Problemas com Programa em Clipper
Moderador: Moderadores
-
MANFREDINI
- Usuário Nível 1

Re: Problemas com Programa em Clipper
olá meu caro coyote, não sei se ajuda, mas tive um problema assim, exatamente como o seu, depois de formatar uma maquina de cliente com win98, e instalar o win xp professional, e como resolvi ? descobri que era o drive de video da placa onboard, então desinstalei o drive da placa onboard e deixei o xp selecionar um drive padrão dele, o sistema ficou normal, mais a maquina para navegar na net, ficou meio lento a rolagem de tela, então pense nisso. abraços e boa noite
Manfredini, confesso que não entendi o que vc falou. Não sou o criador do tópico mas, mesmo assim, vou pedir: dá pra você explicar melhor (detalhadamente) o que você fez, explicando também detalhadamente o que tem a ver a sua experiência com o problema principal deste tópico?
Vou arriscar: você formatou um pc com win98, depois instalou o win xp professional, aí desinstalou o drive (o drive ou o driver?) de vídeo da placa onboard, aí o xp instalou um drive padrão (um drive ou um driver?) e ficou normal? Ficou normal como? Ficou normal mas ficou lento? Ficou normal porque, embora lento, o programa Clipper que antes funcionava e depois parou de funcionar, voltou a funcionar normalmente?
Dá pra explicar? Fiquei curioso.
Vou arriscar: você formatou um pc com win98, depois instalou o win xp professional, aí desinstalou o drive (o drive ou o driver?) de vídeo da placa onboard, aí o xp instalou um drive padrão (um drive ou um driver?) e ficou normal? Ficou normal como? Ficou normal mas ficou lento? Ficou normal porque, embora lento, o programa Clipper que antes funcionava e depois parou de funcionar, voltou a funcionar normalmente?
Dá pra explicar? Fiquei curioso.
Tanto faz se é drive ou driver. O correto é driver. Mas o que importa é que dá pra entender o comentário. O colega disse que passou pela mesma dificuldade que o OP ao trocar o Win98 pelo XP. Resolveu desinstalando o driver nativo da placa onboard e instalando o driver de vídeo padrão do Windows. Resolveu o problema com o programa, mas na seqüência ele observou alguma lentidão num controle do Windows, ao usar um navegador qualquer. Não creio que seja esse o caso. Mas é a sugestão do colega.
Agora, que essa thread está pra lá de enrolada, isso está. Já foram 34 mensagens.
Acho que alguns detalhes informados são importantes. O OP comentou que colocando o HD do primeiro computador no segundo, o programa volta a funcionar. Só faltou ele dizer se esse HD fica como master ou slave. Já que todo mundo chutou, vou chutar também: ele deve ter colocado como slave. Sendo os dois programas protegidos, o programa de cadastro funciona no segundo computador porque a proteção do programa de caixa, que ainda existe, é a mesma. Então, só vejo duas alternativas:
1) O OP posta o fonte principal, como já pediram duas ou três vezes, e espera que alguma alma caridosa investigue que proteção é essa.
2) O OP contrata um programador de sua região e passa o abacaxi pra ele, como sugeriu o Leonardo.
Agora, se o HD do primeiro computador foi colocado como master no segundo computador, aí eu acho que não tem jeito mesmo: só pode ser macumba. E daquelas bem feias. Talvez queimando algum enxofre,...
Desvio de assunto:
Eu ia comentar isso antes mas, por algum motivo incerto e não sabido, o fórum está (apenas) pra mim igual uma árvore de natal: trava, funciona, trava, funciona,... Está difícil. Mas é o seguinte: desvio de assunto realmente viola uma das regras do fórum, mas há uma certa tolerância quanto a isso e também em relação a algumas outras regras. Se o desvio perturbar por demais o andamento do tópico, claro, é proibido. Mas se for algo sucinto e sem maldade, ofensas e coisas do tipo, não há problema nenhum. Não será necessário "capar" coisa alguma. Há inúmeros tópicos assim e, particularmente, acho até saudável. Até porque, isso bem demonstra o bom nível dos participantes de um fórum que prima não apenas pela técnica, mas também pela descontração.
O exagero é sempre pernicioso, mas o bom senso deve preponderar. Se houver exagero, o moderador entra em ação e "realinha" o tópico. Caso contrário, o que for feito, se for, será por opção dele.
