara, vivemos numa economia de mercado, capitalista, uma democracia, somos livres, vamos lutar por isso, vamos crescer! Chega de regulamentação, chega de conselhos, deixem a gente viver e trabalhar em paz! Parem com isso!
Cara, vamos gritar pra acabar com o CRA, não pra criar o CRI!
Dar um exemplo: eu trabalhei muito tempo para uma multinacional norte-americana. Na hora de abrir a filial Brasil, fui explicar pros gringos que precisava pegar uma autorização na Prefeitura pra emitir um bloco de notas fiscais, com 5 vias e carbono (numa versão atual, leia-se homologação de ECF, TEF etc), blablabla... Cara, pasmo geral. Aí o gringo me mostrou: ele imprimia um "invoice" (nota) numa matricial, e, no fim do mês, recolhia os 3% ou coisa que o valha. Ponto. Acabou. That's it.
E eles dominam o mundo hoje. E nós? Nós, enquanto isso, estamos preocupados em criar o "CRI" ou coisa que o valha... Pára!
Aproveitando: outra regulamentação, a de Recursos Humanos. Cara, vc já desenvolveu ou tentou desenvolver ou administrou ou viu um programa de administração de pessoal no Brasil? É coisa de "expert", cara. Tem mais IF que programa. Impossível administrar. Quebra qualquer negócio, se não fizer "por fora" não vira.
Nos USA, a maior potência do planeta? Simples: eu contrato vc pra trabalhar 2 horas por dia, 2a., 4a. e 5a., $5 por hora, pago no fim da semana, recolho o imposto, e tamos conversados. Fácil.
Nós, no Brasil? A Lei número 99999, promulgada pelas Excelentíssimas Excelências estabelece, em seu capítulo VIII, parágrafo II, Inciso IV, alínea D, que o contribuinte deverá registrar-se junto ao CRÇ, CRG, CRQ e CRW, apresentando, mensalmente, relatórios detalhados sobre blablabla..., recolhendo trimestralmete o repique do excedente a X horas calculadas sobre o somatório da matriz inversa da integral do coeficiente de Gini, blablabla... ". Aí, tome programa. Homologado previamente, óbvio.
Acorda, Brasil! Aprova logo o Imposto Único! Se você, Janis, fizer uma pesquisa com seus clientes e amigos, verá que todos aprovariam pagar 3% sobre o faturamento, ponto!, mais nada, ao invés de ficar bolando "esquemas geniais" pra burlar os 17% ou mais por cento do ICMS, fora o resto...
-
gransoft
- Usuário Nível 3

- Contato:
Regulamentação da Profissão de Analistas de Sistemas
UBERLÂNDIA-MG, 22 de maio de 2007.
Prezado Eolo,
Concordo plenamente com você! Em 100%!!!
Mas, enquanto o GRITO "... Acorda, Brasil! Aprova logo o Imposto Único! ... " não está Regulamentado... CUMPRA-SE !!!
Revogam-se as disposições em contrário.
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
Prezado Eolo,
Concordo plenamente com você! Em 100%!!!
Mas, enquanto o GRITO "... Acorda, Brasil! Aprova logo o Imposto Único! ... " não está Regulamentado... CUMPRA-SE !!!
Revogam-se as disposições em contrário.
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
se eu tivesse um emprego, ia batalhar pela aprovacao dessa lei, pra criar uma classe trabalhista, clube, plano de saude, piso salarial, sindicato, nesse caso me canditaria ate ao primeiro mandato hehehe) mas como nunca tive e espero nunca precisar (assim como, penso eu, 90% dos colegas do forum) pois somos autonomos, pequenos empresarios, ou similares, minha opiniao é
N A O
nao tentem estragar uma profissao que nao existe !!!
