Pq impressora em USB ou COM nao interpreta os comandos

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

juniorcamilo
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Pq impressora em USB ou COM nao interpreta os comandos

Mensagem por juniorcamilo »

Amigos um cliente comprou um daruma com entrada USB ou COM. Configurei para windows utilizando POOL DE IMPRESSAO, em propriedade da mesma, quando mando a impressao para LPT1 pelo meu sistema o POOL redirciona para a outra porta selecionada, mas, nao respeita os comandos de negrito, compactado, expandido, etc..... PQ,,,,
juniorcamilo
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Re: Pq impressora em USB ou COM nao interpreta os comandos

ninguem passou por isso ainda?
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Impressora em USB ou COM nao interpreta os comandos

Mensagem por Pablo César »

Camilo, na verdade são dois problemas que você tem, certo ? Vou tentar te ajudar, acho que a falta de interesse do pessoal te responder foi por falta de maiores informações... então vamos por partes (disse Jack o estripador)...

1. Sabemos que no Clipper de forma nativa não é possível imprimir em USB e nem em COM. Se você estiver mandando para LPT, não vai funcionar ao menos que você redirecione para LPT, se você ja está fazendo isso, então nos mostre qual é o seu procedimento tanto para COM como para USB.
2. A questão de interpretação de comandos, tudo dependerá se essa impressora suporta os comando que você disse não funcionar. Estes seriam padrão EPSON ?.

Acho que primeiramente você deve resolver a questão de mandar impressão. Sempre sou a favor é de criar um arqkuivo de impressão e depois colocá-la no SPOOL de impressão. Este seria um caminho bem mais seguro, não sei se há alguma restrição (tipo a RF não aceitar...) mas com o arquivo de impressão é bem melhor de lidar. Depois sanado essa questão eu faria testes de impressão começando com o CHR(15) e CHR(18) e depois com negrito, expandido, isso senão tiver acesso ao manual técnico da impressora.

Se a sua questão é trabalhar com a saída serial para impressão, posso lhe adiantar que em rede ela não pode ser compartilhada. E para capturar a serial em LPT só pode ser feito uma única vez ou ao menos quando não está capturada (digamos que se descapturou). Para isso tem uma mensagem que explico a respeito, se interessar dê uma olhada em: viewtopic.php?f=1&t=5975&p=27183#p27183 e tem outros mais que fala a respeito, inclusive de como fazer o cabo serial: viewtopic.php?f=1&t=8510&p=47701&hilit=serial#p47835
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
juniorcamilo
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Re: Pq impressora em USB ou COM nao interpreta os comandos

pablo valeu..

eu uso o recurso do windows que é o POOL de IMPressao que tem em propriedades da impressora na aba PORTAS, onde c escolhe mais de uma porta para uma unica impressora, sobre o compartilhamento de uma porta COM, tabem faço naturalmente com o recurso do windows..?!
Responder