Como esse é um desvio de assunto, para qualquer comentário adicional ou até uma contestação, por favor, abra um tópico novo na seção apropriada. Afinal de contas esse tópico continua, mesmo que enrolado.
EOT (4me)
Agora, que essa thread está pra lá de enrolada, isso está. Já foram 34 mensagens.
Acho que alguns detalhes informados são importantes. O OP comentou que colocando o HD do primeiro computador no segundo, o programa volta a funcionar. Só faltou ele dizer se esse HD fica como master ou slave. Já que todo mundo chutou, vou chutar também: ele deve ter colocado como slave. Sendo os dois programas protegidos, o programa de cadastro funciona no segundo computador porque a proteção do programa de caixa, que ainda existe, é a mesma. Então, só vejo duas alternativas:
1) O OP posta o fonte principal, como já pediram duas ou três vezes, e espera que alguma alma caridosa investigue que proteção é essa.
2) O OP contrata um programador de sua região e passa o abacaxi pra ele, como sugeriu o Leonardo.
Agora, se o HD do primeiro computador foi colocado como master no segundo computador, aí eu acho que não tem jeito mesmo: só pode ser macumba. E daquelas bem feias. Talvez queimando algum enxofre,...
Desvio de assunto:
Eu ia comentar isso antes mas, por algum motivo incerto e não sabido, o fórum está (apenas) pra mim igual uma árvore de natal: trava, funciona, trava, funciona,... Está difícil. Mas é o seguinte: desvio de assunto realmente viola uma das regras do fórum, mas há uma certa tolerância quanto a isso e também em relação a algumas outras regras. Se o desvio perturbar por demais o andamento do tópico, claro, é proibido. Mas se for algo sucinto e sem maldade, ofensas e coisas do tipo, não há problema nenhum. Não será necessário "capar" coisa alguma. Há inúmeros tópicos assim e, particularmente, acho até saudável. Até porque, isso bem demonstra o bom nível dos participantes de um fórum que prima não apenas pela técnica, mas também pela descontração.
O exagero é sempre pernicioso, mas o bom senso deve preponderar. Se houver exagero, o moderador entra em ação e "realinha" o tópico. Caso contrário, o que for feito, se for, será por opção dele.
Como esse é um desvio de assunto, para qualquer comentário adicional ou até uma contestação, por favor, abra um tópico novo na seção apropriada. Afinal de contas esse tópico continua, mesmo que enrolado.
EOT (4me)
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
---
---
- Toledo
- Administrador

- Contato:
A suspeita do Maligno está mais do quer certa, provavelmente a proteção existente no programa deve estar relacionada com a existência de alguma pasta ou arquivo dentro do HD. E como a verificação desta pasta ou arquivo deve ter em seu caminho a unidade (C:, D:, etc), quando se executa o programa com o HD no segundo computador, a verificação retorna verdadeira, pois é feita no HD que já está no segundo computador.Maligno escreveu:Já que todo mundo chutou, vou chutar também: ele deve ter colocado como slave. Sendo os dois programas protegidos, o programa de cadastro funciona no segundo computador porque a proteção do programa de caixa, que ainda existe, é a mesma.
Imaginemos a seguinte proteção:
Código: Selecionar todos
if !file("c:\windows\asdf.ghj")
Quit
endifAgora, quando o HD é colocado no segundo computador, como slave e mantendo o HD já existente como unidade C:, o programa quando é executado encontra o arquivo "c:\windows\asdf.ghj" que está no HD master (unidade C:), então o programa é executado sem problema algum.
Maligno, pensei que este problema com travamento do fórum que você estava tendo já tinha sido resolvido! Como já lhe disse, eu aqui não tenho qualquer problema com travamento na hora de postar mensagens aqui no fórum. Então se você quiser, poderíamos abrir um tópico para verificar se este problema também está ocorrendo com outros membros aqui do fórum, pois já entrei em contato com os técnicos do meu servidor e eles afirmam que não existe nenhuma lentidão ou travamento no servidor.Maligno escreveu:o fórum está (apenas) pra mim igual uma árvore de natal: trava, funciona, trava, funciona,... Está difícil.
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Código: Selecionar todos
Eu ia comentar isso antes mas, por algum motivo incerto e não sabido, o fórum está (apenas) pra mim igual uma árvore de natal: trava, funciona, trava, funciona,... Está difícil.Democracia é assim mesmo. E é saudável. Pior é uma ditadura.
