Qual Melhor Metodo Integrar Matriz x Filiais em Clipper ?

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

MARCELOG
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Re: Qual Melhor Metodo Integrar Matriz x Filiais em Clipper ?

Mensagem por MARCELOG »

Olá pessoal,
se até mesmo numa rede interna, onde alguns micros a pouco distância dão problema, a integração matriz/ filial não é tarefa tranquila.
É que a rede por onde trafegam os dados não possibilita verificação física direta e é mantida/administrada por terceiros.
Então, s.m.j., o programador deve sempre pensar no caos e tentar contornar eventuais problemas.
A primeira coisa é definir a taxa de inexistência sincronismo nos dados, ou seja, no seu caso, as informações da filial em relação a matriz e vice-versa não estarão sincronizadas com diferença de segundos, minutos, horas, dias, etc.
O sincronismo total é possível mas sempre esbarra nas condições e estabilidade da rede que, conforme acima, não é controlada pelo programador ou cliente.
E se faltar energia onde está o servidor, a filial pára?
Então, sempre sugiro trabalhar como ilhas e com a incômoda mas necessária defasagem de informação.
Dessa forma, trate a matriz não como matriz, mas também como uma filial que inclui, altera e exclui registros na base de dados.
Defina as informações as serem sincronizadas no tempo convencionado.
No servidor principal deve existir um utilitário (ou hutilitário - ser humano) que dispara a sincronização de dados recebidos.
Nas filiais (inclusive matriz), em sub-servidor, deve existir um utilitário (ou hutilitário - ser humano), que busca e envia as informações para serem sincronizadas no servidor.
Para quem gosta de programas rodando em segundo plano, como sugestão, pegue as informações na hora cheia (00:00,01:00,02:00, etc.) e envie na hora fracionada (00:30,01:30,02:30, etc.).
Para o cliente saber a quantas anda o seu negócio, crie um sistema que separe ou una as informações constantes do banco de dados conforme a necessidade.

MarceloG

Ps: em termos de integração quase indolor sugiro o Mysql. Não briguem, é só uma sugestão.
Com esse SGBD e um sistema e uma única variável a ser definida pelo usuário, seria possível acessar dados de qualquer unidade de qualquer lugar com acesso a internet.
Água mole em pedra dura tanto bate que até espirra!
filizola
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por filizola »

excelente explicacao marcelo, no entanto se nao tiver-mos um ip fixo, tudo vai por água abaixo, porque se o provedor sair do ar por qualquer motivo que seja, e o tempo que ficará fora do ar for indeterminado, bye bye.
"Um passo a frente, e já não estará mais no mesmo lugar..."
MARCELOG
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por MARCELOG »

O problema não é o IP, mas os servidores necessários para acessá-lo que podem estar desligados, em manutenção, com defeito, etc..
E o fato do IP ser dinâmico eu acho até legal.
Todos os dias para acessar a base de dados principal, será necessário o fornecimento de um novo endereço IP.
Logo, o empregado que saiu ontem não vai ter referência para, sem conhecer usuário e senha (isso no Mysql), acessar a base de dados.
Não se esqueça dos serviços ddns para subredes que funciona muito bem também.

MarceloG.
Água mole em pedra dura tanto bate que até espirra!
filizola
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por filizola »

então, agora eu que tenho a intenção de trabalhar on-line via ts fico sem saída a não ser o ip fixo.
alaminojunior
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alaminojunior »

então, agora eu que tenho a intenção de trabalhar on-line via ts fico sem saída a não ser o ip fixo.
Uai, usa o No-iP ou o DynDNS.
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
filizola
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por filizola »

hehe, alaminojunior, leia a postagem inteira e vc verá porque não funciona.
Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

excelente explicacao marcelo, no entanto se nao tiver-mos um ip fixo, tudo vai por água abaixo, porque se o provedor sair do ar por qualquer motivo que seja, e o tempo que ficará fora do ar for indeterminado, bye bye.
Filizola, não concordo com a sua afirmação, porque ela parece falha. Vc diz que "sem IP fixo, mela tudo". Então isso quer dizer que "COM IP fixo, é garantia total"? É isso? Também, vc diz "provedor". A qual deles vc tá se referindo?

Se vc tem um IP fixo e o provedor (a telefônica local) sofrer uma pane, vc tá fora do ar, cara. Ou se vc tem um IP fixo e não pagar a mensalidade do provedor (de conteúdo), mesmo o provedor (telefônica) estando no ar, vc tá fora do ar, cara. Se tá tudo pago e no ar e o modem travar, mesmo com as luzinhas piscando, vc tá fora do ar, cara. Etc.

