Quando pedí para você listar seu config.sys era para ver que tipo de configuração você tinha no Win98. E eu me referia mais a configuração que você usava para o FOX. O que eu notei um pouco exagerado o valor que você deu aos files do config.nt. Não sei se isto irá ser necessário, mas o buffers, eu acostumo a deixá-lo com valor 60 para Clipper. O mesmo achei F255 muito grande para a variável Clipper, tem certeza que precisa disso tudo ?. Mas não seria este o seu problema, apenas comentei para que você fizesse uma otimização no seu handle.
Eu aconselhei por criar um arquivo em lote (batch), porque se fizer através de forma que fique fixo, isto irá ocupar memória desnecessária e ainda você através da execução de batchs, você poderá escolher qual é a ferramenta que irá utilizar. Eu por exemplo, possuo para:
- Clipper versão 5.2
- Clipper versão 5.3
- Xharbour
- Harbour
- Java
- C++
Enfim, com o tempo você verá que é mais prático fazer um batch individual para cada ferramenta. Mas esse é apenas meu ponto de vista.
Agora se quiser alterar de forma fixa no próprio SO, no XP você pode seguir os segintes passos (conforme a Microsoft):
Qualquer usuário pode adicionar, modificar ou remover uma variável de ambiente do usuário. Estas variáveis são estabelecidas pelo programa de instalação do Windows XP, por alguns programas e pelos usuários. As alterações são registradas no registro e, normalmente, são imediatamente aplicadas. No entanto, depois de ser efetuada uma alteração nas variáveis de ambiente do usuário, todos os programas abertos devem ser reiniciados para serem forçados a ler os novos valores do registro. O motivo mais comum para adicionar variáveis está relacionado com o fornecimento de dados requeridos por variáveis que deseja utilizar em scripts.
Para visualizar ou alterar variáveis de ambiente:
1. Clique com o botão direito do mouse em Meu computador, em seguida clique em Propriedades.
2. Clique na guia Avançado.
3. Clique em Variáveis de ambiente.
4. Clique numa das seguintes opções, para uma variável de usuário ou de sistema:
* Clique em Nova para adicionar um novo nome e valor de variável.
* Clique numa variável existente e, em seguida, clique em Editar para alterar o respectivo nome ou valor.
* Clique numa variável existente e, em seguida, clique em Excluir para a remover.
O conselho para todos, é fazer o "Busca" aqui do fórum para ver conteúdos de outros tópicos relacionados a suas dúvididas. Em Clipper você pode encontrar nestes links:
viewtopic.php?f=1&t=8801&p=49648&hilit=vari%C3%A1veis+de+ambiente+clipper#p49653
viewtopic.php?f=43&t=8057&p=45033&hilit=vari%C3%A1veis+de+ambiente+clipper#p45033