Olá pessoal,
alguém pode me dar uma dica de como compilar a lib postgres do xHarbour.
Não achei na minha instalação a pasta 'interfaces\'.
Obrigado.
MarceloG
---
Nota da Moderação (Maligno):
O presente tópico foi movido da seção "Clipper", uma vez que seu conteúdo não está relacionado com os objetivos daquela seção.
Compilar lib
Moderador: Moderadores
Re: Compilar lib
Marcelo,
Vc precisa dos headers do postgres que se encontram em c:\pgsql\include. Normalmente já vem no instalador e na versao zipada.
Outro detalhe. Vc nao precisa necessariamente criar uma lib, vc pode linkar o postgres.c e tpostgres.prg na sua app que irá funcionar.
[]'s
Rodrigo
Vc precisa dos headers do postgres que se encontram em c:\pgsql\include. Normalmente já vem no instalador e na versao zipada.
Outro detalhe. Vc nao precisa necessariamente criar uma lib, vc pode linkar o postgres.c e tpostgres.prg na sua app que irá funcionar.
[]'s
Rodrigo
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Olá Marcelo,
Com algumas dicas do Rodrigo Moreno, consegui compilar minha LIB e até fazer meu proprio instalador do PostgreSQL.
Então antes de mais nada vou começar pelo instalador, assim para aqueles que quizerem iniciar com PostgreSQL, já pode ter uma pequena referencia aqui no forum.
1º Passo- Baixei a versão No-install do PostgreSQL:
ftp://ftp3.br.postgresql.org/pub/postgr ... taller.zip
Com essa versão do PostgreSQL, apenas descompactei onde que queria que ela fica-se instalada ex: C:\PGSQL e depois coloquei os arquivos em ANEXO dentro da pasta C:\PGSQL e executei o arquivo Instala_pg.bat esse .Bat vai criar a base de dados, vai criar uma base de dados interna chamada SYGECOM e vai criar um usuario SYGECOM e vai perguntar qual a senha desse usuario(tem que repetir a senha em seguida).
Com esse passo acima já tenho PosgtreSQL instalado e rondando como serviço.
2º Passo- Compilando a Lib do pgsql da Contrib do xharbour:
Como uso o xHarbour 1.0.0 e com ele não vem a Contrib junto na mesma instalação então vou deixar aqui o link de um instalador que uso para instalar tudo para min:
http://www.4shared.com/file/88136385/a2 ... rbour.html
Obs:para quem já tem a CONTRIB instalada dentro da pasta \xharbour não prescisa baixar o link acima.
No meu caso tive que alterar o seguinte arquivos dentro da pasta \xharbour\pgsql\
makefile.bc
Ficou conforme esta abaixo:
Antes de gerar a LIB peguei o Make_b32.bat que esta em anexo e coloquei dentro da pasta \xharbour\pgsql
Bom depois de alterar o makefile.bc iniciei uma sessão do prompt do Ms-dos usando o xPath.bat que esta em anexo, e apenas digitei "make_b32".
Com isso acima gerei a LIB "libhbpg.lib" da contrib.
Agora temos que gerar a LIB apartir da DLL do PostgreSQL, com isso peguei a DLL libpq.dll da pasta c:\pgsql\bin e coloquei dentro da pasta \xharbour\contrib\pgsql
Logo após com a mesma sessão do MS-DOS que abri com o xPath.bat digitei:
implib -a libpq.lib libpq.dll
Com isso gerou a seguinte LIB:
libpq.lib
Agora é só colocar dentro da pasta \xharbour\lib e já pode compilar os exemplos da pasta '\xharbour\contrib\pgsql\tests' linkando sempre as duas LIB geradas.
Acho que é isso se faltou alguma coisa prende o grito.
Para quem quiser usar um otimo administrador de DB do Postgresql no link abaixo tem o admin oficial do postgresql:
ftp://ftp3.br.postgresql.org/pub/postgr ... -1.8.4.zip
Para quem quiser umas referencia de quem utiliza PostgreSQL hoje no link abaixo tem umas:
http://www.postgresql.org.br/quem_est%C3%A1_usando
Com algumas dicas do Rodrigo Moreno, consegui compilar minha LIB e até fazer meu proprio instalador do PostgreSQL.
Então antes de mais nada vou começar pelo instalador, assim para aqueles que quizerem iniciar com PostgreSQL, já pode ter uma pequena referencia aqui no forum.
