Clipper é para sempre, mas por onde ir?

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

Zekka Borges
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Zekka Borges »

Sou autonomo e trabalho sozino. Tenho um sistema em clipper hé 15 anos em constante desenvolvimento. Trabalho com clipper 5.2 Blinker 5.1 e algumas libs de terceiros porem nenhuma gráfica. Meu sistema tem 700 prgs, um executavel de 4.9k, é bilíngue (portugues e espanhol) , é muito estável em qq máquina local Windows ou remota pela net (Servidor Linux) e inprime em qualquer impressora local ou remota . Está aplicado em varias empresas e meus clientes estão satisfeitos mas me cobram evolução. Preciso tomar uma decisão e tenho pesquisado muito na net mas não tenho conseguido decidir entre os caminhos apresentados.
Sei que estou atrasado, em relação ao time deste forum. Não estou pedindo que me ensinem como fazer e sim por e para onde ir e onde encontro boa documentação que me oriente. Claro que irei precisar da experiência de vcs em muito pontos de dúvida que terei pela frente e espero contar com este apoio. Amo o clipper e não vou deixá-lo, vou em frente com ele, mas preciso de ajuda de quem ja passou pelo ponto em que estou agora e já venceu.
Graça e Paz...Brigadu a todos...

---
Nota da Moderação (Maligno):
O presente tópico, apesar de se referir à linguagem Clipper, teve de ser movido daquela seção, haja vista que nenhuma mensagem dele contém qualquer informação técnica relativa à linguagem XBase, que é justamente o mote da seção.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Re: Clipper é para sempre, mas por onde ir?

Mensagem por Maligno »

Se sua intenção é continuar com a linguagem XBase, comece pesquisando a seção "XHarbour". É o primeiro passo. Mas antes de se resolver a migrar, pese os prós e contras, experimente migrar um programa pequeno, avalie os recursos disponíveis e quanto você pode extrair deles, avalie a documentação disponível, etc. Depois de migrar esse programa pequeno, converta-o para uso de GUI e avalie como foi essa experiência. Até porque, na programação visual há um novo paradigma a aprender. É quase como se fosse mesmo uma outra linguagem. Depois disso tudo, aí sim, com os pés no chão, decida-se pela migração ou não.

Mas não pense apenas no aspecto prático e/ou emocional e/ou histórico em relação à linguagem XBase. Há muitos outros aspectos a considerar nessa área. Mesmo que seja tentador aproveitar uma parte do código já pronto, pode muito bem acontecer de ser mais vantajoso escrever do zero em outra ferramenta/linguagem do que simplesmente migrar. Inclusive o custo da mão-de-obra, caso queira contratar no futuro, pode ser um fator de peso.

Eu próprio não uso mais Clipper. Decidi que seria melhor pra mim utilizar uma ferramenta mais moderna em uma outra linguagem. Por isso, simplesmente abandonei tudo o que tinha em XBase e parti do zero. Eu pude fazer isso. Essa é a minha história. E apesar de já ter visto muitas outras histórias como a minha, talvez não se aplique a você.

Em suma, comento o óbvio: é você quem deve avaliar e decidir. Afinal de contas, ninguém vai te pagar indenização por ter dado uma opinião errada. :)))
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
PAULO S
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por PAULO S »

Caros colegas,
Estou em situação parecida com do Zekka.
Já usei um pouco de XHarbour e testei algumas libs gráficas.
Tentei usar MiniGui, HwGui, mas sempre esbarro no problema de sequencia por falta de tempo.
E acabo retornando ao bom e velho clipper.
É um grande dilema...
Abraços
:xau
Paulo
Clipper 5.2d/NTX -> xHarbour/CDX
Zekka Borges
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Zekka Borges »

Obrigado Maligno.
Sua posição é bem direta e sensata. Talvez tenha que tomar uma decisão como a sua , mas por enquanto, vou seguir seus conselhos em fazer um pequeno laboratório de teste para avaliar os resultados. Assim como o Paulo, tempo é meu inimigo para pensar em reescrever meu sistema usando outra linguagem, pois linha após linha, tenho 6 Km de codigo fonte desenvolvido e levaria anos para reescrever, testar e colocar meu sistema no mesmo nivel de segurança e estabilidade que ele está hoje, por isto pelo aspecto prático e tambem pelo emocional prefiro por enquanto tentar seguir em frente com o clipper na direção do xHarbour.
Sua opinião já está anotada e considerada, valeu!!! Brigadu
Paulo: Eta decisao danada de dificil essa que temos que tomar hein? Vamos aguardar mais opiniões sobre o tema.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

PAULO S escreveu:mas sempre esbarro no problema de sequencia por falta de tempo.
E acabo retornando ao bom e velho clipper.
Passei por problema parecido. Demorou uma pá de tempo pra me livrar do Clipper. Cada vez que tentava engrenar na ferramenta que escolhi, aparecia alguém pedindo alguma alteração grande no Clipper. Isso desanima bastante. Mas de Janeiro pra cá, finalmente, consegui. Hoje não faço mais nada em Clipper. Agora sim, apesar das dificuldades, estou no céu. Tudo gráfico, IDE estupenda, componentes pra todo lado, etc. É outra vida! :)
[]'s
Maligno
---