programo em clipper ha 20 anos, ha 14 tenha uma empresa registrada que so emiti umas 10 notas que me pediram e mesmo assim tem um monte de burocracia, ate contadora que nunca pode me atender por fica ocupada com as burocracias do conselho dela
mas sinceramente nao me acho programador no sentido atual da palavra, pois se o fosse estaria claro fazendo meu sistema web e vender pra 1 milhao de empresas por R$ 10 por mes
entao nao posso ser definido como:
consultor (nao dou consulta)
analiste (nunca fiz analise, nem de sistemas, nem dos meus que faço no
dia-a-dia)
programador (faço programa sim) de computador claro,
mas tambem faço qualquer empresa ficar mais agil pelo uso eficiente da informatica com custos compataveis, envolvendo todos os setores, e as muitas vezes mudando habitos, ou ate mesmo pessoas, criando setores departamentos e eliminando outros, colaborando assim para uma empresa mais eficiente
e so precisa ser programador pra fazer isso ?
um conselho regional nao tem nada pra contribuir, principalmente pra nos clipeiros, pois se fosse criado hoje um consellho regional creio que 98% dos membros trabalhariam com linguagens visuais, e é possivel ate que num conselho regional so aceite com diploma reconhecido no mec, mas ai vai aparecer um monte de recem formado com phd, mba,mestrado e ai quando a gente se der conta, estaremos reduzidos num cantinho, ou correndo pra se atualizar pra preencher papelada, pagar taxas, e ficar sujeito a fsicalizacoes
e se criar um estatudo onde o profissional tiver que comparecer na empresa por algum motivo
e se tiver uma obrigacao de trabalhar tantas horas
e se tiver um limite de empresas que o profissional pode estar vinculado
e o monte de assistente administrativo pelo brasil que usa um micro com nossos sistemas o dia todo e ja se acham da area de informatica
N A O N A O N A O N A O
uma proposta:
vamos batalhar por uma aliquota de imposto de renda de 20%
hahaha
N A O
nao tentem estragar uma profissao que nao existe !!!
programo em clipper ha 20 anos, ha 14 tenha uma empresa registrada que so emiti umas 10 notas que me pediram e mesmo assim tem um monte de burocracia, ate contadora que nunca pode me atender por fica ocupada com as burocracias do conselho dela
mas sinceramente nao me acho programador no sentido atual da palavra, pois se o fosse estaria claro fazendo meu sistema web e vender pra 1 milhao de empresas por R$ 10 por mes
entao nao posso ser definido como:
consultor (nao dou consulta)
analiste (nunca fiz analise, nem de sistemas, nem dos meus que faço no
dia-a-dia)
programador (faço programa sim) de computador claro,
mas tambem faço qualquer empresa ficar mais agil pelo uso eficiente da informatica com custos compataveis, envolvendo todos os setores, e as muitas vezes mudando habitos, ou ate mesmo pessoas, criando setores departamentos e eliminando outros, colaborando assim para uma empresa mais eficiente
e so precisa ser programador pra fazer isso ?
um conselho regional nao tem nada pra contribuir, principalmente pra nos clipeiros, pois se fosse criado hoje um consellho regional creio que 98% dos membros trabalhariam com linguagens visuais, e é possivel ate que num conselho regional so aceite com diploma reconhecido no mec, mas ai vai aparecer um monte de recem formado com phd, mba,mestrado e ai quando a gente se der conta, estaremos reduzidos num cantinho, ou correndo pra se atualizar pra preencher papelada, pagar taxas, e ficar sujeito a fsicalizacoes
e se criar um estatudo onde o profissional tiver que comparecer na empresa por algum motivo
e se tiver uma obrigacao de trabalhar tantas horas
e se tiver um limite de empresas que o profissional pode estar vinculado
e o monte de assistente administrativo pelo brasil que usa um micro com nossos sistemas o dia todo e ja se acham da area de informatica
N A O N A O N A O N A O
uma proposta:
vamos batalhar por uma aliquota de imposto de renda de 20%
hahaha
-
gransoft
- Usuário Nível 3

- Contato:
Laudos
UBERLÂNDIA-MG, 14 de junho de 2007.Trazom escreveu: (...)
