Harbour x XHarbour

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Harbour x XHarbour

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

Ola fórum!
Bem, saiu a nova versão do xHarbour mas qual é a grande novidade ?
Mais de um ano sem atualizar os binários no site xHarbour.org pois esta versão já estava no CVS há alguns meses, apenas correções e nada de novo em se comparando ao prórpio xHarbour anterior alias pior porque não tem a WVW.
Tem gente que é a favor que exista esta competição entre Hb X xHb, mas será que esta existindo competição ? ou apenas uma empresa xHarbour.com se aproveitando do código dos [x]Harbour´s para ganhar dinheiro ?
Porque toda vez que alguém no news no google perguntava sobre o porque da demora de lançar a versão do xHarbour.org, eles informam que se trata de um projeto voluntário que todos estão convidados a participar, etc. Mas na prática não é apenas um projeto voluntário pois existe uma empresa comercial por traz do xHarbour tudo no xHarbour é mantido por esta empresa. Então não é um projeto tão voluntário como eles querem que pareça. Podemos reparar que a versão do xharbour.org só foi lançada depois de lançada a versão do xHarbour.com.
No meu ponto de vista o xHarbour.org está totalmente engessado e preso ao xHarbour.com, porque eles não irão modifica-lo profundamente sua xVH(Visual xHarbour) está presa ao xHarbour.org.

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Re: Harbour x XHarbour

Mensagem por Maligno »

Lei de mercado: alguém investiu. Alguém quer retorno. Logo, o idealismo tende a ficar em segundo plano. Talvez em parte seja isso que hoje alimenta o Harbour.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Olá Itamar,
Bem, saiu a nova versão do xHarbour mas qual é a grande novidade ?
No link abaixo tem alguma coisa a respeito:
http://www.xharbour.org/index.asp?page=news/20090326
Eu particularmente estou testando bem a parte de Multi-thread que na versão anterior dava uns pau sem explicação alguma, porem nessa estou conseguindo usar beleza, inclusive já estou conseguindo enviar e-mail por multi-thread, coisa que antes nem com reza braba ia no xharbour, mas vou continuar meus testes antes de largar para produção o meu sistema compilado com essa versão. Referente a Hwgui esta compilando 100% com BCC551, BCC5.82 e MSVC-9.0.
Unico probleminha que encontrei foi nas rotinas de FTP da TIP.LIB, na função fileSize() , mas foi apenas um detalhe que eu mesmo ajustei , recompilei a LIB e já esta 100%.
Mais de um ano sem atualizar os binários no site xHarbour.org pois esta versão já estava no CVS há alguns meses, apenas correções e nada de novo em se comparando ao prórpio xHarbour anterior alias pior porque não tem a WVW.
Itamar, de novo esse asunto de WVW, puxa isso é apenas uma contribuição para o xHarbour, que culpa ele tem se o autor não deu continuidade na LIB dele, agora para quem usa e usava ela o risco sempre foi por sua conta,inclusive meu que uso ainda em um sisteminha, a mesma coisa eu diria de qualquer outra LIB Open Source, como por exemplo a Minigui, se parerem de atualizar ela e o Harbour e xHarbour continuar evoluindo e não for mais compativel com a Minigui a culpa não é do Harbour ou do xHarbour.
Tem gente que é a favor que exista esta competição entre Hb X xHb, mas será que esta existindo competição ? ou apenas uma empresa xHarbour.com se aproveitando do código dos [x]Harbour´s para ganhar dinheiro ?
Bom, eu particularmente não sou a favor disso, até nem sabia que tem gente que PENSA nessa situação. Agora que seria uma boa todos no mesmo barco seria, ai eu acredito que renderia bem mais, a evolução seria mais rapida e quem sabe já teriamos até umas LIB para rodar em WEB. Mas nem tudo é flores, o jeito é acompanhar essa peleia.
Então não é um projeto tão voluntário como eles querem que pareça. Podemos reparar que a versão do xharbour.org só foi lançada depois de lançada a versão do xHarbour.com.
Veja o lado bom da coisa, quem compra a versão comercial testa para nós receber uma versão melhorada, pq se tiver um problema na versão comercial, eles vão arrumar para que na versão .ORG funcione bem tmb.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Ahhhh, outra novidade que já estou usando nessa versão e:
__copyfile( "agenda.dbf", "c:\agenda.dbf", {|n| ( nBytes += n, QOut("Bytes copiado:",nBytes) ) } )