---
PAULO S
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por PAULO S »

Caro Maligno,
É exatamente isso, quando parece que terei um tempinho para testar uma nova ferramenta ou desenvolver algo diferente, aparece uma solicitação que não posso deixar de atender. Mas ainda vou conseguir, por enquanto meu caminho vai ser em direção ao XHarbour e talvez HwGui. Apesar de já ter tentado usar VB e Delphi, mas aí como a mudança é um pouco mais radical, esbarro na questão: tempo.
Continuo aberto novos conselhos e recomendações de colegas mais experientes que já passaram por esta fase.
Obrigado.
Paulo
Clipper 5.2d/NTX -> xHarbour/CDX
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Buenas Colegas,
Eu particularmente migrei e ainda estou migrando para xHarbour, para mim no começo foi um pouco complicado confesso, por falta de tempo e porque as vezes nós seres humanos somos resistente a mudanças mesmo, mas na verdade agente esta trocando um pneu de um carro em movimento então isso é uma manobra bem arriscada, mas que no fim vale a pena cada noite de sono perdida estudando novas técnicas , novas opções do xharbour e etc...
Bom eu no começo inicie com Fivewin(tenho a licença da 2.7) e comecei desenhando telas com o WorkShop usando redefine, mas como eu vinha do clipper e esse negocio de desenhar tela para depois colocar os ID no .PRG para poder mostrar as telas me deixava confuso, eu não entendi como pegaria o retorno das funções e etc...
Ai como eu tava acostumado a fazer todas as telas do clipper no braço comecei com a Minigui que fiz e tenho até hoje um pequeno sistema em minigui que fiz todo na unha mesmo, só que tive um problema com a minigui na época, eu não poderia parar meus sistemas em clipper para iniciar um novo desenvolvimento do meu sistema do zero, isso levaria muito tempo para eu chegar onde meu sistema Clipper estava e alem de claro as novas solicitações de clientes que tem que ser adicionada com o tempo, a minigui não me dava a opção de eu ir migrando aos pouco, ou seja eu ter um sistema com a cara que tinha no clipper mas em algumas telas ele abrir já uma tela gráfica no link abaixo tem um sisteminha meu com fonte e tudo que demonstra o que estou dizendo.

http://www.4shared.com/file/68299493/d6 ... hwgui.html

Foi quando eu conheci a Hwgui, com ela eu consegui aos poucos ir migrando meu sistema para um visual novo, ou seja ele tem Menus com a cara do Clipper, porem em algumas telas já abre em visual novo, então isso foi para mim um solução ideal, claro que quando inicie ainda continuei fazendo as telas gráficas na mão mesmo usando comandos familiar do clipper como, @ 10,10 GET ...... @ 10,10 SAY........
Depois de varias telas feita na mão conheci a wvwtools, essa LIB me deu mais um empurrão grande com ela eu consegui utilizar os Menus de forma gráfica e chamar telas gráficas e telas de console(telas clipper) isso meu deu mais um pouco de tempo até eu terminar de migrar tudo para visual Gráfico, mas esta hoje muito bom como esta e falta pouquíssimas telas para passar para visual gráfico.

E por ultimo a uns messes atrás o colega Luiz Basso dei uma melhorada significativa na IDE da Hwgui tornando ela muito funcional para desenhar telas gráfica para usar com a Hwgui, se o Colega Basso tive feito isso antes de eu iniciar minha migração, com certeza meu sistema já estaria 100% migrado e eu já estaria no estagio 2(dois) que é tornar meu sistema compatível com linux nativamente usando a Hwgui, mas hoje utilizo a IDE e estou muito satisfeito, ela me traz um ganho de desempenho na migração de delas muito grande.

No link abaixo tem um instalador que fiz para uso próprio, com ele acompanha o xharbour 1.0.0 + Bcc 5.5.1 + Hwgui 2.17 + IDE(Versão mantida pelo Colega Luiz Basso) + alguns exemplos em Hwgui e exemplo em modo console.
http://www.4shared.com/file/88136385/a2 ... rbour.html

Obs:O Instalador vai instalar o xharbour em C:\XHARBOUR ou bcc em C:\BCC55 a hwgui em C:\HWGUI
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
filizola
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por filizola »

realmente o situação difícil viu, também tive experiências com Delphi, Fivewin, etc... decidí que se é para mudar, vou mudar, e esquecer a história de que tenho linhas e linhas de código em clipper que gostaria de aproveitar. Estou experimentando o VFP9, assim que testar um sistema com ele posso retornar para o pessoal o que estou achando.
"Um passo a frente, e já não estará mais no mesmo lugar..."
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Se for usar o VFP9 realmente, não espere ver novidades por parte da MS. Ele foi oficialmente descontinuado como produto separado. Parece que vão fazer algum tipo de "ligação" com o VS, que aliás, possui personalidade XBase (código gerenciado).
[]'s
Maligno
---

---
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Éhhh este é um assunto bem conhecido... A tentantação de ainda ficarmos com Clipper pela facilidade é grande. Mas se tiver que mudar do dia para a noite linguagem C++ ou Java pela portabilidade é a minha recomendação. Ambas linguagens não são tão fáceis de assimilar, mas a idéia de reutilizar código em Java e poder ainda ser usado tanto para Windows, Linux, OS... é muito atraente, sem quase alterar nada ou quase nada.