N A O N A O N A O N A O
(...)
hahaha
Prezado Trazom,
Laudo do Aplicativo Fiscal por R$1.500,00 e TEF anual. Caso contrário, a SEFAZ te ignora! Está fora de mercado!
Ainda não é o seu caso, mas este procedimento está sendo adotado em TODO O PAÍS...
(Corrigido às 09:58hs)
Oooopppsssss...
(...)
INSTRUÇÃO NORMATIVA:
Art. 1º O credenciamento das empresas desenvolvedoras de programas aplicativos para uso em equipamento Emissor de Cupom Fiscal - ECF, nos termos do Capítulo VII-A do Decreto nº 36.953, de 16 de julho de 1996, será exigido a partir de 1º de janeiro de 2007
(...)
http://app.sefaz.al.gov.br/tol/index.jsp?sModulo=documentos...
Boa sorte na "carreira solo", amigo!!!
Aqui em Minas Gerais, Aplicativo Fiscal sem Laudo: MULTA de 15000 UFEMG por ocorrência. Quanto vale isso? Cada uma: R$ 1,7080
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
Re: Laudos
Tudo bem que o assunto não tenha absolutamente nada a ver com o tópico, mas não tenho tanta certeza de que isso vá realmente acontecer. Os Estados têm autonomia para legislar de forma independente. Conversando com um amigo contador a esse respeito, ele me disse que acha pouco provável que isso vá acontecer. Os Estados ainda não se "acertaram" nem com relação ao SINTEGRA. Que dizer de uma equiparação na legislação que restringe o profissional de forma tão agressiva. E, conversando com um agente do fisco, conhecido meu, ele me disse que um concenso desse tipo é realmente difícil. Se for acontecer, vai demorar alguns bons anos. Vamos ver.gransoft escreveu:Ainda não é o seu caso, mas este procedimento está sendo adotado em TODO O PAÍS...
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
---
---
-
gransoft
- Usuário Nível 3

- Contato:
UBERLÂNDIA-MG, 15 de junho de 2007.Maligno escreveu:Tudo bem que o assunto não tenha absolutamente nada a ver com o tópico, mas não tenho tanta certeza de que isso vá realmente acontecer.
Prezado Maligno,
Quando não há REPRESENTATIVIDADE, ACATA-SE e CUMPRE-SE à risca, o que se é determinado nas Legislações Tributárias...
Como NÂO é do entendimento do nobre amigo que as SEFAZ dominaram nossa Atividade de Desenvolvimento de Aplicativos Fiscais e despreza o assunto em questão, inclusive transferindo-o para o "Bate-papo", abstenho-me em colaborar mais, postando links para as SEFAZ de diversos outros Estados, pertinentes a tão "pífio" assunto, inclusive referenciando que as mesmas SEFAZ viabilizam Aplicativos próprios, similares ao SINTEGRA, e dezenas de outros, para controle das movimentações financeiras de atividades específicas dos Contribuíntes, como GAM57, GRF-CBT, SCANC para Revendas de Combustíveis e SAPI para ICMS, por exemplo, de USO OBRIGATÓRIO e LAYOUT´s oficiais exigidos na Legislação.
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
Negativo. Tem-se a opção de acatar as exigências, esperando que a tal representatividade apareça do nada ou constitui-se um advogado e impetra-se um mandado de segurança na condição de liminar para poder continuar trabalhando sem que se tenha de cumprir o que se considera absurdo.gransoft escreveu:Quando não há REPRESENTATIVIDADE, ACATA-SE e CUMPRE-SE à risca, o que se é determinado nas Legislações Tributárias...
