Graças a Deus por ter colegas como vocês que nos ajudam; feliz ano 2009 para todos.
Busco saber os comandos para inserir no config.nt para que o mouse trabalhe na memória alta, ou expandida, e outros comandos para aproveitar melhor a memória.
Trabalho com Clipper 5.3 e Blinker 7
Inesperadamente aparece um mensagem como este: e o sistema sai para o SO.
La CPU NTVDM há encontrado una instrucción no permitida.
C5:Oc77 IP:1ª22 OP:ff ff 00 00 Elija “Cerrar” para finalizar la aplicación
e o sistema sai para o SO.
Isso ocorre desde que empece a utilizar Clipper 5.3 antes compilaba con Clipper 5.2 y o mouse lo habilitaba con ClipMouse.Lib e todos viviamos felices
Vi em algum lugar (e o perdi, que tremenda falta de cuidado), umas instruções para o CONFIG.NT, algo assim:
LH /L:1,29472 mouse
Como no estou seguro, estou recorrendo a o foro; sé que conto com os senhores
Deus abençoe vocês.
¿Como colocar o mouse na memoria alta?
Moderador: Moderadores
- vagucs
- Membro Master

- Contato:
-
Adalberto
- Usuário Nível 3

Re: ¿Como colocar o mouse na memoria alta?
Vagucs
Muito obrigado por sua pronta resposta, tem algum comentário pra mim do erro citado?
Um grande abraço e paz neste 2009
Muito obrigado por sua pronta resposta, tem algum comentário pra mim do erro citado?
Um grande abraço e paz neste 2009
- vagucs
- Membro Master

- Contato:
Bom, ao que tudo indica o problema nao tá relacionado ao mouse, acredito que seu programa esteja tentando acessar algum hardware "protegido" e o ntvdm ta travando, ai teria que analisar todo o programa, mas tente rodar ele no DOSBOX se nao passar, é porque o seu programa deve estar tentando usar alguma instrução ou tentando acessar algum dispositivo de forma não convencional.
-
Adalberto
- Usuário Nível 3

vagucs,
Graças outra vez.
Quando retiro a LlibG do script e a função SET( _SET_EVENTMASK, INKEY_ALL ), fico sem o mouse e erro some, o sistema leva anos funcionando com Clipper 5.2e, agora, como 3 meses, passei a Clipper 5.3 e o erro não deixa de molestar.
Acho que não é um problema de hardware protegido por os comentários anteriores e porque nos tem nada especial minha PC.
Deus te proteja e abençoe, aguardo tuas noticias.
Graças outra vez.
Quando retiro a LlibG do script e a função SET( _SET_EVENTMASK, INKEY_ALL ), fico sem o mouse e erro some, o sistema leva anos funcionando com Clipper 5.2e, agora, como 3 meses, passei a Clipper 5.3 e o erro não deixa de molestar.
Acho que não é um problema de hardware protegido por os comentários anteriores e porque nos tem nada especial minha PC.
Deus te proteja e abençoe, aguardo tuas noticias.
- vagucs
- Membro Master

- Contato:
Estranho, nao vejo motivo para o erro, porque vc nao migrou ja para xHarbour, teria muito mais recursos disponiveis sem os problemas que está tendo, acho que é o melhor caminho.
-
Adalberto
- Usuário Nível 3

Vagucs, em uma oportunidade, La por setembro 2008, consegui o xH com o compilador C, AL compilar me deu muitos “warnings”, peguei o grito de ajuda em este e outros foros e como ninguém me deu socorro, então desisti dessa aventura y continue com nosso velho Clipper.
Hoje estou trabalhando com Visual basic .Net e tal vez não seja conveniente a inversão de tempo e esforço em passar tantas linhas de código a o xH, só para que aqueles sistemas que já estão em funcionamento continuem, nesta vez só fiz a manutenção para que tenham mouse.
Muito obrigado por tua atenção e apóio, espero contar sempre contigo.
Um grande abraço
Hoje estou trabalhando com Visual basic .Net e tal vez não seja conveniente a inversão de tempo e esforço em passar tantas linhas de código a o xH, só para que aqueles sistemas que já estão em funcionamento continuem, nesta vez só fiz a manutenção para que tenham mouse.
Muito obrigado por tua atenção e apóio, espero contar sempre contigo.
Um grande abraço
- vagucs
- Membro Master

- Contato:
Adalberto, no geral a migração para Windows é muito simples e todos os warnings nao impedem a cmpilação, Error sim. Bom, quando resolver encarar a parada novamente, se postar algo em forum me avise para que eu acompanhe e possa ajudar no que for possivel.