Clipper + Linux + Freedos será que rola ?

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Clipper
Colaborador
Colaborador

Clipper + Linux + Freedos será que rola ?

Mensagem por Clipper »

Prezados Colegas

Um cliente meu está querendo usar um Servidor Linux com o Samba e nas estações burras (sem HD) usar o freedos para acesar a rede e acessar meu aplicativo em Clipper, tem como ?

Atualmente ele usa um servidor novell com estações DOS (boot por disquete)

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Dudu_XBase
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Dudu_XBase »

Ola Marcelo vc lembra dos Screenshots q te enviei aquela vez...rs
Então consegui fazer meus programas em linux rodarem sobre o Kurumin Linux, com o Freedos+DosEmu que é o emulador para DOS para Linux, a aplicação roda mas fica um pouco lenta devido ser emulação.
Para usar com boot remoto e terminais burros vc tem que usar que ajustar um servidor de terminal telnet no linux é o SSH.
Fiquei de re-compilar em xharbour para linux que como o Vagner citou nesse post anterior https://pctoledo.org/forum/viewtopic.php?t=1185 , a aplicação ficará melhor mas tempo é algo que nunca está ao meu favor ...hehehe.
Qm entende mto de configuração de Samba eh o Janis (gransoft).
Envie um e-mail para ele e procure tb no fórum sobre Samba.

________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial
(Hoje) C# Python Sql Server e Oracle

Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Prezado Dudu

Acho que você não entendeu.

Eu não quero rodar o sistema em Linux, ele rodará no FreeDos acessando a base de dados que ficará num servidor Linux.

O sistema já roda no FreeDos redondinho, o que eu quero saber é como acessar o servidor linux (Samba) pelo freedos.

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Irineu
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2
Contato:

Mensagem por Irineu »

Boa noite marcelo, como vai ?

Eu montei há algum tempo um disquete de boot DOS com suporte a TCP/IP que acessa o servidor samba, se voce quiser testar pra ver se resolve o seu problema faça o download em iklosowski.no-ip.info , juntamente com o arquivo .ZIP esta o programa para gravar a imagem em disquete e alguns esclarementos do que voce tem que alterar para cada máquina.
evolver
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por evolver »

Pode ficar tranquilo pois funciona sim. Só que normalmente o dosemu trabalha com emulação novell o que atrapalharia um pouco a coisa. Mas tem uma outra forma de fazer com que funcione. E passo algumas dicas.
1 - monte a unidade de rede com smbmount na inicialização (com o comando smbmount)
smbmount /servidor/compartilhamento /mnt/redesamba -o username=user password=samba
2 - carregue o dosemu
3 - No autoexec.bat use o comando lredir para direcionar o diretório montado para uma unidade física real dentro do dosemu
(lredir d: linux\fs\mnt\redesamba)

Meio básico o que citei acima mas já vai te dar uma idéia para melhoramentos

Mas pode ser melhor ainda dando boot direto no dosemu carregando ele pelo /etc/rc.d/rc.local (ou bootmisc.sh em algumas distros) e alterando o runlevel para 3 no /etc/inittab o que faria com que o linux carregasse apenas o necessário para entrar em modo texto. A e no rc.local após colocar o comando pra carregar o dosemu adicione a linha shutdown -h now assim tu vai desligar o computador logo após sair do dosemu
Sergio "Evolver" Fagundes

CURVE-SE DIANTE DE MIM SER INSIGNIFICANTE, POIS EU SOU ROOT
Só respondo em PVT perguntas relativas ao que eu faço. Qualquer outra dúvida favor postar no fórum.
Peço aos veteranos que antes de responder a uma pergunta repetida dêem uma pesquisada e instruam a quem perguntou a fazer o mesmo.
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Obrigado a todos

Irineu. Gerei o disquete e fiz as alterações no PROTOCOL.INI, no boot ele detecta a placa de rede tranquilamente mostra até o endereço físico da placa, porém dá o seguinte erro quando executa o NETBIND.EXE :

error 33: unable netbind

Sabe o que pode ser isso ?

Evolver. Obrigado por sua resposta, primeiramente vou tentar a solução do Irineu, se não der certo, vou tentar o que você disse, na verdade nem tenho interesse eu rodar o aplicativo no servidor, somente nas estações e nestas eu quero ter um disquete de boot com o FREEDOS acessando servidor samba. Ficaria parecido com o que tenho hoje.

Situação atual :
Servidor Novell 5.0
Estações sem HD com MS-DOS 6.2 acessando o servidor e rodando o aplicativo

Situação que eu gostaria :
Servidor Linux
Estações sem HD com FREEDOS acessando o servidor e rodando o aplicativo

Até logo.

Marcelo
Irineu
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2
Contato:

Mensagem por Irineu »

Boa tarde marcelo.

Desculpe a demora.

Qual Placa de rede voce tem ?
O endereço de IO está correto ?
A Interrupção está correta ?
voce fez as alterações no arquivo system.in tambémi ?
o programa esta conseguindo carregar os drivers antes do Netbind ?
Verifique se não deu algum problema na gravação do disquete.

Qualquer dúvida, me passe as informações abaixo que eu crio um disquete já configurado.

1 Nome do grupo de trabalho configurado no servidor smba.:
2 endereço IP da máquina que vc vai incluir na rede............:
3 Netmask (Mascara de rede) da sua rede.........................:
4 endereço de IO da placa de rede.....................................:
5 Interrupção utilizada pela placa de rede...........................:
6 Nome do servidor lLINUX................................................:
7 Nome do Usuario que irá efetuar o logon no Linux............:
8 barramento da placa de rede...........................................:
9 Modelo da placa de rede..................................................:
Responder