De onde você tirou isso? As Receitas dos Estados não dominaram a profissão coisa alguma. Não exagere. Apenas em alguns setores elas tem essas exigências absurdas. E não são todas que fazem o mesmo que a de Minas Gerais. No Paraná não existe a necessidade de laudo algum. O que eu quis dizer é que SE um dia exigirem o mesmo, o que eu acho difícil, vai demorar muito tempo.Como NÂO é do entendimento do nobre amigo que as SEFAZ dominaram nossa Atividade de Desenvolvimento de Aplicativos Fiscais
Errou de novo. Não sou moderador de grupo, tampouco administrador. Não posso transferir coisa alguma. Não fui eu quem transferiu o tópico para o bate-papo. Algum moderador deve ter feito isso porque o assunto já foi desvirtuado. Comentava-se aqui o que era relacionado a regulamentação da profissão. Você mudou o tópico sem mais nem menos, ao invés de abrir outro, específico e manter-se nele.e despreza o assunto em questão, inclusive transferindo-o para o "Bate-papo"
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Eu sou a favor.
Tem muito nego aí vendendo hospedagem, vendendo criação de sites e até sistemas fiscais que não funcionam ou infringem as leis, como se fossem numa barraquinha da galeria pagé.
Sou a favor da criação de um certificado técnico mínimo que responsabilize alguém pelos danos causados por sistemas e afins.
É como um shampoo qualquer que seja, se cair o seu cabelo ou lhe causar alergia, pode olhar na embalagem que tem o nome do quimico que aprovou o projeto (e nem é remédio).
Falou!
Tem muito nego aí vendendo hospedagem, vendendo criação de sites e até sistemas fiscais que não funcionam ou infringem as leis, como se fossem numa barraquinha da galeria pagé.
Sou a favor da criação de um certificado técnico mínimo que responsabilize alguém pelos danos causados por sistemas e afins.
É como um shampoo qualquer que seja, se cair o seu cabelo ou lhe causar alergia, pode olhar na embalagem que tem o nome do quimico que aprovou o projeto (e nem é remédio).
Falou!
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
-
Mário Isa
- Usuário Nível 4

:-Y
Idéia:
Porque não criamos o nosso próprio CRI VIRTUAL ?
Para mim os CRIS existem para:
a) definir tabela de preços
b) uma classe se une para se defender de outras.
c) e outras coisas mais que deixo para os colegas definir.
Se tivermos um site só dos programadores talvez até haja uma anuidade que seria bem pequena só para manter o site. e daí no forum a gente discute os assuntos e deixa tudo definido ali.
Poderia ser neste fórum aqui mas este não contempla todos os programadores de todas as linguagens.
Mário
Idéia:
Porque não criamos o nosso próprio CRI VIRTUAL ?
Para mim os CRIS existem para:
a) definir tabela de preços
b) uma classe se une para se defender de outras.
c) e outras coisas mais que deixo para os colegas definir.
Se tivermos um site só dos programadores talvez até haja uma anuidade que seria bem pequena só para manter o site. e daí no forum a gente discute os assuntos e deixa tudo definido ali.
Poderia ser neste fórum aqui mas este não contempla todos os programadores de todas as linguagens.
Mário
A função primordial de um conselho regulatório não é proteger o profissional, mas o consumidor. Para proteger o profissional existem os sindicatos. 
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
- rrfsistemas
- Usuário Nível 3

Re: ?! Regularização da profissão de informática !?
Bom dia Srs e Sras !!
O assunto, mais uma vez é polêmico.
Veja bem : por um lado é bom termos um filtro dos profissionais envolvidos na area, pois em mtos casos esta envolvido muito dinheiro de uma empresa, e deixar nas mão deum "açogueiro" é jogar dinheiro fora..
Hj em dia, as próprias empresas já estão fazendo esse filtro, como por exemplo a exigência de um diploma de curso superior, atuante em area especifica da profissão ou uma certificação Itil, MCP ou algo parecido.
Uma certificação não custa barato, Itil 1ª prova = $400.00
Por outro lado concordo com os colegas no ponto em que diz respeito às cobranças exageradas de taxas e outras mais..
Imaginem se as categorias não fossem regulamentadas ou
se categorias como a dos médicos não tivesse um conselho ??
Eu acho que deve ser regulamnetada mas por outro lado sem interferencia de outros CR´s.
