Tive os problemas relacionados com perda de dados, e preciso recriar TODOS as bases de dados que herdei do CLipper pois acho que o problema esta aí, se eu criar um programa em xHarbour com o DBFCDX, abrindo tabela por tabela e executando o comando COPY STRU TO C:\TEMP e depois puxando os dados com APPEND FROM recriaria minhas tabelas dentro do xHARBOUR corrigindo possiveis incompatibilidades de arquivos ? Outra coisa, alguém sabe o padrão para tamanho dos arquivos MEMOS pois, uso o BroPlus para manutenção dos dados e la fala em tamanho em bytes dos campos MEMO em 72bytes.
Lá já se vão mais de 5 anos que uso o xHarbour, e todos os arquivos DBF foram herdados do Clipper, e nunca tive qualquer dificuldade com eles.
E para manutenção ainda uso, em alguns casos, o dBase IV para criar os arquivos DBF.
Também adaptei o DBU para trabalhar com índices CDX, e depois compilei com o xHarbour, que também funciona muito bem, exatamente como o colega Leonardo falou.
Agora, um item importante: Eu não uso campos MEMO, nem com reza braba. Segundo os grandes mestres deste Fórum, eles são fontes de muitos problemas.
Hasse
CP200 / CP500 / Basic / dBase III / dBase IV / Clipper Summer / RTlink / Exospace.
Clipper 5.3b / Blinker 7.0 / CDX com TAG
xHarbour 1.2.1-6604 / Borland C++ (5.5.1) 32 bit / HBmake.
Harbour 3.2.0dev (r1412121623) / MINGW / HBM2 / MiniGui HMG 3.1.4 / IDE (Roberto Lopez). "Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas, quando tocares uma alma humana, seja apenas outra alma humana." (C.G.Jung)