Obrigado por responder pelo Mandredini. Valeu.
OFF-TOPIC:
Aliás, acho que o sinistro não está no seu host. O problema só pode estar aqui. Como comentei antes, em algumas ocasiões, quando travou (Opera e IE), eu verifiquei o link num webSpeed e apareceu como normal (e rápido) todas as vezes. Difícil será resolver problema tão esdrúxulo. Já estou até me acostumando.
Quem dera, Toledo. Infelizmente continua do mesmo jeito. Inclusive já deixei de postar várias mensagens por conta desse problema. Se achar apropriado criar um tópico para coletar as impressões dos demais usuários, é válido. Mas acho que já teriam reclamado se isso tivesse acontecido. Suspeito que sou o único "premiado". :[Toledo escreveu:Maligno, pensei que este problema com travamento do fórum que você estava tendo já tinha sido resolvido!
Aliás, acho que o sinistro não está no seu host. O problema só pode estar aqui. Como comentei antes, em algumas ocasiões, quando travou (Opera e IE), eu verifiquei o link num webSpeed e apareceu como normal (e rápido) todas as vezes. Difícil será resolver problema tão esdrúxulo. Já estou até me acostumando.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
Olá pessoal bom dia.
Desculpem pelo fato de eu não ter postado antes é que andei um pouco ocupado.
Bem a suspeita do caro maligno estava certa ha realmente uma trava no prg, andei procurando esses dias e encontrei o seguinte:
IF !FILE('&DR&DF')
RETU
ENDIF
O probelema é que não sei como encontrar isso andei fuçando as pastas do windows mas não exista tal arquivo, então volto a pedir a ajuda de todos.
Comentei as linhas da trava e o programa e programa funcionou.
*IF !FILE('&DR&DF')
* RETU
*ENDIF
Então pensei estar tudo resolvido, pois era so compilar o prg e deixar de fora as linhas responsaveis pela trava, mas o pior é que o arquivo prg não completo, ele abre mas a parece uma mensagem: Undefined function: SHOWTIME.
Pessoal espero que possam me ajudar, vou aguardar a resposta.
Valeu !!!!
Desculpem pelo fato de eu não ter postado antes é que andei um pouco ocupado.
Bem a suspeita do caro maligno estava certa ha realmente uma trava no prg, andei procurando esses dias e encontrei o seguinte:
IF !FILE('&DR&DF')
RETU
ENDIF
O probelema é que não sei como encontrar isso andei fuçando as pastas do windows mas não exista tal arquivo, então volto a pedir a ajuda de todos.
Comentei as linhas da trava e o programa e programa funcionou.
*IF !FILE('&DR&DF')
* RETU
*ENDIF
Então pensei estar tudo resolvido, pois era so compilar o prg e deixar de fora as linhas responsaveis pela trava, mas o pior é que o arquivo prg não completo, ele abre mas a parece uma mensagem: Undefined function: SHOWTIME.
Pessoal espero que possam me ajudar, vou aguardar a resposta.
Valeu !!!!
-
DLZ
- Usuário Nível 3

Essa é fácil.. ehehhee
A função ShowTime é da Ca-tools.. Falta comiplar a Ca-Tools junto...
A função ShowTime é da Ca-tools.. Falta comiplar a Ca-Tools junto...
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Opa...
Poderia procurar os valores dessas variaveis com macro e criar o arquivo, assim vc continua usando a "proteção" e se alguem surrupiar o programa não vai conseguir usar.
Outra coisa. Se o path estiver setado como "padrão", é só comparar os conteúdos dos diretórios que contém o programa nos dois computadores, e copiar todos os arquivos que faltam. Eu começaria assim.
E se você compilar tirando a proteção e isso não for uma "proteção", mas sim um arquivo de configurações?
Poderia procurar os valores dessas variaveis com macro e criar o arquivo, assim vc continua usando a "proteção" e se alguem surrupiar o programa não vai conseguir usar.
Outra coisa. Se o path estiver setado como "padrão", é só comparar os conteúdos dos diretórios que contém o programa nos dois computadores, e copiar todos os arquivos que faltam. Eu começaria assim.
E se você compilar tirando a proteção e isso não for uma "proteção", mas sim um arquivo de configurações?
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.