Licença

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

MARCELOG
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Licença

Mensagem por MARCELOG »

Olá pessoal,
é correto dizer que a app (executável) compilada com o xHarbour (GPL) pode ser utilizada livremente com o Mysql (GPL), ou seja, sem necessidade de aquisição de licença?

Não sei onde li algo dizendo que, como o compilador é "open source", a licença GPL do Mysql não "contamina" a app (executável) gerada.

Obrigado.

MarceloG
Água mole em pedra dura tanto bate que até espirra!
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Re: Licença

Mensagem por sygecom »

Olá Marcelo,
Esse negocio da licença do Mysql já me deixou de cabelo em pé varias vez, por diversas vezes vi gente falando de um detalhe, de uma virgula a mais, um ponto e maneira de interpretar diferente, e por ultimo vi o link abaixo que da uma resumida na coisa, mas a um tempo atras vi algo que se o Mysql for opcional no sistema ele fica como free, então adotei em meu sistema que o usuario final pode escolher entre DBF e MySQL na hora da Instalação e ainda deixo isso claro em contrato, isso deixo a disposição do usuario final(meus clientes).
http://www.macoratti.net/msql_lc1.htm

Agora se existe a chance de migrar para postgreSQL migre pq não fica duvidas nenhuma na questão de licença, eu até que estou tentando, mas ainda tenho que mudar muita coisa.

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
vailton
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por vailton »

A licença GPL diz que se um software for linkado com algum fonte GPL, ele tem q se tornar GPL tb (com o codigo aberto). Porem existe uma "excessão" na licença do Harbour e do xHarbour que diz que se vc usar os mesmos para gerar os seus aplicativos, estes podem ser utilizados em aplicações comerciais sem necessidade de se tornar GPL.

No caso do Harbour (só pra complementar) se vc usar as bibliotecas RTL, contrib e outras em seus projetos ñ haverá problema algum. Mas se vc usar os SOURCES do compilador (pasta SOURCE\COMPILER) então o seu software terá que ser open-source.
Vailton Renato
"No dia mais claro, na noite mais escura... o bug sucumbirá ante a minha presença"

E-mail/MSN: contato@vailton.com.br
software_facil
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por software_facil »

Resumindo, é possível utilizar o MySQL com Harbour ou xHarbour sem estar infringindo regras ? Tomara que sim, pq tem bastante exemplo de Harbour/xHarbour com MySQL !

Abraços

Marcelo Neves
messenger : software_facil@hotmail.com
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

Resumindo, é possível utilizar o MySQL com Harbour ou xHarbour sem estar infringindo regras ?
Não pode. Porque uma lincença não sobrepoe a outra. O MySQL para uso comercial sempre será pago. O [x]harbour é outra historia, explicada pelo Vailton.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
software_facil
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por software_facil »

Então, vai ter muita gente que vai sentar e chorar, a não ser que coloque a mão no bolso, ou convença o cliente a fazê-lo, agora, o mais engraçado, é que tanto eu, como muita gente, só foi se tocar disso agora, mas pelo menos, no meu caso, foi a tempo, antes de começar a desenvolver um projeto, que iria utilizar o MySQL.
Mas ainda restam Firebird e PostgreSQL, aleluia !

Abraços

Marcelo Neves
messenger : software_facil@hotmail.com
Responder