run-time error M6104: MATH - floating-point error: overflow

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

sandata
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

run-time error M6104: MATH - floating-point error: overflow

Mensagem por sandata »

Será que algum participante poderia esclarecer em que condições pode ocorrer o erro "run-time error M6104: MATH - floating-point error: overflow", que comecou repentinamente a ocorrer em um único equipamento conectado a uma rede local. Os demais terminais operam normalmente, com o mesmo programa. Tenho outros sistemas rodando em outros clientes, em rede também, mas em 20 anos nunca vi ou ouvi falar deste erro, que não está documentado nos manuais (originais) do CA-Clipper. A versão é 5.2, a máquina do cliente utiliza Win XP.
Jan Lund
Sandata Ltda.
Santos, SP
alaminojunior
Colaborador
Colaborador

Re: run-time error M6104: MATH - floating-point error: overflow

Mensagem por alaminojunior »

Antes de mais nada, BEM VINDO AO FÓRUM,.....hêêêêêêêê :{

Vasculhando pelo Google, este erro parece ser proveniente do S.O., e não do software, haja vista que ocorreram também em softwares de outras linguagens.
Pode ser mera especulação, mas eu começaria investigando as diferenças que existem nos S.O.´s
Adiantando.......tem um tal de SP3 do Windows XP, que eu vou te contar viu.......já ví coisas interessantes à respeito.
Bão.......veja pra nós mais detalhes, daí prosseguimos.
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
sandata
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por sandata »

Também já colhi diversas informações através do Google, apontando o erro como proveniente do compilador C (em que foi gerado o Clipper), ocorrendo em Fortran, etc. Mas necessito de alguma forma resolver o problema do cliente, que naturalmente não pode ficar parado. Eu utilizo uma máquina com Win XP SP3 e outra com Vista, e nunca ocorreram problemas. Vou procurar verificar junto ao cliente se há alguma outra particularidade. O interessante é que a máquina é a mesma há vários anos e o problema surgiu repentinamente em 03/02/2009.

Complementando: Não há Java da Sun instalado no equipamento em que o problema ocorreu. O processador é Intel Celeron 2,40 GHz. Estava com Win XP SP3 com um "disfarce" para se parecer com o Vista -- a remoção deste também não ajudou em nada.

Consegui descobrir que a memória do PC foi trocada de 2 x 128 MB para 1 x 512 MB logo antes de o problema ocorrer. Solicitei um teste com a configuração anterior, só para ter certeza, apesar de em princípio achar pouco provável. Nada mais foi instalado ou trocado, a não ser as atualizações automáticas do Windows.

Mais um complemento: Foi testado outro processador (poderia ser o coprocessador) e também com a configuração de memória original. Não resolveu o problema. Outros programas foram testados sem problemas.

Qualquer informação pode ser útil e é bem-vinda.

Grato,
Jan Lund
Sandata Ltda.
Santos, SP
sandata
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por sandata »

Finalmente, hoje, descobri a solução do problema. Tratava-se de corrupção em um arquivo particular de configuração do terminal, que por algum meio gerava a mensagem de erro não documentada. Atualmente os sistemas de minha autoria contam com proteção contra este tipo de ocorrência, mas, como a versão do cliente é um pouco antiga e não foi atualizada, o problema acabou surgindo.

Agradeço, enfim, a quem tenha "queimado pestana" para elucidar a causa.
Jan Lund
Sandata Ltda.
Santos, SP
Responder