Nas versões anteriores não tinha essa contagem de Bytes.
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

é apenas uma contribuição para o xHarbour, que culpa ele tem se o autor não deu continuidade na LIB dele, agora para quem usa e usava ela o risco sempre foi por sua conta,inclusive meu que uso ainda em um sisteminha, a mesma coisa eu diria de qualquer outra LIB Open Source, como por exemplo a Minigui, se parerem de atualizar ela e o Harbour e xHarbour continuar evoluindo e não for mais compativel com a Minigui a culpa não é do Harbour ou do xHarbour.
Ola! mas eu não estou procurando culpados, nem nada disso. Estou tentando avaliar tecnicamente e trazer esse assunto aqui para o forum, meu desejo é que o xHarbour.org melhore cada vez mais.
Para o pessoal avaliar a situação de que precisa da WVW nesse exemplo especifico, e não esta podendo contar com ela no momento, mais vai ter solução ou esperando o Budyanto(é assim que escreve?) corrigir o problema ou mingrando para outra lib, por exemplo a WVG, nesse aspecto sempre iremos depender de alguém, ou de um grupo, prefiro este último. :)

Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
vailton
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por vailton »

Só sei que a desculpa de sempre era que o .COM garantiria a sobrevivência do .ORG... Que o .COM era melhor, mais estável, etc, etc. Eu acho td isto besteira... mas aprendi com o tempo que o BCC era bugado e por isto pulei para MSVC. Eu mesmo tentei mas ñ obtive sucesso em mexer na WVW, resolvi migrar direto pra WVG e futuramente vou jogar tudo isto na WEB com HB + MT!

Cuiroso: se o .COM é tão bom por ter uma empresa por trás disto (coisa que o HB não tem) fico pensando por que não colocaram alguem pra "perder" uma semaninha e converter a GTWVW logo pra nova API? http://article.gmane.org/gmane.comp.lan ... atch=gtwvw
Vailton Renato
"No dia mais claro, na noite mais escura... o bug sucumbirá ante a minha presença"

E-mail/MSN: contato@vailton.com.br
software_facil
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por software_facil »

Vailton, aproveitando o gancho, vc acha que os desenvolvedores do Harbour, pretendem desenvolver uma IDE ? O seu projeto, a xDevStudio, seria uma boa, só estaria faltando desenvolver a parte visual, para gerar os forms e reports ! Já pensou nisso ?

Abraços

Marcelo Neves
messenger : software_facil@hotmail.com
vailton
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por vailton »

Estou esperando para ver noq vai dar a historia do hbqt... Quem sabe desta mato sai coelho. O fato daquele cidadão já não estar presente pra meter o bedelho e ficar só mandando o pessoal "usar só ferramentas oficiais" já me empolga. Agora quero ver oq eles planejam, mas vou esperar um pouco para compartilhar umas idéias que tenho aqui.
;)
Vailton Renato
"No dia mais claro, na noite mais escura... o bug sucumbirá ante a minha presença"

E-mail/MSN: contato@vailton.com.br
rodrmigu
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por rodrmigu »

Esse foi um dos fatores "aquele cidadão" que me motivaram a abandonar o xharbour, já nao aguentava mais! Mas enfim, o beneficiado fui só eu, pois o harbour está ótimo, com pessoas muito bem intencionadas no projeto, etc.

[]'s
Rodrigo
Responder