Problemas com Programa em Clipper

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Eolo
Colaborador
Colaborador

Re: Problemas com Programa em Clipper

Mensagem por Eolo »

Coyote, os comandos que encerram um programa Clipper são:
. QUIT (em qualquer arquivo PRG) ou
. RETURN (no PRG principal)

Então, use o "pesquisar" do Windows para tentar localizar esses nomes dentro dos arquivos PRG do seu programa. É mais simples que usar o DEBUG e pode resolver o problema.

Aliás, acabou de me ocorrer uma coisa: o seu post inicial é de 02-jan-2009, bem no começo do ano, certo? Será que o programa não está limitado a 31-dez-2008, não? A formatação, então, pode ter sido mera coincidência.

Procure, no programa principal, algo parecido com:

Código: Selecionar todos

if date()>ctod("31/12/2008")
  quit
endi
Adalberto
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Adalberto »

Coyote,

A pesquisa sugerida por eolo tem que ser CTOD( “12/31/2008” ), para que ao sair do programa você possa ver a mensagem então execute desde a linha de comando, a traves de um arquivo .BAT, exemplo:

ARQUIVO.BAT
Cadastro
PAUSE
Comente-nos o resultado, não esqueça a possibilidade de postar o colocar em algum local para download as fontes para analisar-nos e oferecer melhor ajuda.

Um grande abraço.
Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

A pesquisa sugerida por eolo tem que ser CTOD( “12/31/2008” )
Adalberto, eu não acho que TEM que ser no padrão americano (MMDDAAAA), como você sugere. O programa, pelo que parece, roda aqui no Brasil. Então, o mais provável é que ele esteja setado para as datas serem tratadas no padrão brasileiro (DDMMAAAA) - SET DATE BRITISH - e não no padrão que você citou.
para que ao sair do programa você possa ver a mensagem então execute desde a linha de comando, a traves de um arquivo .BAT
Pra que usar um BAT? Se o Coyote abrir uma instância do DOS e executar o programa lá, o eventual erro vai aparecer, como o Pablo corretamente já sugeriu.
Adalberto
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Adalberto »

Eolo, boa tarde.

Desculpa, no considerei o fato de que o programa “roda” (ou rodava?) em Brasil, em quanto a usar um .BAT é apenas para poder ter uma pausa, e ter tempo de ler a mensagem.

Muito obrigado pela observação.

Coyote, ¿resolveu o problema?, Se não então conte com a gente deste fórum é comigo, siga postando.

Um grande abraço para vocês.
Adalberto
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Adalberto »

Eolo, boa noite.

Fiquei pensativo com o tema esse do formato CTOD( “12/31/2008” ), porque não me referia ao modo de mostrar na tela, e mais bem ao modo de como se armazena a data no arquivo DBF, e acredito que essa forma acima e a correta para armazenar é por tanto poderia ser assim que se tem que usar para a pesquisa.

Todo o que estou “falando” aqui e só por via de eu saber o contribuir e de maneira alguma para polemizar ou molestar, se tem alguma dúvida sobre as coisas que digo, por favor, me desculpa e questão de meu mal português.

Pablo César, te ruego y agradezco que leas este mensaje, y lo enmiendes si es preciso; muchas gracias. Bendiciones para vos.
Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

[POST ALTERADO PELO AUTOR]

Adalberto,

Espanhól
Não se preocupe, porque o seu português é melhor que eu o meu espanhól. Eu sou neto de espanhóis, bascos de Bilbao, mas não sei quase nada da lingua. Vergonha pra mim...

Formato de DATAS
Datas, independemente do SET DATE e SET CENTURY, são guardadas no DBF no formato AAAAMMDD (se vc abrir um DBF em baixo nível vai confirmar isso). E eu acho que é assim porque esse formato é o que ordena datas, cronologicamente, de forma natural...

A partir daí, vem o SET DATE: American (o default), que mostra MMDDAAAA; British (igual ao Brasileiro), que mostra DDMMAAA; etc. E é esse SET DATE (junto com o SET CENTURY) que vai influenciar tudo o que vc comandar: exibir datas, dar GET em datas, pesquisar datas etc. Mas, internamente, é tudo no formato AAAAMMDD.

Então, para por exemplo procurar uma data:
a) se vc fez SET DATE AMER e SET CENT ON, o padrão vai ser MMDDAAAA: dtoc("12/31/2008")
b) se vc fez SET DATE AMER e SET CENT OFF, o padrão vai ser MMDDAA: dtoc("21/31/08")
c) se vc fez SET DATE BRIT e SET CENT ON, o padrão vai ser DDMMAAAA: dtoc("31/12/2008")
d) se vc fez SET DATE BRIT e SET CENT OFF, o padrão vai ser DDMMAA: dtoc("31/12/08")
etc.

Aliás, uma curiosidade (alguém me corrija se eu estiver errado): o tal BUG DO MILÊNIO, na passagem de 1999 pra 2000, não prejudicou em nada os programas em Clipper. Eu, pelo menos, não mudei uma vírgula nos meus programas. Por que? Porque o Clipper sempre guardou datas no formato AAAAMMDD, o ano com 4 dígitos. E ele suporta datas compreendidas entre os dias 01/01/0100 e 31/12/2999...

Abraço!