Se bem que eu sou apaixonado por Clipper pois foi a minha 1ª linguagem a conhecer e porque é um ambiente ainda gostoso (sempre e quando não houver necessidade de inteiuração gráfica), mesmo que o xHarbour venha a fazer a diferença em XBase.

Agora, se puder gastar (tempo e dinheiro) vale a pena investir em conhecimento. Só que não é de uma hora pra outra...
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Pablo César escreveu:a idéia de reutilizar código em Java e poder ainda ser usado tanto para Windows, Linux, OS... é muito atraente
O que não é muito atraente é a velocidade. :)
[]'s
Maligno
---

---
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Maligno escreveu:não é muito atraente é a velocidade
Pois é... até pode ser, se bem que eu ainda não conheço sistemas tão volumoso ao ponto de ser lento. O que conheço não dá para avaliar isso.

Claro que se fizer algo específico e numa linguagem específica, tudo leva a dizer que depende caso para cada caso. Ainda eu não tenho tesão por Java, pois não domino. Mas ambas que citei são de atual uso em algumas faculdades.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Pablo César escreveu:Mas ambas que citei são de atual uso em algumas faculdades
Isso é verdade. Normalmente as faculdades ensinam algo mais clássico, como C ou C++ e depois algo que eles consideram mais "moderno". Aí é só C# e Java mesmo. Nunca ensinarão XBase. Exatamente por isso que eu sempre faço ressalva para aqueles que pretendem migrar para XHarbour. Se tem funcionários ou pretende contratar, ou mesmo se pretende se candidatar a uma vaga no mercado, é melhor ficar longe de XBase. Pra quem contrata há o problema do salário, que tende a ficar mais alto e pesado pra pagar, pela escassez na oferta de programadores XBase. Pra quem se candidada a emprego, o problema está nas vagas, que tendem a ser cada vez mais raras.
Tudo isso porque o maior formador de opinião (universidade) não tem o menor interesse em divulgar essa linguagem. Logo,...
[]'s
Maligno
---

---
software_facil
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por software_facil »

Prezado Zekka,

Para ajudá-lo a tomar uma decisão, só vejo 3 saídas :

1- usar xharbour e a versão da light lib que o Vagner está terminando, isso lhe traria para o mundo 32bits, a curva de aprendizagem é bem curta, quase nula, e o visual da aplicação seria gráfico ;

2- usar o xailer (www.xailer.com) e desenvolver tudo do zero, mas tendo uma ferramenta com suporte e com uma ide que realmente funciona, tanto para desenhar telas, escrever código fonte ou acessar bancos de dados relacionais ;

3- pesquisar no google pelo lazarus, que é a versão opensource do delphi, roda em windows, linux, mac, windows ce e freebsd, 32/64 bits (isso xharbour tbem), possui ide (que roda em todos os sistemas operacionais relacionados), e a linguagem é o pascal, que não é nem fácil, nem dificil, é meio mala com aquele monte de ponto e vírgula, mas, vc teria um mundo aberto na sua frente, claro, se portabilidade for o principal para vc.

Eu programo em xharbour e minigui, estou muito feliz com os resultados, pois já consegui chegar a um bom nível de conhecimento, tanto que faço tudo na mão, não uso ide para nada, e raramente erro uma posição de controle na tela, mas no começo, já cheguei a pegar um serviço, que era para ser for windows, começar, e parar no meio, por não saber por onde ir, claro que depois dessa experiência, serviu de lição para estudar mais, então, no começo, é dificil mesmo, não adianta querer enfeitar, só que, como vc mesmo disse, a pressão está aumentando, e uma hora vc tem que mudar, então, analise tudo, e depois, trace uma meta, vc vai precisar disso.

Abraços e muito boa sorte !

Marcelo Neves
messenger : software_facil@hotmail.com
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

software_facil escreveu:é meio mala com aquele monte de ponto e vírgula
Se fosse só o ponto-e-vírgula (dá pra se acostumar) estaria ótimo. Faltam coisas básicas que até o clipper tem, como atribuição in-line, por exemplo. Muito embora sejam deficiências contornáveis, justiça seja feita. Também não gosto dessa linguagem. :)

Em tempo, uma curiosidade inútil: desde o BDS2006 o nome da linguagem passou a ser Delphi, e não mais Pascal ou Object Pascal.
[]'s
Maligno
---

---
Responder