Prezados Colegas
Muitos de vocês devem conhecer a LIB ORBIS, aquela fantástica LIB que permite comunicção via modem, emulação de terminal, criação de gáficos comerciais, gráficos gerais, manipulação de imagens, etc... Vejam a integra do site abaixo :
Porém ela tem o incoveniente de não rodar em modo protegido, mas como ela foi colocada na forma de Dominio Público e seus fontes estão disponiveis basta algum colega que entenda de C e ASSEMBLER para passá-la para o modo protegido, por isso estou aqui em nome da comunidade Clipper para pedir esssa ajuda
Integra do Site da empresa que desenvolveu a ORBIS
ORBIS é uma biblioteca que contém rotinas para uso com Clipper (Summer'87 e 5.x), C/C++ (testada com Borland, Microsoft e Watcom), e 80x86 Assembly. É o resultado de mais de cinco anos no desenvolvimento de software, com mais de uma centena de funções escritas em Assembly e C para o máximo desempenho. A ORBIS foi lançada em 1992, está em uso por diversas empresas de grande porte e desenvolvedores independentes, e foi colocada no domínio público em 1996.
A ORBIS é chamada "universal" pois inclui funções para gerenciar gráficos, comunicação de dados, processamento de texto, suporte a periféricos especiais, compressão de dados e multimidia. Em todas as linguagens suportadas. Em um único pacote.
Gráficos
As rotinas gráficas da ORBIS suportam modos CGA, Hercules, EGA, VGA e SuperVGA (VESA), colorido ou monocromatico, até 1027x768 pixels, 256 cores, com deteção automatica do adaptador de video. Apresenta imagens TIFF/PCX/BMP, e constrói automaticamente gráficos comerciais (torta, linhas, barras, etc).
Comunicação de Dados
As rotinas de comunicação de dados permitem o uso de até 4 interfaces seriais ao mesmo tempo, e modems compatíveis com o padrão Hayes. Deteta e utiliza UARTS de alta velocidade (16550A), e opera corretamente sob Deskview, OS/2 e Windows, a até 115.200 bps.
Compressão de Dados
As rotinas da ORBIS implementam compressão de dados com codificação LZW e RLE para acesso rápido. Especialmente adequadas para a comunicação de dados, pois são capazes de comprimir em memória, sem arquivos intermediários em disco.
Multimidia
A ORBIS é capaz de apresentar animações FLI/FLC em qualquer vídeo VGA (ou melhor), e reproduzir sons WAV em adaptadores compatíveis com Soundblaster.
Suporte e novas funções
ORBIS é um software que foi colocado no domínio público. Nós não oferecemos planos de suporte ou manutenção. Use-o à vontade, mas por sua conta e risco.
Muitas pessoas têm nos escrito solicitando alterações, modificações ou novas implementações na Biblioteca, em especial para o ambiente Clipper. Infelizmente, para nós estas tarefas passaram a ser praticamente impossíveis, já que não temos mais nem como testar estas alterações. Clipper é uma linguagem que já não é conhecida nem utilizada por ninguém do nosso atual corpo técnico, e há muito que o paradeiro dos disquetes com os compiladores é desconhecido.
Resumindo: a última versão da Orbis é a que está disponível neste site. Os fontes estão no dominio público. Use-os à vontade.
Para obter a ORBIS
Via HTTP: http://www.agsistemas.com.br/orbis
Fim
Para quem quiser baixar o fontes :
http://www.agsistemas.com.br/orbis/source/sources.zip
Para quem quiser pegar tudo sobre a ORBIS
http://www.agsistemas.com.br/orbis/
Até logo.
Marcelo
[/b]
Converter ORBIS p/modo protegido quem poderia ?
Moderador: Moderadores
Converter ORBIS p/modo protegido quem poderia ?
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Exemplo de gráficos gerados com a ORBIS

Vale salientar que ela também imprime o gráfico (matricial, deskjet e laser) e é bem fácil de usar. O gráfico mesmo em impressoras matriciais fica perfeito.
Até logo.
Marcelo

Vale salientar que ela também imprime o gráfico (matricial, deskjet e laser) e é bem fácil de usar. O gráfico mesmo em impressoras matriciais fica perfeito.
Até logo.
Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Prezados Wagner e Maligno deem uma mãozinha aê...
Eu estou usando o TURBO C e estou conseguindo compilar a maioria dos fontes gerando sem problemas os OBJ no modo Large, creio que depois de todos eles prontos o próximo passo seja juntar todos numa mesma LIB que vou cahamar ORBISP.LIB, quanto a isso não tem problema, minha dúvida principal é como compilar as funções em assembler.
Até logo.
Marcelo
Eu estou usando o TURBO C e estou conseguindo compilar a maioria dos fontes gerando sem problemas os OBJ no modo Large, creio que depois de todos eles prontos o próximo passo seja juntar todos numa mesma LIB que vou cahamar ORBISP.LIB, quanto a isso não tem problema, minha dúvida principal é como compilar as funções em assembler.
Até logo.
Marcelo
-
Irineu
- Usuário Nível 2

- Contato:
Olá Marcelo, como vai ?
Neste endereço voce deve encontrar as respostas para compilar no modo protegido em assembler http://www.clipx.net/norton.php .
Só pra completar : eu contactei a emresa há algum tempo, com este prpopósito, e me informaram na época que os compiladores utilizados para geração da ORBIS, foram o WATCOM e TASM.
Neste endereço voce deve encontrar as respostas para compilar no modo protegido em assembler http://www.clipx.net/norton.php .
Só pra completar : eu contactei a emresa há algum tempo, com este prpopósito, e me informaram na época que os compiladores utilizados para geração da ORBIS, foram o WATCOM e TASM.
Irineu - < http://irineufotos.servehttp.com >
- vagucs
- Membro Master

- Contato:
Compilar o fonte em modo large não é a solução, todo C e ASM dever ser compilado em modo large para compatibilidade com o clipper mas para uso do modeo protegido é necessário fazer acesso as interrupções e memória de usando rotinas dos linkadores Exospace e Blinker, o trabalho para fazer isto é bem grande, apesar de ainda não ter olhado os fontes da libs orbis, mas eu a conheço desde 94 e é bem complexa.
Estou completamente sem tempo este dias pois estou adiantando alguns serviços aqui para ir para SP, mas se conseguir uma rebarba de tempo vou ver se faço algo.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Estou completamente sem tempo este dias pois estou adiantando alguns serviços aqui para ir para SP, mas se conseguir uma rebarba de tempo vou ver se faço algo.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Então esquece...
Eu passo...
Até logo.
Marcelo
Eu passo...
Até logo.
Marcelo