Eolo
Editado pela última vez por Eolo em 23 Jan 2009 11:48, em um total de 1 vez.
Coyote
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Coyote »

Olá pessoal bom dia.
Obragado pela ajude de todos.
Bem vou tentar explicar de maneira clara o que ocorre. O programa em clipper que me refiro funciona da seguite forma, são dois pc's conectados na rede o Primeiro pc fica na entrada e tem o programa cadastro.exe, ele é responsavel pelo cadastramento dos clientes ja o Segundo pc fica na saida é responsavel pelo fechamento de contas o programa chamasse caixa.exe.
Então copiei a pasta que havia o programa no primeiro pc, formatei o HD e depois coloquei a pasta de volta, dai ele não abre mais nem clicando direto nele nem pelo prompt de comondo e também não exibe nenhuma mensagem de erro.
Então o que gostaria de saber é:
Ele não excuta no sistema recem formatado, mas se eu pegar esse HD e coloca-lo no segundo pc o programa passa a funcionar de maneira normal. Enão o que me leva a pensar que o problema é uma configurção no windows ou no proprio modulo cadastro.exe.
Será que isso é possivel ?
Então da mesma forma que o prograga funciona colocando o hd formado no segundo pc se tira-lo e colocar de volta na pc recem fromatado ele não executa.
Por isso me leva a pensar que o problema é uma configurção no sistema operacional ou no modulo cadastro.exe.
Agora me digam é possivel mudar alguma configurção no modulo exe, ou tem alguma configuração no Windows que possa ser feita para o programa funcionar, o modulo
cadastro.exe tem 863kb e o caixa.exe tem 868kb, pergunto teria algo a ver com a memória?
Lembrando que já configurei:
AUTOEXEC.NT: Set clipper =f200
CONFIG.NT: Files=200
Desde ja agradeço a todos.
Obs.: compilei o o programa principal caixa.prg ele executa da mesma forma na segundo pc, mas no primeiro recem formatado ele não executa.
Adalberto
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Adalberto »

Eolo

Muito obrigado por sua resposta e a aula. Apresentamos-nos na tela as datas em formato dd/mm/aaaa, então deve ser porque eu uso assim:

@ 10,10 GET dDataIng	PICT “@E”
Não tenho em meus programas o mandato SET DATE TO , por isso e que as pesquisas as faço no formato que já indique antes.

Em quanto ao BUG DO MILÊNIO, eu só aumentei nas minhas aplicações as seguintes linhas:

SET CENTURY ON
SET EPOCH TO 1995
Mais uma vez: Muito obrigado. (Muchas gracias)

¿e o amigo coyote resolveria o problema?, Até mais.

Um grande abraço.
anacatacombs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por anacatacombs »

Realmente é algum detalhe (configuração, arquivo necessário, etc etc etc) que foge ao nosso entendimento.

Como o colega GVC disse... o mais "certo", era se vc pudesse disponibilizar esse PRG pro pessoal do Forum analisar.. é complicado dizer o que pode estar acontecendo sem olhar o código fonte primeiro.

[]'s

Ana
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Tudo indica mesmo que é a configuração de ambiente, mas também poderia ser atribuído a algum procedimento que verifica as característcas assim como nome do PC, nº HD, etc...

Obs.: Mensagem reditada por sugestão do colega, a fim de não caracterizar desvio de assunto. Para quem quiser saber sobre a diferença entre catalán e basco, acesse: viewtopic.php?f=5&t=9022&p=50939#p50939
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
anacatacombs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por anacatacombs »

É, um bom desvio de assunto.. mas cultura é sempre bem vinda né?

Como dizem por aí: Pablo também é cultura.

Será que o Colega vai disponibilizar o PRG, ou pelo menos postar um trecho? Acho melhor do que ficar dando tiro no escuro...
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Concordo com a ANA ou que o tal Coyote procure um programador da região dele para melhor resolver esse problema dele direto no local.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

Ana, mea culpa.

Eu não sabia (e não sei) como é o formato de datas na Colombia, então quis resssaltar ao Adalberto que, no Brasil, se usa o padrão DDMMAAAA - então não TINHA QUER SER no padrão MMDDAAAA como ele disse (entendi, pelo post dele, que este poderia ser o padrão da Colombia).

Até aí a coisa fez parte do contexto. Mas, como o Adalberto se desculpou on line da sua fragilidade com a lingua portuguesa, eu quis ser gentil de volta com ele, falando também on line da minha fragilidade com a lingua espanhola - embora descendente de espanhóis.

Mas aí eu errei, falando da descendência (desvio de assunto). E errei na geografia (desvio de coordenadas).

Mea culpa.

Mas, afinal: o moderador é quem deveria ter simplesmente capado o meu post, e não comentado. Certo?
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Até o autor do tópico não se manifestar quanto a minha sugestão de debugar o programa... ficaremos aqui tentando adivinhar. Por isso colega coyote, nos responda se a sugestão de debugar é viável no seu caso. Daí você verá onde estaria abortando. Para compilar com opção de uso do DEBUG, utilize:

CLIPPER programa /B

Estou insistindo nisto, porque você mencionou que possuia os fontes.
Eolo escreveu:Mas, afinal: o moderador é quem deveria ter simplesmente capado o meu post, e não comentado. Certo?
Por isso acabei abrindo outro tópico para aqueles que se interessarem e ainda o fiz sem capar coisa alguma... hihihihi
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

Por isso colega coyote, nos responda se a sugestão de debugar é viável no seu caso. Daí você verá onde estaria abortando. Para compilar com opção de uso do DEBUG, utilize:

CLIPPER programa /B
Como acostuma dizer o Chaves do programa mexicano... ISSO... ISSO... ISSO !!
Responder