Número de fabricação da BIOS! Achei!!!

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Reginaldo
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2
Contato:

Número de fabricação da BIOS! Achei!!!

Mensagem por Reginaldo »

Olá pessoal,

Estou a algum tempo procurando um programa ou uma lib que me retornasse o número de fabricação da BIOS, encontrei o ROMCKSUM(), mas essa não retorna o número da BIOS, e sim o CHECKSUM da BIOS.
Bom, depois de tanto procurar, ACHO que encontrei algo que realmente, vai servir: um programa chamado CTBIOS.EXE

Clique aqui para baixar o programa

Façam o teste digitando CTBIOS > BIOS.TXT
Assim irá gravar as informações no arquivo BIOS.TXT

Depois de testarem, espero que postem aqui seus comentários...

Atenciosamente,
Reginaldo J. Silva
Analista de Sistemas
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Prezado Binho

Eu já conhecia o CTBIOS (inclusive a versão alemã que é melhor ainda) porém ele tem o problema de não rodar nos windows baseados no NT (2000, XP e 2003), nestes sistemas ele retorna algumas informações mas não as mais importantes. Para quem quiser baixar a versão 1.5 (alemã)

Cancela tudo acima

Acabei de conseguir a última versão da CTBIOS e funciona blz no XP (provavelmente no 2000 e 2003 também) baixem ela no link abaixo (versão alemã).

Para conhecer o uso : CTBIOS /?
Para um relatório mais resumido CTBIOS >INFO.TXT
Para um relatório completissimo CTBIOS /DE >INFO.TXT

www.zitinformatica.com/clipper/ctbios15.zip

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Reginaldo
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2
Contato:

Mensagem por Reginaldo »

Caro Marcelo,

Também tenho a versão 1.5, mas achei a primeira mais simples.
Quanto ao XP eu testei essa mais antiga e funciona normalmente...

Abraços,
Reginaldo J. Silva
Analista de Sistemas
Maligno
Membro Master
Membro Master

Re: Número de fabricação da BIOS! Achei!!!

Mensagem por Maligno »

Reginaldo escreveu:Estou a algum tempo procurando um programa ou uma lib que me retornasse o número de fabricação da BIOS
Talvez alguns fabricantes até utilizem algum sistema de serialização de suas motherboards mas, como eu lhe disse em private ontem, esse número é utilizado apenas e tão somente para codificar as características de cada placa, conforme a conveniência do fabricante. Ou seja, não será difícil você encontrar diversas placas com o mesmo número de "série". Assim, não se trata de um número original, e não servirá muito bem para o que você pretende.

Há vários sites, mas tenho o endereço de um que é bem esclarecedor, pois contém os códigos de várias motherboards, de diversas fábricas. Clique aqui.

[]'s
Maligno
http://www.buzinello.com/prg
evolver
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por evolver »

Eu tambêm usei ambas as versões mas preferi a 1.5 por causa do reconhecimento das placas mães mais novas. Isso é muito util pra mim quando faço manutenção de computadores.
Sergio "Evolver" Fagundes

CURVE-SE DIANTE DE MIM SER INSIGNIFICANTE, POIS EU SOU ROOT
Só respondo em PVT perguntas relativas ao que eu faço. Qualquer outra dúvida favor postar no fórum.
Peço aos veteranos que antes de responder a uma pergunta repetida dêem uma pesquisada e instruam a quem perguntou a fazer o mesmo.
Reginaldo
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2
Contato:

Mensagem por Reginaldo »

Olá pessoal,

Caro Maligno,
Eu já havia conferido as codificações de algumas placas e realmente, pode haver maquinas com a mesma codificação, mas não estou pegando apenas o número da BIOS, 5 outros itens também fazem parte da chave de registro. Como todos dizem, nenhuma proteção é 100% segura, portanto não será impossível piratear meu software, mas também não será fácil. Estou certo disso...

Obrigado pela atenção,
Reginaldo J. Silva
Analista de Sistemas
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Bom,

Seu programa está instalado em um cliente usando o CTBIOS para poder chegar as informações da BIOS.

Quando instalo em um outro cliente as informações serão diferentes, ok.

porém se for no cliente original e digitar CTBIOS e depois criar um pequeno programa em clipper mesmo que retorne as infromações que o CTBIOS mostra na tela da mesma forma e substituir o CTBIOS original, ele retornará o mesmo resultado em todos os computadores, logo seu sistema estará crackeado.

Para aumentar a segurança, faça o CHESUM do CTBIOS.EXE para garantir que ele não será substituido.

Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Reginaldo
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2
Contato:

Mensagem por Reginaldo »

Olá pessoal,