PSC.: a proposta da SBC é válida.
O assunto, mais uma vez é polêmico.
Veja bem : por um lado é bom termos um filtro dos profissionais envolvidos na area, pois em mtos casos esta envolvido muito dinheiro de uma empresa, e deixar nas mão deum "açogueiro" é jogar dinheiro fora..
Hj em dia, as próprias empresas já estão fazendo esse filtro, como por exemplo a exigência de um diploma de curso superior, atuante em area especifica da profissão ou uma certificação Itil, MCP ou algo parecido.
Uma certificação não custa barato, Itil 1ª prova = $400.00
Por outro lado concordo com os colegas no ponto em que diz respeito às cobranças exageradas de taxas e outras mais..
Imaginem se as categorias não fossem regulamentadas ou
se categorias como a dos médicos não tivesse um conselho ??
Eu acho que deve ser regulamnetada mas por outro lado sem interferencia de outros CR´s.
PSC.: a proposta da SBC é válida.
"Não é a ferramenta que faz o artesão e sim a sua criatividade...""
Renato Ribeiro Ferreira
Tecnologia em Analise de Sistemas de Informação
http://www.rrfsistemas.hd1.com.br
( VFP 9 + MySql e/ou Oracle 11 ) - ...Harbour/MiniGui...
Renato Ribeiro Ferreira
Tecnologia em Analise de Sistemas de Informação
http://www.rrfsistemas.hd1.com.br
( VFP 9 + MySql e/ou Oracle 11 ) - ...Harbour/MiniGui...
-
sambomb
- Usuário Nível 3

Re: ?! Regularização da profissão de informática !?
Sou a favor, devido aos seguintes fatores:
1) Criação de um órgão a ser considerado/consultado perante as leis que envolvam nossa área de atuação, por exemplo as NFE.
2) Padronização dos cursos.
3) Facilidade para atualização dos assuntos relacionados
4) Aumento do poder de influência dos profissionais da área, sendo possível contrapor com eficácia alguma lei arbritrária como por exemplo a criação de um imposto sobre códigos fontes, uma taxa sobre softwares vendidos, etc...
5) Regulamentação da classe dando assim credenciais ao profissionais devidamente formados, sei que muitos que frequentam o fórum não tem formação acadêmica e são excelentes programadores/analistas e a esses a experiência serviria para qualificá-los.
6) Melhor divisão das áreas de atuação dos profissionais de informática nos cargos públicos, moro no interior do RJ e tenho aqui um exemplo de um profissional que é "obrigado" a trabalhar em 3 áreas de atuação, programação(para os programas da prefeitura), manutenção do hardware e manutenção de redes.
7) Ter uma força maior de influência para a criação de novos cursos e programas de treinamento e até mesmo criação de doutorados, pós-doutorados.....
1) Criação de um órgão a ser considerado/consultado perante as leis que envolvam nossa área de atuação, por exemplo as NFE.
2) Padronização dos cursos.
3) Facilidade para atualização dos assuntos relacionados
4) Aumento do poder de influência dos profissionais da área, sendo possível contrapor com eficácia alguma lei arbritrária como por exemplo a criação de um imposto sobre códigos fontes, uma taxa sobre softwares vendidos, etc...
5) Regulamentação da classe dando assim credenciais ao profissionais devidamente formados, sei que muitos que frequentam o fórum não tem formação acadêmica e são excelentes programadores/analistas e a esses a experiência serviria para qualificá-los.
6) Melhor divisão das áreas de atuação dos profissionais de informática nos cargos públicos, moro no interior do RJ e tenho aqui um exemplo de um profissional que é "obrigado" a trabalhar em 3 áreas de atuação, programação(para os programas da prefeitura), manutenção do hardware e manutenção de redes.
7) Ter uma força maior de influência para a criação de novos cursos e programas de treinamento e até mesmo criação de doutorados, pós-doutorados.....

Rca Sistemas - Itaocara - RJ