1º Passo- Baixei a versão No-install do PostgreSQL:
ftp://ftp3.br.postgresql.org/pub/postgr ... taller.zip
Com essa versão do PostgreSQL, apenas descompactei onde que queria que ela fica-se instalada ex: C:\PGSQL e depois coloquei os arquivos em ANEXO dentro da pasta C:\PGSQL e executei o arquivo Instala_pg.bat esse .Bat vai criar a base de dados, vai criar uma base de dados interna chamada SYGECOM e vai criar um usuario SYGECOM e vai perguntar qual a senha desse usuario(tem que repetir a senha em seguida).
Com esse passo acima já tenho PosgtreSQL instalado e rondando como serviço.
2º Passo- Compilando a Lib do pgsql da Contrib do xharbour:
Como uso o xHarbour 1.0.0 e com ele não vem a Contrib junto na mesma instalação então vou deixar aqui o link de um instalador que uso para instalar tudo para min:
http://www.4shared.com/file/88136385/a2 ... rbour.html
Obs:para quem já tem a CONTRIB instalada dentro da pasta \xharbour não prescisa baixar o link acima.
No meu caso tive que alterar o seguinte arquivos dentro da pasta \xharbour\pgsql\
makefile.bc
Ficou conforme esta abaixo:
Código: Selecionar todos
# makefile for Borland C/C++ 32 bits
# Building of libhbpg.lib - Harbour API to postgres
# Postgresql running under Cygwin/Windows, unmark the line bellow to compile.
# PG_DIR = ..\..\..\cygwin\usr\src\postgresql-7.4.5
PG_DIR = c:\PgSQL
INCLUDE_DIR = ..\..\include
INCLUDE_PQ = $(PG_DIR)\include
BIN_DIR = c:\xharbour\bin
OBJ_DIR = obj
LIB_DIR = ..\..\lib
$(LIB_DIR)\libhbpg.lib : \
$(OBJ_DIR)\TPostgres.obj \
$(OBJ_DIR)\postgres.obj
$(OBJ_DIR)\TPostgres.c : TPostgres.prg
$(OBJ_DIR)\TPostgres.obj : $(OBJ_DIR)\TPostgres.c
$(OBJ_DIR)\postgres.obj : postgres.c
.c.obj:
bcc32 $(CLIBFLAGS) -c -O2 -I$(INCLUDE_DIR) -I$(INCLUDE_PQ) -DHB_OS_WIN_32_USED -DPG_DIAG_INTERNAL_POSITION -o$@ $<
tlib $(LIB_DIR)\libhbpg.lib -+$@,,
.prg.c:
$(BIN_DIR)\harbour.exe $< -q0 -a -w -es2 -gc0 -n -i$(INCLUDE_DIR) -o$@
Bom depois de alterar o makefile.bc iniciei uma sessão do prompt do Ms-dos usando o xPath.bat que esta em anexo, e apenas digitei "make_b32".
Com isso acima gerei a LIB "libhbpg.lib" da contrib.
Agora temos que gerar a LIB apartir da DLL do PostgreSQL, com isso peguei a DLL libpq.dll da pasta c:\pgsql\bin e coloquei dentro da pasta \xharbour\contrib\pgsql
Logo após com a mesma sessão do MS-DOS que abri com o xPath.bat digitei:
implib -a libpq.lib libpq.dll
Com isso gerou a seguinte LIB:
libpq.lib
Agora é só colocar dentro da pasta \xharbour\lib e já pode compilar os exemplos da pasta '\xharbour\contrib\pgsql\tests' linkando sempre as duas LIB geradas.
Acho que é isso se faltou alguma coisa prende o grito.
Para quem quiser usar um otimo administrador de DB do Postgresql no link abaixo tem o admin oficial do postgresql:
ftp://ftp3.br.postgresql.org/pub/postgr ... -1.8.4.zip
Para quem quiser umas referencia de quem utiliza PostgreSQL hoje no link abaixo tem umas:
http://www.postgresql.org.br/quem_est%C3%A1_usando
- Anexos
-
Anexos.zip- (6.34 KiB) Baixado 112 vezes
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
-
MARCELOG
- Usuário Nível 4

Olá Leonardo,
faltou dizer prá mudar a unidade d: indicada no instala_pg.bat .
Também, informar que diversas dll que estão na pasta pgsql\bin devem ser colocadas no diretório do executável.
Por enquanto é isso.
MarceloG
faltou dizer prá mudar a unidade d: indicada no instala_pg.bat .
Também, informar que diversas dll que estão na pasta pgsql\bin devem ser colocadas no diretório do executável.
Por enquanto é isso.
MarceloG
Água mole em pedra dura tanto bate que até espirra!