Bão, esclarece aí. Talvez eu não tenha entendido a sua afirmação. O que tem a ver o IP FIXO com a garantia de conexão.
filizola
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por filizola »

me desculpe, o termo "ip fixo" ficou mal entendido, o que quis dizer é "link dedicado". já fiz testes por mais de meses em tres empresas utilizando ddns e no-ip com internet adsl, tentando ficar conectado o dia inteiro. "sem chance". agora contratamos o serviço da gvt ("link dedicado") e pronto. garantia 24hs de acesso ao sevidor.

espero ter esclarecido.
alaminojunior
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alaminojunior »

garantia 24hs de acesso ao sevidor.
Me perdoe, mas ..... duvide-o-dó !
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
filizola
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por filizola »

tres filiais acessam a dois meses um servidor com link dedicado sem ter um dia de queda. talvez seja sorte então.
Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

("link dedicado") e pronto. garantia 24hs de acesso ao sevidor.
Ah, sim, link dedicado é outra história. Mas fica fora do ar, também. Não tem isso de 100% de garantia. O risco é menor do que com uma conexão "convencional", mas 100% "non eqziste" (como diz o Padre Quevedo). Você nunca ter enfrentado problema foi sorte, sim.

Não vou citar o nome da telefonica daqui (capaz do advogado deles me ligar...eh eh eh), mas um cliente meu ficou uma tarde inteira sem sinal no link dedicado. No fim, a lacônica explicação: "Problemas técnicos na central". Mais nada.
filizola
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por filizola »

512Kbps dedicado full com CIR(committed Information Rate - banda garantida para o link) normalmente de 99%

digo com firmeza, porque já queimei meu filme com cliente dizendo que ele teria conexao de filiais com matriz a baixo custo utilizando ddns/no-ip, mas sem testar por varios dias, dai começou meu pesadelo, velox fora do ar, modem travando e etc..., entao ele me pressionou perguntando o que teria que fazer para que funcionasse realmente. e esta foi a solução que me livrou de ser apedrejado por donos e funcionarios de uma rede de 21 lojas de moveis.
MarcosV
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por MarcosV »

Oi Pessoal...

Com link dedicado ou Não... como vcs fazem as conexao ? Alguem ja fez só troca de informacoes para depois as filiais trabalharem offline ? Alguem ja fez isso via FTP ?
Marcos Villela
x[H]arbour.org (CVS) | GtWvW+HwGui (CVS) | HbMake | Dbf | Rdd DbfCdx | LeToDb (CVS) (Implantando)
===============================================================
“Quem nunca dormiu à noite e acordou de repente, suando frio e chorando, chorando e
chorando? Se isso lhe aconteceu, então você foi apanhado pelo blues.” (Robert Johnson)
Sweet Home Chicago (Versão Blind Bulldog Blues): www.youtube.com/watch?v=J-V61vQTSZs
MarcosV
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por MarcosV »

Maligno escreveu:Nota da Moderação (Maligno):
O presente tópico, mesmo após ter recebido diversas mensagens, não mostrou qualquer vínculo com os objetivos da seção "Clipper", onde foi originalmente postado. Sendo assim, ele teve de ser movido para esta seção, onde o bate-papo descontraído e desvinculado se mantém dentro das regras do fórum.
Oi Maligno... Meu topico tem objetivo de integrar Matriz x Filiais via Clipper (exclusivamente), mesmo que usando alguma ferramenta externa... Porque voce definiu que não tem nenhum vinculo com Clipper ?
Marcos Villela
x[H]arbour.org (CVS) | GtWvW+HwGui (CVS) | HbMake | Dbf | Rdd DbfCdx | LeToDb (CVS) (Implantando)
===============================================================
“Quem nunca dormiu à noite e acordou de repente, suando frio e chorando, chorando e
chorando? Se isso lhe aconteceu, então você foi apanhado pelo blues.” (Robert Johnson)
Sweet Home Chicago (Versão Blind Bulldog Blues): www.youtube.com/watch?v=J-V61vQTSZs
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Já expliquei por MP. No tópico inteiro não há uma única dúvida técnica que envolva programação Clipper, como preconiza o objetivo daquela seção. Por enquanto, o que existe é apenas uma dúvida sobre que caminho tomar no objetivo de integrar matriz e filiais. Se vai usar tenologia X, Y ou Z. Isso nada tem a ver com Clipper.

Repare que até agora, é só bate-papo mesmo. Mas se o tópico mudar de rumo e, finalmente, vocês passarem a discutir técnicas de programação diretamente relacionadas a Clipper, o tópico poderá ser removido para a seção Clipper. Não se preocupe. :)
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Responder